Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Seresta Cultural apresenta Paulinho do Posto


 Seresta Cultural apresenta Paulinho do Posto - Gente de Opinião
Seresta Cultural apresenta Paulinho do Posto

O Projeto Seresta que acontece toda quinta feira no Mercado Cultural, vai receber na noite de hoje 07, o cantor Paulo Reis popularmente conhecido como Paulinho do Posto. Paulinho se apresentou na noite de Porto Velho como cantor por mais de vinte anos, foi crooner da Banda “Máquina do Som”. “Um dia sai com o Telêmaco (baterista), pra tocar na boate Cambuquira e ele começou a meter coisas na minha cabeça, que me fez passar mais de vinte anos cantando na noite”, conta Paulinho. Boêmio nato além de escritor (já publicou dois livros: Siripiti e O Boto), Paulinho até bem pouco tempo mantinha uma lanchonete na área do Posto São Paulo de sua propriedade cujo principal objetivo, era reunir os amigos nas tardes de sábado, para cantar as músicas conhecidas como “dor de cotovelo”, acompanhado pelos músicos, Armandinho da Guitarra e Chiquinho do Acordeom. Hoje no Mercado Cultural, Paulinho promete um repertório onde além das músicas de seresta, contará com interpretações das composições do Tim Maia, Benito de Paula e outros grandes cantores brasileiros.

A Seresta Cultural começa as 20h00 com a participação dos músicos, Telêmaco (bateria), Ronald Vasconcelos (guitarra), Tonhão (violão), Silvio e Heitor (percussão e Alkbal Sodré (teclados). “Apesar do nome, nosso Projeto está aberto para receber cantores de todos os ritmos”, disse o coordenador Heitor Almeida.


O Festcineamazônia 11 anos começou na noite da última terça feira 05, com o teatro Banzeiros literalmente lotado. A mestre de Cerimônia Cristina Lagos convidou a subir ao palco os produtores do evento Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, como escreveu a assessoria de imprensa do festival, “A noite de abertura teve todos os ingredientes pra ficar na memória”

********

Principalmente pela exibição do documentário “DAMOCRACY” um filme que pela primeira vez relaciona dois grandes desastres humanitários e ambientais em andamento, perpetrados por governos de dois países: no Brasil a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA) e na Turquia a hidrelétrica de Llisu, no rio Tigre. Dirigido pelo premiado documentarista canadense Todd Southgate e narrado pela atriz Letícia Sabatella.

********

Sugiro aos amigos Jurandir e Fernanda e a equipe do Festcineamazônia que continue exibindo o documentário “Damocracy” todos os dias em todas as aberturas, ou seja, à tarde e a noite e se possível, também exibir nas demais programações como: Cinema no Terreiro, na Escola. No Samba etc.

********

É preciso desmascarar os que fazem apologia positiva a construção de hidrelétricas nos principais rios do mundo. Vamos mostrar o quanto esses empreendimentos são prejudiciais ao meio ambiente, ao social, e principalmente à saúde do povo.

*********

Por nossos governantes verem apenas os cifrões, hoje a população ribeirinha das margens do rio Madeira que vive entre a Vila de Jirau a Calama, sofre com as barragens das usinas de Santo Antonio e Jirau.

********

Os entendidos no assunto barragem, dizem que o problema das ANDORINHAS que estão sujando o centro histórico de Porto Velho, tem a ver com a construção das Usinas do Madeira.

********

A respeito disso o Dr. Paulinho Rodrigues o multimídia enviou o seguinte e-mail:

*******

Meu nobre escriba José Katraca. Apesar de silente, acompanho os movimentos, sejam culturais, os “meia boca” e as revoadas. Primeiro, o sistema de áudio instalado na confluência das ruas Joaquim Nabuco com a 7 de Setembro, imita o som de falconiformes do gênero Áquila e não de patos (aves anatídeas). Patos sim, são prestadores de serviços que trabalham com dignidade e são “engabelados”. 

********
 

Quanto as andorinhas (aves hirundinídeas), em seu anual e migratório deslocamento pelos continentes (outrora em número bem inferior ao de agora), ocupavam (minguadamente) as árvores em frente ao Mercado Municipal. Com o advento do projeto BARRAJEIRO, as fendas, grutas e cavernas que serviam de dormitório, então encravadas na Cachoeira de Santo Antônio, desapareceram, aniquilando o habitat natural desses passariformes.

*********

Tal “merda” como escrevestes, é mais um dos “ECOS DO MADEIRA”. O ônus, herança mais do que fedorenta e maldita, fica para nós limparmos... (Abs. Paulinho Rodrigues).

********

Pois é meu amigo Paulinho. É por isso que estamos sugerindo a produção do Festcineamazônia que exiba todos os dias e em todos os locais que o Festival esteja acontecendo o documentário “Damocracy”. Se você não assistiu procura assistir pra saber sobre o que estão fazendo com os nossos rios e em consequência com a população que depende deles.

********

Agora, legal mesmo na abertura do Festcineamazonia 2013, foi o inicio da apresentação da cantora Simone Guimarães. Ela me levou para a década de sessenta ao SOLAR uma música de Dilermando Reis. Poucos que estavam no teatro Banzeiros na noite de terça feira conhecem a Valsa muito bem Solada pela Simone. Aquilo ali valeu por tudo dos últimos tempos. Valeu Jurandi e Fernanda!


Cinema e Samba na escola Asfaltão

Nesta quinta-feira 07 em parceria firmada com o Festcineamazônia, será realizada a segunda edição do Cinema e Samba, desta vez em homenagem ao poeta Noel Rosa. Esta atividade acontecerá na histórica e tradicional casa Taba do Cacique, localizada na Pinheiro Machado com Mal. Deodoro, a partir das 20h00.

A programação compreende a exibição do filme Noel o Poeta da Vila, de Ricardo Van Steen, com Paulo Cesar Pereio e Camila Pitanga. Logo em seguida o Grupo “Só Bambas” assume a festa, iniciando com um repertório especial com as composições deste grande poeta, seguido de muito samba de raiz de outros compositores brasileiros.

Escolha do Samba de Enredo

Nossa amada cidade, em que missões e trilhos impulsionaram o crescimento e o progresso. Onde a pureza, a simplicidade da riqueza da cultura cabocla e beiradeira permanecem, apesar dos impactos sociais e ambientais ocasionados por este repentino processo de transformação e que caminha em rápidos passos para o seu centenário, se manteve como uma casa acolhedora que abraça com carinho e amor. É por este chão, de tanta história e tanto “calor” que, no carnaval de 2014, a Escola de Samba Asfaltão terá o tema Porto Velho, Teu “Valor” Cultural é a Riqueza e o Brilho do Meu Carnaval.

A Família Asfaltão, poderá acompanhar de perto a escolha do samba de enredo da agremiação. Estão confirmados 7 sambas, todos criados pelos inspirados (as) componentes da Ala de Compositores da escola, a partir do tema que exalta a história e os valores culturais da cidade e principalmente das pessoas.

Nomes fortes e grandes compositores participarão deste processo de escolha do samba. São eles: Trio de Ouro, (Bainha, Oscar Knightz e Zé Baixinho); as duplas Waldison Pinheiro e Mávilo Melo; Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco; Anderson Machado e Eduardo Tavernard; Rudney Prado; o Grupo Fina Batucada (Danilo Cardoso, Eduardo Dias, Alan Junior e Lamisson Thobá); Pastoras do Asfaltão (Silvia, Vanilce, Wilma, Léia e Cristina).

Então, o samba que embalará este grande teatro a céu aberto será conhecido neste próximo sábado, dia 09 a partir das 16h00, na sede social do SINDSEF. A animação será também por conta do Grupo Só Bambas que tem em seu repertório muito samba de raiz.

“Temos uma agenda rica para esta semana e aguardamos a visita dos amantes da cultura popular e do samba. No cinema e samba poderão conhecer a forte influência de Noel Rosa na história do samba. Já na Escolha do samba, a partir das lindas composições que lá serão apresentadas, será possível conhecer parte de nossa história, de nossos valores e de nossas riquezas”, assim disse o Presidente da Agremiação, Reginaldo Makumbinha.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)