Quarta-feira, 17 de agosto de 2011 - 05h49
O Projeto Cultural é um projeto que prima pelo resgate e preservação dos nossos sítios e valores históricos - culturais. Não só locais, como do nosso centro histórico, mas também nacionais, como a valorização do próprio samba. O Rio tem a Lapa, Belém tem as Docas, São Paulo tem a Vila Madalena, Salvador tem o Pelourinho e nós temos esse belo sitio a preservar.
Cantamos as nossas canções autorais, as quais falam de nossa história, e desaguamos nos sambas clássicos, mas, “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” bebem também na fonte de um João Nogueira, Elton Medeiros, Cartola, Geraldo Pereira e tantos outros do quilate de Assis Valente, Mário Lago e Nelson Cavaquinho, os quais, se vivo fossem, este ano completariam um século de existência.
Assim, em homenagem a esse grande compositor, o projeto cultural “A Fina Flor do Samba” vem apresentar no Sesc Esplanada o Show “Tributo a Nelson Cavaquinho”.
Ficha técnica
Artista: Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba
DIA: 18/08
HORA: 20h30
LOCAL: Espaço de convivência Sesc Esplanada
Entrada: gratuita
E o Malhadinho foi o grande vencedor do 17º Festival Folclóricos de Guajará Mirim.
***********
Gostaríamos de antes de entrar no mérito das apresentações, pedir licença aos caros leitores, para agradecer algumas pessoas e entidades que contribuíram com nossa equipe em Guajará.
*********
Primeiramente a Secel através do secretário Francisco Leilson Chicão e da Gerente de Cultura Bebel e sua equipe da qual fazemos parte juntamente com o Gino Serrati, Mari, Sueli Rodrigues, Carlinhos Castro, Júnior, Clemilson e Alexandre.
*********
O prefeito de Guajará Mirim Atalíbio e em especial ao secretário de Turismo e Cultura Dayan Saldanha pelo suporte; coordenador geral do Festival Natanael Silva, equipe do Curta Amazônia comandada pelo Levi e Golda, dos locutores Alexandro e Ivan (Mestres Cerimônia).
*********
Dos presidentes dos bumbas Peta pelo Malhadinho e Estelina do Flor do Campo e ainda o Cleiton Lopes do Malhadinho e Ednart e Dayana do Flor do Campo.
*********
O agradecimento especial, vai para o amigo Ariel Argobe que conseguiu junto à direção da UNIR Guajará Mirim que transmitíssemos as matérias para a redação em PVH utilizando a rede Internet da Universidade. Obrigado de coração presidente da Fesec que agora reside na Pérola do Mamoré.
*********
Apesar de termos levado nosso notebook com internet móvel 3G, lá a operação é através do sistema GSM muito lenta no caso do nosso equipamento.
********
Agradecimento especial a fotógrafa Ana Célia Santos pela excelente cobertura fotográfica. Essa é minha! Beijos!
*********
Já os amigos Pita do Hotel Mamoré é simpatia pura, assim como o proprietário do “Restaurante do Periquito”.
*********
Aliás, esses dois pediram que eu postasse o seguinte recado ao pessoal da Eletrobras.
*********
“Todo mundo fez sua parte durante o Festival: Prefeitura, Governo estadual, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e a população.
**********
Só quem falhou foi a Eletrobrás (Ceron). Acontece que na noite de sábado para domingo, parte da cidade de Guajará Mirim ficou as escuras, só voltando a contar com energia a partir das 8h de domingo.
**********
“É preciso que esse pessoal trate com mais carinho a população de Guajará Mirim”, disse o velho Pita com o aval do Periquito.
**********
Bom! E o resultado foi justo ou não foi?
**********
Várias pessoas me fizeram essa pergunta logo após a divulgação oficial do Festival, dando a vitória ao boi Malhadinho.
**********
Foi justo sim!
**********
Aliás, não foi o Malhadinho quem ganhou o Duelo na Fronteira.
**********
Foi o Flor do Campo que deixou de ganhar, por erros grosseiros cometidos na primeira noite. É só ver a planilha com as notas dos jurados.
*********
O Malhadinho apesar dos problemas enfrentados na noite de domingo, não se abateu e foi pra cima com muita empolgação. Mesmo com aquelas alegorias mal confeccionadas e mal acabadas. Porém, alegoria é só um quesito entre os 21 em disputa.
**********
Tanto que a diferença entre o boi da Estelina e do Dr. Luis para o boi do Peta e do Sabazão foi de 2,5 (Dois pontos e meio) = 59,9 do Flor do Campo contra 57,4 do Malhadinho. Nesse quesito o Malhadinho ainda ganhou muita nota, pois as alegorias estavam muito feias e mal acabadas, além de não funcionarem como deveriam.
*********
Como disse, alegoria é apenas um quesito entre os 21 em julgamento.
**********
Basta lembrar que o Flor do Campo ganhou a segunda noite, por pouquíssima diferença, mas, ganhou.
**********
O Malhadinho foi ótimo na primeira noite e foi aí que fez a diferença, saiu com uma vantagem de cinco pontos
*********
Enquanto a vantagem do Flor do Campo na segunda noite foi apenas de 4,3. No geral diferença pro Malhadinho foi de 0,7 décimos.
*********
Se os jurados assim decidiram, não podemos mudar.
*********
O título do Malhadinho foi justo sim. O resto é conversa fiada pra boi dormir!
**********
Ganhou quem manteve a média nas duas apresentações e o Malhadinho manteve e por isso, fez a maior festa com foguetório e fogos de artifícios na noite de segunda para terça feira. Do hotel Mamoré só ouvíamos o “pipoco” e o grito:
**********
É Campeão, é campeão, é campeão!
*********
Parabéns a família azul e branca do boi Malhadinho, Parabéns Cleiton Lopes!
DUELO NA FRONTEIRA
A festa do campeão Malhadinho
O bumbódromo de Guajará Mirim parecia que havia sido todo pintado de azul na tarde/noite de segunda feira 15, tão logo o locutor oficial Ivan anunciou a vitória do boi bumbá Malhadinho por sete décimos de diferença, ou seja, 1.238 pontos contra 1.231 do Flor do Campo. A gritaria de “É campeão ecoou pela cidade já que a galera do grupo comandado pelo Peta saiu em carreata pelas principais avenidas da Pérola do Mamoré.
O evento como um todo, foi o mais bem organizados nesses dezessete anos. Boa sonorização, boa iluminação, boa organização e inteligentes homenagens.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando