Quinta-feira, 4 de junho de 2015 - 05h04
O Festival “Amazônia Encena na Rua”, que vai acontecer no mês de julho em Porto Velho, teve a lista dos espetáculos selecionados para as apresentações, que durante uma semana (22 a 26 de julho), serão apresentados na praça das Três Caixas D’água com intervenções na rua Sete de Setembro (centro) e Jatuarana (Zona Sul).
Foram quase cem espetáculos inscritos, o que demonstra a vivacidade da produção teatral de rua brasileira. No projeto há participantes de cinco regiões do Brasil com produções que atendiam todo o aspecto estético do teatro, do mais popular, ao circense, político, bem como de caráter intervencionista ou performático. Durante o Encena na Rua também será possível observar espetáculos na modalidade de bonecos, tradicionais entre outros. “Toda essa diversidade, apesar dos limites, permitiu, por meio das escolhas, a possibilidade de se criar uma programação diversificada e bem brasileira, isto é, uma espécie de painel do teatro de rua brasileiro nos dias de hoje”. Explica Chicão Santos, curador. “No entanto, uma observação e uma preocupação fazem-se necessárias. Ficou nítida a pouca produção teatral de toda região Norte. Apesar de cobrir mais da metade do território brasileiro, a julgar pela quantidade de inscrições, ainda se produz pouco teatro de rua no Norte do País. Cabe ressaltar que uma preocupação do festival é a integração amazônica, isto é, que os produtores se encontrem e discutam seus trabalhos. No entanto, há muito que caminhar nesse aspecto”. Fala Fabiano Tertuliano, Coordenador de Cultura do Sesc.
“Outros aspectos discutidos foram: o baixo investimento no fomento ao teatro na região e em especial em Porto Velho. Lá se vão 8 anos de festival e não existe um programa efetivo de política pública para o teatro, não há estímulo aos grupos locais para ampliar a produção de espetáculos de rua. Consideramos que o Festival precisa ser provocador da cena e ser um momento de reflexão sobre o seu público, o próprio teatro e a cidade”. Fala Chicão Santos.
Grupos Selecionados
1 - Espetáculo: O Uirapuru - Grande Cia Brasileira de Mystérios e Novidades/Rio de Janeiro / RJ.
2 - Espetáculo: “O Caboclo Zé Vigia” - Grupo: Tirana Cia de Teatro/Belo Horizonte/MG.
3 - Espetáculo: Parô! Palhaçada - Espetáculo: Chapeuzinho Vermelhô? - Grupo: Os Proficcionais/Ribeirão Preto/SP.
4 - Espetáculo: O Casamento de Tabarim - Espetáculo: O circo sem teto da lona furada dos bufões - Grupo: Dona Zefinha/Itapipoca – CE.
5 - Espetáculo: Exemplos de Bastião-Grupo: Mamulengo Sem Fronteiras/Taguatinga / DF.
6 - Espetáculo: Números - Grupo: Cia. Os Palhaços de Rua Cidade/Londrina – PR.
7 - Espetáculo: Às Mulheres de Molière (Espetáculo Convidado) - Grupo: Companhia Visse e Versa de Ação Cênica/Rio Branco / AC
8 - Espetáculo: Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança. (Espetáculo Convidado) - Grupo: Teatro Que Roda - Goiânia/GO.
9 - Espetáculo: Circo de Horrores e Maravilhas (Espetáculo Convidado). Grupo: Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais/Porto Alegre/RS
10 - Espetáculo: Carcaça-Grupo: Strondum/Uberlândia/MG.
Lenha na Fogueira
Se o Zé Simão morasse em Rondônia, sua coluna com certeza, teria mais noticias hilárias, das que já são publicadas. Aqui a piada realmente já nasce pronta. Não precisa nem de retoque.
*********
Em Rondônia o prefeito é um padre que se considera super “Franco” enquanto o outro da o “Tom”. O deputado como já não bastasse, além de “Folador” diz que “Ta na Bença”. O vereador vive ameaçando com sua “Bengala” fazer a maior zuada batendo “Lata” e assim vai
*********
Agora mesmo, a polícia deflagrou a Operação Cerberus cujo objetivo foi desarticular uma quadrilha que vinha desviando recursos públicos. Segundo consta da matéria distribuída, um dos acusados de desvio de dinheiro público, tem como sobrenome “Cherque” basta tirar o “R” que fica tudo acomodado. Rondônia o estado da piada pronta diria Zé Simão!
*********
Olha essa outra. Uma funerária está oferecendo seus serviços por apenas R$ 38,00 mensais e veja o que a pessoa que comprar o pacote vai levar:
*********
38,00 mensal e terás a torcida para que viva mais de cem anos, boa sorte você é mais importante vivo para nós. Titular, esposa ou companheira do titular, mãe e pai do titular, filhos menores de 24 anos.
**********
Para sogro, sogra, filhos maiores de 24 anos, netos, sobrinhos, irmãos solteiros, paga-se 7,20 por cada um dependente a prestação de serviço é completa.
*********
E tem mais: Depois que o medico atestou a morte e já de posse da declaração de óbito é somente ligar e chamar que estaremos na mesma hora independente de sábado, domingo, feriado, dia e noite.
********
Ta interessado amigo? Liga La!
********
É mesmo não ter o que fazer! Apesar do feriado não estou vislumbrando nenhum programa cultural no dia de hoje.
********
Opa! Tem as apresentações folclóricas no Arraial Flor de Cacto que começam sempre a partir das 21h00.
********
O Flor de Cacto está montado no Campo 1° de Maio no bairro Caladinho Zona Sul de Porto Velho. La a festança é das melhores. Tem quadrilha e boi bumbá, milho assado e aluá. Tem rainha caipira e cunhã poranga, galinha picante e pipoca.
********
No feriado de hoje o forró vai rolar até o amanhecer de sexta, já que sexta também não tem trabalho, pelo menos nos órgão públicos.
********
Enquanto isso, amanhã dia 5, é o dia do Meio Ambiente e a secretaria do Edjales está com vasta programação alusiva à data.
********
O Carlos Levy e sua escudeira Golda Barros estão de parabéns pelo sucesso que foi a 6ª edição do Festival Curta Amazônia. O Teatro Guaporé e o auditório do IFRO estiveram abarrotados de gente durante os três dias de exibição e era de manhã, a tarde e a noite. Haja Tupy. A Maria da Chave deve ta se acabando em mijo, de tanto beber refrigerante.
********
Quem também ficou muito feliz com o Festival foi o General Costa Neves da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. A exposição sobre comunicação do Exercito superou as expectativas do General.
********
Enquanto isso, Jurandir e o FestcineAmazônia continuam pelos distritos de Porto Velho passando filme para o povo dessas localidades.
********
Como nem tudo são flores. Faço uma pausa para lamentar a morte do Pai do nosso querido amigo Waldir Costa o Barba, hoje Diretor de Comunicação da Assembléia Legislativa de Rondônia – ALE.
********
Seu Jurandir Costa faleceu aos 87 anos de idade, na última terça feira (2) em Londrina-PR, de falência dupla de órgãos. Ao amigo Waldir Costa um dos fundadores do Diário da Amazônia e amigo de todas as horas, nossas condolências.
********
Agora vou me preparara para curtir as apresentações dos grupos folclóricos no Arraial Flor de Cacto!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando