Sábado, 23 de novembro de 2013 - 06h50
O Serviço Social da Indústria (Sesi-RO) realizará neste sábado dia 23, A XXIII Mostra de Dança. Mais de 270 alunos matriculados nas modalidades de Ballet (baby, ballet, iniciante, intermediário, e avançado) e Dança de Salão (samba de gafieira, forró, bolero), entre outros ritmos, participarão do evento. A Mostra de Dança contará ainda com a participação da escola convidada Rosangela Dance de Ariquemes e dos alunos de taekwondo com apresentação de uma luta coreografada em dança.
Fundada há 23 anos a Academia de Dança do Sesi-RO é referência formações de profissionais de dança em Porto Velho. Ao mesmo tempo em que estudam, os alunos realizam apresentações em eventos, participam de cursos e oficinas durante o ano inteiro como a Mostra de Dança do Porto Velho Shopping, que este ano contou com a participação de 112 alunos nas modalidades de Ballet (baby ballet, iniciante, intermediário, e avançado) e Dança de Salão.
A cada ano a academia busca inovar em suas apresentações, mas sempre incluindo em seu repertório coreografias clássicas. O evento será no ginásio do Sesi, na avenida Rio de Janeiro, ás 19h. Os ingressos custam R$ 12,00. Estudantes, idosos, colaboradores e estagiários do Sistema Indústria pagam meia. Crianças até 07 não pagam.
O desconto para colaboradores e estagiários será por meio de apresentação de crachá, contracheque ou declaração do RH.
O Ministério da Cultura enviou o seguinte convite à presidente da Funcultural de Porto Velho Jória Lima:
*********
Convidamos Vossa Senhoria para participar da 3ª Conferência Nacional de Cultura, no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2013, na cidade de Brasília – Distrito Federal, na certeza de que sua participação irá contribuir de forma significativa para qualificar o debate na formulação de melhores propostas para a Política Nacional de Cultura.
*********
A solenidade de abertura será realizada no dia 27 de novembro, as 19h30, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.
*********
Na qualidade de convidada especial Jória Lima terá direito a voz, o que quer dizer, que via poder defender ou apresentar propostas.
*********
Aí ela, aproveitando a oportunidade, nos comunica que dentre tantas discussões, vai colocar para apreciação dos delegados representantes de todos os estados brasileiros, a proposta da Criação do Estatuto da Cultura.
*********
“Caro amigo, para conhecimento, estarei em defesa da sua proposta de um Estatuto da Cultura!”, nos comunicou Jória
*********
A idéia da implantação ou criação do Estatuto da Cultura surgiu quando estávamos participando como Delegado do Município de Porto Velho, da 3ª Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu em Cacoal no mês de setembro passado, quando sugerimos que os representantes de Rondônia na Conferência Nacional que vai acontecer entre o dia 27 de novembro e 1° de dezembro em Brasília, colocasse para apreciação a Criação do Estatuto da Cultura.
********
A idéia da criação do Estatuto da Cultura, surgiu de uma conversa que tivemos com o produtor e diretor de teatro Chicão Santos que inclusive vinha conversando comigo sobre essa possibilidade muitos antes da Conferencia Estadual acontecer.
********
O certo foi que a nossa sugestão foi acatada por unanimidade pelos delegados presentes e agora, para nossa alegria. a Jória está nos comunicando que vai defender com unhas e dentes na Conferencia Nacional a Criação do Estatuto da Cultura.
*****
E o que é isso? Assim como existe o Estatuto da Infância e Juventude que diz o que pode e o que não pode ser feito em favor da educação dos nossos jovens etc. & tal, inclusive proibindo ou recomendando que o pai não maltrate seus filhos utilizando meio como a chamada “surra”. Proíbe até a palminha na bunda e da outras providencias, assim deverá acontecer com o Estatuto da Cultura.
*********
Deve pautar em seu conteúdo, o respeito para com a cultura do povo, preservando suas origens e tradições. O governo seja municipal, estadual ou federal deverá obrigatoriamente, fazer constar em seu plano de governo, ações voltadas para preservação cultural do povo de sua cidade, estado e país.
********
Nos orçamentos deverão constar especificamente, os valores que serão investidos, por ano, na realização de ações culturais em todos os segmentos.
*********
O governo se obriga a fiscalizar in loco, todas as ações culturais que por ventura contem com subsídios oficiais, seja de qual instância for do governo.
*********
Constatada pela fiscalização oficial, a ação patrocinada, esta fica isenta de apresentar Prestação de Contas tradicional, ou seja, através de apresentações de Notas Fiscais, recibos e outros meios burocráticos.
********
Em caso da Comissão fiscalizadora, achar que o evento não condiz com a proposta apresentada, o responsável pela sua realização se obriga a reembolsar os cofres públicos com juros e correções, o subsídio recebido.
********
Essa é a idéia que nos passou pela cabeça quando sugerimos a Criação do Estatuto da Cultura.
*********
Com certeza a Jória Lima saberá defender com muita garra e profissionalismo e tenho certeza, conseguirá aprovar a criação por parte do governo federal o Estatuto Nacional da Cultura.
Biblioteca municipal recebe doações de livros
A biblioteca Francisco Meireles recebeu na manhã da última quinta-feira 21, doação de 140 títulos das categorias infantil e infanto- juvenil das Edições Paulinas, por meio da sua livraria Paulinas de Porto Velho. Os livros foram entreguem pelas irmãs Mery Souza, Adélia Abreu e o auxiliar Ranieri Pinheiro ao diretor da biblioteca, Adson Muniz. Dentre os títulos doados constam: “A Aula da Bruxa”, de Ernani Ssó; “A menina que contava”, de Fábio Monteiro; “Os três porquinhos”, de Bia Villela; “O Bom Pastor – Maquete de Material Alternativo”, de Mario Inês Carriato; “Eu queria fazer um verso redondo...”, de Sylvia Manzano; “A lagarta que tinha medo de voar”, de Cleide Vilas e “Coisas horríveis no escuro do quarto”, de Elisa Solom. “As edições paulinas tem o princípio de que nós podemos formar bons cidadãos, ajudar no desenvolvimento intelectual das pessoas por meio da Literatura, e de maneira especial neste ano de 2013, estamos fazendo uma campanha, em todas as nossas 31 livrarias do Brasil nos diversos estados brasileiros. A campanha tem o título de “Edições Paulinas – Doe um livro e faça uma criança feliz”. Essa doação que estamos fazendo neste momento faz parte dessa campanha nacional das Edições Paulinas”, explicou a Irmã Mery Souza.
As Edições Paulinas estão sempre em cooperação e parceria com a biblioteca. Em outros momentos e demais atividades, como o projeto “Livraria na Praça”, por exemplo, a livraria Paulinas está sempre colaborando, “dessa forma, fomos comunicados pela irmã Mery que as Edições Paulinas tinham uma doação de livros a nos fazer. Nós agradecemos essa iniciativa das Paulinas de Porto velho em colaborar com a leitura e assim ajudar no incentivo ao conhecimento dos usuários da biblioteca”, disse o diretor da Francisco Meireles, Adson Muniz.
A biblioteca também recebeu a doação de exemplares do livro “Seis décadas e uma história”, do escritor Emanuel Mirtil Rodrigues de Almeida, que nasceu na cidade de Fortaleza em 1954 e está há seis décadas em Rondônia. Emanuel Mirtil foi responsável pela edição e publicação do jornal, “O Adesguiano”, da Delegacia da ADESG de Rondônia, nos anos de 2005 e 2006. Participou da Coordenação dos Anais do Seminário “Trinta e cinco anos de Colonização da Amazônia – Rondônia”, é colaborador da revista do CREA/RO, além de outros escritos técnicos em sua vida profissional.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando