Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Seresta Cultural volta a ser apresentada no Mercado



O Projeto Seresta Cultural volta a ser apresentada na noite desta quinta feira 08, no Mercado Cultural de Porto Velho. O produtor cultural Heitor Almeida idealizador e realizado do Projeto, informa que na noite desta quinta feira a partir das 20h00 os amantes da música romântica, encontrarão no Mercado Cultural o que há de melhor em se tratando de música e músicos na primeiraSeresta Cultural volta a ser apresentada no Mercado - Gente de Opinião Seresta do ano de 2015. “Paramos por alguns dias em virtude das festas de final de ano Natal e Ano Novo que caíram justamente numa quinta feira”, lembra Heitor acrescentando que o encerramento das atividades do Projeto no ano de 2014 contou com o show de despedida do baterista Vovô que contou com o apoio da Funcultural do município de Porto Velho. “Nesta quinta o presidente Marcos Nobre Jr. da Funcultural autorizou o departamento de eventos da Funcultural para prestar todo o apoio necessário para que a reabertura do Projeto seja coberto de sucesso.

A banda base do Projeto Seresta Cultural é formada pelos músicos Telêmaco (bateria), Tonhão (violão e voz), Ronald Vasconcelos (guitarra) e Beneamine (contrabaixo). Vários cantores solicitaram espaço para cantar na noite desta quinta feira, entre lês Arthur Quintela. Silvio, Priscila e tantos outros. “Vale salientar que apesar do nome do Projeto ser Seresta Cultural não só as músicas dor de cotovelo têm vez, todo e qualquer ritmo e seus segmentos podem ser apresentados”, finalizou Heitor.


Lenha na Fogueira

A competência dos nossos carnavalescos é impressionante, pois conseguem montar uma escola de samba com menos de “UM MÊS". Isso sem contar que as escolas de samba ainda não têm um centavo para darem início à montagem de sues enredos, é muita competência. Quem enviou essa pérola foi o leitor Chico Macedo.

Gente de Opinião

********

Ele não ta errado não! Na verdade, nossos carnavalescos têm espaço em qualquer escola de samba do Brasil inclusive nas do Rio de Janeiro. Vale salientar que o Carnavalesco André Cesário que até o carnaval passado fez o carnaval da escola de samba Beija Flor deu seus primeiros passos no ramo, aqui em Porto Velho.

********

Apesar de ser carioca e residir no Rio de Janeiro, foi aqui em Porto Velho que ele tomou coragem e passou a tirar os enredos do papel. André foi um dos idelizadores do atual estilo de desfilar do Bloco Galo da Meia Noite.

*******

Daqui foi direto pra Portela, depois Grande Rio e agora Beija Flor. Na escola do Laila e do Neguinho da Beija Flor há alguns anos faz parte da Comissão de Carnaval.

********

Outro artistas que saiu daqui e se destacou nas escola do Rio de Janeiro foi o amigo Gilberto Silva que aprendeu com o André e logo foi contratado pela Portela. Hoje o Gilberto já não quer mais saber de barracão de escola de samba, mas, passa o carnaval no Rio de Janeiro aplaudindo e desfilando pela sua Portela.

*******

O Ismael Barreto que é o atual ban ban ban das alegorias das escolas de samba de Porto Velho, foi aluno do grande Mestre Jair Mendes de Parintins e se destacou tanto, que foi convidado pelo seu Mestre a trabalhar no Boi Garantido de Parintins de onde voltou mais que formado, voltou especializado. Hoje se dedica a criar cenários para peças de teatro e quando chega o carnaval é o responsável pelas alegorias da escola de samba Asfaltão.

********

Por isso concordamos com o Chico Macedo quando ele diz que nossos carnavalesco são super competentes.

********

Em certo carnaval, o saudoso Edson Fróes montou as alegorias e adereços da escola de samba Pobres do Caiari em menos de 15 dias. Isso foi no carnaval de 1983 quando o presidente da escola reuniu sua diretoria para anunciar que a agremiação não tinha dinheiro para montar o enredo “A Amazônia de Orellana a Cousteau”. Resultado:

********

Seresta Cultural volta a ser apresentada no Mercado - Gente de OpiniãoHiran Brito Mendes (foto/direita) “o Baluarte” foi a TV Rondônia e anunciou no Jornal de Rondônia que a escola não iria desfilar naquele carnaval. Quando deu 20h00, a praça das Caixas D’água estava repleta de brincantes, diretores e Seresta Cultural volta a ser apresentada no Mercado - Gente de Opiniãosimpatizantes que tomaram a seguinte decisão: “Vamos mudar o enredo e colocar a escola na rua”. Convocaram o Flávio Daniel (foto/esquerda), Zé Carlos Lobo e o Jader para criar o novo tema e eles criaram “Das Loucuras da Vida, a Ilusão do Carnaval”, a diretoria naquele momento, responsabilizou a dupla Silvio Santos e Babá para compor o samba enredo que foi feito no balcão do Chaveiro do Manelão em menos de meia hora.

********

O artesão Edson Fróes se responsabilizou pelas alegorias (três carros alegóricos) o principal com um enorme palhaço que foi confeccionado, dentro do prédio onde hoje funciona o Sated, ali em frente ao Ferroviário e o resultado foi que em menos de 15 dias, estava tudo pronto e a escola foi campeã no carnaval de 1983.

*********

Ontem pela manhã a diretoria da Fesec esteve reunida com o presidente da Funcultural Marcos Nobre e ficou sabendo que a prefeitura vai apoiar financeiramente os desfiles das escolas de samba no carnaval deste ano.

********

O subsídio está previsto para ser repassado à Fesec até o dia 20. Vai dar tempo sim Oscar!


Banda Vai Quem Quer abre venda de camisetas 2015

Seresta Cultural volta a ser apresentada no Mercado - Gente de Opinião

No próximo mês, dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval, a Banda do Vai Quem Quer desfila pelas principais avenidas do Centro da Capital de Rondônia, Porto Velho, pelo 35º ano. Por conta disso, a presidente da BVQQ, Siça Andrade, junto com toda a sua equipe já intensifica os preparativos para que tudo saia organizado, no desfile do maior bloco de Carnaval de Rua da região Norte. “Desde o início desta primeira semana de janeiro abrimos a sede da Banda, onde já realizamos diversas reuniões com autoridades, como a Fundação Cultural do Município, equipe de segurança e ainda a musical, para o lançamento do tema da Banda do Vai Quem Quer deste ano”, destacou Siça.

A sede da BVQQ funciona no Centro de Porto Velho, na Avenida Joaquim Nabuco nº 2368, entre as avenidas Carlos Gomes e Dom Pedro II, bem ao lado da Loja Eletro Seixas. Na sede cultural além dos assuntos administrativos, também existe o memorial com toda a história da Banda e de seu fundador, Manoel Mendonça, o Manelão, morto em fevereiro de 2011. O local está funcionando em horário comercial e aberto a visitação do público. “É uma forma de mantermos a cultura e a tradição do mais antigo bloco de Carnaval de rua da nossa região, como também da história do fundador”, lembra Siça Andrade, filha de Manelão.

Tema e camisas

O tema da Vai Quem Quer deste ano já esta pronto. O lançamento oficial à imprensa acontecerá nos próximos dias. As camisas que dão acesso ao cordão de isolamento também já foram confeccionadas. O folião já pode adquirir sua camiseta na sede da Banda ao preço de R$ 40. “Logo apos o coquetel de lançamento, vamos promover a entrega das camisetas aos foliões”. Atualmente a venda está restrita a sede da rua Joaquim Nabuco após o coquetel, estarão também na Loja Real e em todas as lojas Capri Bijuterias. Maiores informações: Cel e Wats- (69) 9241- 4511/9223-0937




 

Seresta Cultural volta a ser apresentada no Mercado - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)