Domingo, 28 de abril de 2019 - 10h24
Lenha na Fogueira
Hoje é a grande festa da comunidade católica de Porto Velho. A Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, após três anos em reforma e restauração, será inaugurada as 8 horas, com a celebração da missa.
*************
De parabéns o Padre Antônio Fontinele de Melo (Diocesano), que comandou a restauração que será entregue a sociedade porto-velhense na manhã deste domingo.
**********
Apesar de ter tido sua pedra fundamental lançada em 3 de maio de 1917 — presentes o Bispo do Amazonas, Dom João Irineu Joffily, e o Superintendente Municipal, Joaquim Augusto Tanajura — somente em 1927 a catedral teve sua construção definitiva efetivamente iniciada.
**********
Minha tia Nair Andrade Macedo e minha mãe dona Inês de Macedo dos Santos, me contavam que a construção da “Nave” da Catedral, contou com a participação direta dos fiés católicos de Porto Velho.
***********
Segundo minha tia e minha mãe, o material para a construção da igreja vinha em navios, em especial as telhas.
***********
Sempre após as missas de domingo, os fiéis eram convidados a transportar as telhas do Porto do Plano Inclinado até o local da construção na rua D. Pedro II. Alguns levavam carrinho de mão, outros contratavam Carroceiros, porém a maioria, transportava o material na cabeça. Era todo mundo feliz, subindo a ladeira como se fosse uma procissão e todo mundo cantando hinos de louvor.
**********
As pinturas ou telas artísticas em sua maioria são do Padre Ângelo Cerri e do grande Afonso Ligório. Por lá também a Rita Queiroz andou restaurando algumas obras.
**********
Recentemente em parceria com o fotografo Rosinaldo Machado, registramos em fotografia, as obras do Afonso Ligório existentes naCatedral e na igreja Nossa Senhora de Fátima para o acervo da Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur.
**********
A construção por fora, apresenta estilo romano, enquanto que por dentro, apresenta estilo gótico, por isso falamos que, em sua arquitetura, ela é uma mistura. Construída em local selecionado em 1917 pelo próprio arcebispo Joffily.
*********
A primeira missa realizada na Capela Provisória do Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada pelo padre Antônio Carlos Peixoto, na manhã de 10 de novembro de 1926.
*********
Em agosto de 1927, o padre Peixoto, então secretário geral da Prelazia de Porto Velho, delegou poderes a uma comissão formada pelos senhores Prudêncio Bogéa de Sá, como presidente, Francisco Alves Erse, engenheiro da EFMM, e José Centeno, comerciante, para administrar as obras de construção do novo templo.
**********
Já em 26 de setembro de 1927 foi iniciada a abertura das covas dos alicerces da nova catedral. Os trabalhos seguiram com dificuldades, embora contando com o auxílio direto da população e de autoridades laicas. Logo passaram a contar com o apoio incansável do padre João Nicoletti, cujo nome foi atribuído à praça do Paço Municipal.
***********
As telhas para a cobertura chegaram em Porto Velho a 8 de janeiro de 1929, a bordo do navio Madeira-Mamoré. Foram transportadas desde o porto até o local da obra pelos marinheiros e pelos habitantes da cidade.
**********
As pinturas originais de cunho religioso no interior da Catedral, foram executadas pelo padre Ângelo Cerri e por Afonso Ligório.
***********
Os vitrais que a circundam, com temas da Via Sacra, foram todos doados pela comunidade portovelhense.
***********
Modernamente, a artista Rita Queiroz fez algumas restaurações e incluiu uma obra sua. Somente a partir de 1945 foram realizadas as obras de expansão, surgindo o novo altar e suas laterais.
***********
A reinauguração acontece hoje na missa das 8 horas.
Seresta do Mercado Cultural volta a ser apresentada
Por iniciativa do cantor e compositor Ciro Rodrigues e apoio da Fundação Cultural de Porto Velho – Funcultural, o público amante da música seresteira, volta a se encontrar as sextas-feiras no Calçadão Manelão do Mercado Cultural.
A volta da seresta do Mercado Cultural aconteceu na última sexta feira 26, com as apresentações do Ciro Rodrigues (voz), Zezinho (teclado) e Damião (voz) e os convidados Tonhão, Saraiva, Sílvio Santos e Telemaco. O público apesar da pouca divulgação do evento, foi razoável para a primeira noite.
Muitos músicos marcaram presença prestigiando também a volta do Ciro Rodrigues a noite de Porto Velho, ele que fez muito sucesso nos anos 1980/90 no sudeste e nordeste brasileiro, cantando suas composições e teve como padrinho musical, nada mais nada menos que Luiz Gonzaga que lhe deu a composição “Riacho do Navio” que foi sucesso em todo o Brasil na voz do Ciro.
Recentemente Ciro Rodrigues resolveu voltar a cena musical nacional a lançou CD no Rio de Janeiro numa festa que reuniu muitos artistas de renome nacional.
De volta a Porto Velho procurou o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes e colocou o Projeto Seresta no Mercado Cultural e recebeu o apoio de som e iluminação além da estrutura de mesas e cadeiras.
Muito bolero, xote, sertanejo e forró o amante da seresta vai curtir toda sexta feira no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural em Porto Velho, sempre a partir das 19 horas, com entrada franca. “Ainda colocamos uma barraca comercializando comidas típicas da nossa região”, lembra Ciro Rodrigues.
TURISMO
Setur incentiva servidor de Rondônia a conhecer as belezas do estado
O servidor público do estado de Rondônia está sendo incentivado a conhecer as belezas naturais do estado.
O governo estadual criou através da Superintendência de Turismo – SETUR o Programa de Turismo inédito e exclusivo: “Viaja Mais Servidor”.
Tem um detalhe, para os Empresários do Trade Turístico fazerem parte do Programa, têm que se cadastrar no www.cadastur.turismo.gov.br.
Melhores informações no Portal do governo
www.rondonia.ro.gov.br
Viaja mais servidor Rondônia. Turismo legal, é bom para o Brasil é bom para você. Rondônia tem tudo!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando