Terça-feira, 27 de agosto de 2019 - 06h00
A programação cultural deste final de semana tem como principal atração à homenagem que a escola de samba Acadêmicos da Zona Leste em parceria com a Funcultural de Porto Velho vai fazer ao compositor Ernesto Melo.
**********
Biografando o Samba vai reunir os melhores cantores de samba de Porto Velho no Mercado Cultural dentro de mais um “Tributo ao Menestrel”.
*********
Sábado passado aconteceu o primeiro ensaio visando o show que vai marcar a homenagem ao Poeta da Cidade.
**********
A turma se reuniu no Espaço do Paulinho Santana mandou ver no repertório baseado na obra do Ernesto Melo, por estiveram o João Carteiro, Hudson Mamedes, Beto Cezar, Sandro Andrade, Karatê, Chiquinho, Bola e muitos outros.
**********
O ensaio geral vai acontecer na próxima quinta feira e aí sim com a presença de todos que se propor a participar da homenagem.
**********
Do show também vai partir o grande compositor carioca Moacyr Luz que vem direto do Samba do Trabalhador projeto apresentado por ele no Rio de Janeiro.
**********
O bacana é que Moacyr não quis marcar sua passagem de volta ao Rio. Disse o compositor de grandes sucessos, que pretende ficar por aqui por alguns dias. Esse por aqui quer dizer entre as cidades de Manaus e Rio Branco no Acre.
*********
Só que vai ficar com sua base em Porto Velho os empresários interessados, deve entrar em contato com a direção da Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste e marcar a data do show.
**********
Por falar em show de samba, sábado passado quem marcou presença aqui por essas bandas foi o cantor “Paramanauara”, Uendel Pìnheiro que se apresentou em Humaitá e levou muitos portovelhenses a cidade do Sul do Amazonas.
**********
Apesar de ser sambista/pagodeiro Uendel Pinheiro tem uma legião de fãs no movimento Boi Bumbá uma vez que gravou algumas toadas dos bois Caprichoso e Garantido de Parintins em ritmo de samba. Tanto que o pessoal do samba em Porto Velho em sua maioria não conhece nenhum samba do cantor que mora em Manaus.
***********
Uma coisa posso garantir o CD do Uendel é muito bom, ela canta em ritmo de samba canções de Wanderlei Andrade, Alceu Valença e muitos outros compositores de sucesso.
*********
Domingo ele participou do aniversário do empresário conhecido como Claudinho responsável pelo show do Uendel em Humaitá. A festa começou na residência do Claudinho e terminou na sede da Associação dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Rondônia - AAFRON e o melhor é foi na base do 0800. Apesar de não ter sido divulgado a turma marcou presença.
*********
O que está na pauta de setembro é a realização do Festival da Praia de Calderita.
**********
Este festival é o verdadeiro, pois, será coordenado pela prefeitura de Porto Velho via Funcultural e vai contar com disputas de vôlei de praia e muita atração musical em todos os ritmos.
**********
O Calderita oficial vai acontecer nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Se eu fosse você correria para reservar o espaço para montar a barraca de camping.
*********
Nesta terça feira às 10 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Porto Velho no prédio do Relógio o prefeito Hildon Chaves empossa oficialmente os membros do Conselho Municipal de Politicas Culturais.
**********
!12 Conselheiros titulares da sociedade civil mais outro tanto representando o poder público, tomarão posse na manhã desta terça feira.
**********
Depois disso, é botar o pé na estrada da cultura e fazer a coisa acontecer. A principal luta é fazer funcionar a todo vapor o |Fundo Municipal de Cultura. Vamos prestigiar cambada das Setoriais de Cultura.
**********
E vem aí a inauguração do Teatro de Ariquemes uma obra do governo do estado que está nos finalmente. Será administrado pela Seduc através da FUNCER que até hoje aguarda a nomeação do seu presidente.
DISPUTA
Competição no Comunidade no Sertão
Adiada em virtude de temporal
As apresentações pela competição entre os grupos de quadrilhas juninas, que começaram sábado passado dia 24, no Arraial Comunidade no Sertão em virtude da forte chuva que caiu sobre Porto Velho Domingo foi suspensa.
A coordenação do evento postou nas redes sociais na noite de domingo dia 25, aviso adiando a apresentação da junina Matutos do Socialista marcada para aquela noite, mas manteve a ordem da apresentação dos demais grupos ou seja, a Junia Mocidade Junina dançou na noite de ontem com a avaliação do corpo de jurados. Entre as quadrilhas que estarão se apresentando durante esta semana, brigando pela premiação no valor de R$ 1.5 MIL para o primeiro colocado, estão as melhores classificadas na 38ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá como Girassol das Três Marias e Juabp, Matutos do Socialista, Rosas de Ouro, Tradição e Flor da Primavera.
Apenas o grupo Matutos do Guaporé se apresentou dentro da programação original, que marcou o inicio da competição para sábado dia 24, a Matutos do Socialista que se apresentaria domingo 25, agora espera nova data e deve se apresentar se tudo correr como quer a coordenação, na noite desta terça feira 27, antes da junina Rosas de Ouro. Marcada para iniciar às 23 horas.
O Arraial Comunidade no Sertão está montado no Campo de Futebol do bairro Esperança da Comunidade. A festa mantem barracas com vendas de comida típicas, parque de diversão para a gurizada e show com bandas de forró todas as noites. A entrada é franca.
Sesc Encontro de Corais acontece sexta e sábado
Da Ars Antigua à Ars Nova, do Cantochão à Ópera, do Lied às canções populares, a música vocal demonstra a sua beleza e força, permeando toda a história da evolução das artes.
Sabendo da grande importância da música vocal, o Sesc Encontro de Corais, levará ao público um recorte do cancioneiro Popular brasileiro arranjado para Coro de vozes. Neste encontro teremos a participação de sete grupos corais da capital do Estado, sendo eles: Coral Laio; Vocal Gileade; Coral Canto Livre; Grupo Vocal Cantadô; Canto na Unir; Coral Sol Maior; e, Vozes do Madeira.
Para as ações formativas teremos desenvolvimento de experimentações no dia 30 e oficinas, com os temas: começando um Coral (com a regente Sabrynne Sena), e Práticas e saberes do canto (com Professora Ezenice Bezerra).
PROGRAMAÇÃO
Dia 30
Desenvolvimento de experimentações
Conjunto de ações que visa desenvolver artistas, fornecendo condições para experiências e criações inovadoras.
Caracteriza-se como oportunidade para troca de experiências, vivências, pesquisa de linguagens e conteúdos para o desenvolvimento individual, coletivo e livre criação, além de ensaios.
No desenvolvimento de experimentação, faremos uma troca de saberes entre os coralistas e os regentes, além de aprofundar a importância do Canto Coral para a Cidade de Porto Velho meio da exposição voluntária da ação de cada grupo coral. E Também faremos o ensaio geral da música Terreiros do compositor Rondoniense Francisco Lazaro, Laio.
Horário: 17:00 às 19:00
Mediador: Adson Nascimento
Roteiro das apresentações dia 30
20h – Abertura
20h05 – Coral Laio
20h20 – Vocal Gileade
20h45 – Coral Canto Livre
21h05 – Grupo Vocal Cantadô
21h40 – Terreiros – Francisco Lazaro – Laio (Todos os corais)
22h00 – encerramento
Dia 31
Oficina: Começando um Coral
Oficineiro: Regente Sabrynne Sena
Horário: 9h00 – 13h00
Local: Teatro 1 do Sesc Esplanada
Informações sobre a oficina
Para construir um coro de vozes, é necessário ter o conhecimento de vários conteúdos como respiração, saúde vocal, postura corporal, organização e escuta, tempo de ensaio, repertório e apresentação, etc. A oficina visa abordar estes conteúdos de forma clara e objetiva, trazendo luz ao campo da música Coral.
Sabrynne Sena é natural de Teresina- PI.
Graduada em Educação Musical e Artes
Visuais, ambas pela UNIVERSIDADE
FEDERAL DE GOIÁS. Pós-graduada em
duração Especial Inclusiva, Gestão Cultural,
Direção de Arte, Regência Coral e é técnica em Musicografia Braille. Maestrina premiada, com vasta tuação na cena coral do Estado, assinou várias produções artisticas, rege diversos corais na capital do Estado, dentre eles estão: coral do Ministério Público do Estado de Rondônia; coral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; coral da Energia Sustentável do Brasil .É professora de arte efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia na cidade de Porto Velho -RO, e está chefe do Núcleo de Arte e Cultura escolar –SEDUC.
Dia 31
Oficina: Práticas e saberes do Canto
Oficineiro: Prof. Ezenice Bezerra
Horário: 16h00 – 19h00
Local: Teatro 1 do Sesc Esplanada
Informações sobre a oficina
Esta oficina tem como objetivo preparar o cantor para a performance musical, artística, física e didática, assim como dar indicações de como iniciar um grupo coral, levando em conta a faixa etária, experiência e educação musical.
Ezenice Bezerra é Mestre em Educação Escolar do Mestrado Profissional em Educação Escolar da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Faz parte do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (Grupo EDUCA), do Departamento de Ciência da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Uniron – Porto Velho (2009). É Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística – Música pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2001). Bacharel em Música Sacra pela STBE – Seminário Teológico Batista Equatorial (1995), Belém – PA, onde atuou como coordenadora (2 anos) e professora do Departamento de Música (13 anos) das disciplinas Técnica Vocal, Canto, Regência Coral, Grupo de Sinos, Introdução à Música e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foi professora concursada em Artes, atuando na capital do Estado por 2 anos. Atualmente é professora do Magistério Superior do Departamento de Música – UNIR, ministrando as disciplinas de Técnica Vocal, Canto Coral, Flauta, Estágio Supervisionado, Regência e TCC. Palestrante em eventos de Educação Musical, Técnica Vocal, Canto em Grupo e Canto Coral.
Roteiro das apresentações dia 31
20h00 – Abertura
20h05 – Canto da Unir
20h20 – Vozes do Madeira
20h45 – Coral Sol Maior
21h20 Terreiros – Francisco Lazaro – Laio
Todos os corais)
22h00 encerramento
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando