Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sesc Amazônia das Artes traz novidades


A programação inicia com uma oficina de Esculturas e Objetos – O metal como elemento e suporte na construção, no Campus da Unir, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Será ministrada pelo pintor e desenhista, Benedito Nunes de Cuiabá, que irá trabalhar utilização de materiais reciclados na produção de arte, tendo como base elementos domésticos (embalagens de alimentos e latas, entre outros).Gente de Opinião

A abertura oficial do Sesc Amazônia das Artes acontece no dia 9, às 19h, no Teatro 1 do Sesc Esplanada, com apresentação da exposição “Orifício” que retrata o cotidiano contemporâneo, dando sequência a programação a apresentação do cantor tocantinense, Dorivan Borges com show “Passarim do Jalapão”, com um repertório que mescla ritmos, letras e melodias, com releituras de produções do estado de Tocantins.

O Sesc Amazônia das Artes traz novidades em 2015, será desenvolvido um intercâmbio entre dois grupos artistas do teatro Santa Casa de Roraima e Lete de Rondônia, onde ambos estarão analisando a linguagem literária de cada grupo. Ao final do evento, no dia 20 de maio, um bate papo para troca de experiências.

O projeto promove a circulação e o intercâmbio de espetáculos e exposições dos estados que compõem a Amazônia Legal.



Lenha na Fogueira

Com tantas loas ao patrono do nosso estado Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, não poderíamos deixar de chamar a atenção dos nossos leitores, para o desabafo do professor Marco Antônio Domingues Teixeira considerado um dos maiores estudiosos da história de Rondônia, postado nas redes sociais.

********

Bem que poderia apenas compartilhar o artigo do professor Marco Teixeira, porém esse compartilhamento chegaria apenas às pessoas que me tem como amiga em suas redes. Por isso, resolvi mesmo sem a autorização do professor, publicar seu artigo nesta coluna, assim muitos ficarão sabendo que nem só de festa vive a figura de Rondon. Acompanhe na integra o que o HISTORIADOR Marco Antônio Domingues Teixeira escreveu sobre nosso patrimônio histórico:

********


TOTAL ABANDONO

*******

Estive hoje na Praça Marechal Rondon, a mais antiga das praças urbanas de Porto Velho/RO, datada de 1939. Como no restante da cidade o que vi causa perplexidade e revolta. A praça está um lixo só. Suja, sem iluminação, emporcalhada com pichações e vandalismos à única imagem que homenageia o Marechal Rondon (que deve sentir-se aviltado diante de tanto descaso) em nossa cidade. 

********
O busto de Rondon encontra-se pichado, com um dos olhos tapados com goma de mascar e outras substâncias, com uma peça de ferro em sua cabeça, como se fosse os braços de uma balança. A sujeira não tem fim, o vandalismo também não. Mas ressalte-se: Essa escala de descaso, pichação e abandono começam e têm seu maior agente nos gestores públicos que não dão a mínima para nada nessa capital.

*********

A praça está totalmente tomada por barracas improvisadas de comerciantes camelôs, que precisam de um espaço digno, central e salubre, deixando a praça a seu destino original: ser um espaço público de lazer, encontros e convivência social.

******** 
É de se admirar que, em frente ao TJ do Estado de Rondônia e na praça mais antiga de nossa cidade, sempre mal tratada, mas nunca tão desleixada como agora, não se possa nem andar com segurança.

********

O crime é praticado de dia e de noite nesse ambiente: assaltos, drogas usadas de forma indiscriminada, pichações, pessoas usando o espelho como latrina ou, pior ainda, para banho. 

********
Cabe, como sempre, uma severa crítica à (INDI)gestão do atual prefeito, que parece não conseguir manter nem limpeza, nem segurança e nem preservação do patrimônio público seja ele histórico, ambiental, natural ou de convivência social ou o que for.

*********

A cidade parece, cada vez mais. o equivalente a uma grande lixeira com sua ratazana mor (des)adiministrando tudo ao redor. 

********
Ademais vemos o velho cine Resky com sua NOVA fachada eclesiástica, "combinando" com tudo ao redor. 

*********
Salvem a praça desse monstruoso abandono. (Escreveu Marco Antônio Domingues Teixeira).

*********

O professor está mais que certo, pois, os entes governamentais se esforçaram para montar uma das mais belas exposições sobre o nosso Bandeirante Marechal Rondon e esqueceram-se de lhe prestar a verdadeira homenagem que era anunciar uma ação, referente à revitalização da Praça Marechal Rondon que hoje como diz o professor Teixeira está entregue às baratas.

********

Já era tempo da Semdestur ter arrumado outro local para colocar os camelôs que está amontoados na Praça Marechal Rondon desde o ano passado.

********

É lamentável o descaso das nossas autoridades para com nossos patrimônios. Assim como a Praça Rondon a Jonathas Pedrosa ta do mesmo jeito, a Madeira Mamoré também e por aí vai o descaso.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)