Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Setur/RO vai ao Seminário Investe Turismo no AM - PARINTINS Comissão julgadora do Festival condena o 'Black Face'


Setur/RO vai ao Seminário  Investe Turismo no AM - PARINTINS  Comissão julgadora do Festival  condena o 'Black Face' - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 Hoje à noite os dirigentes de grupos folclóricos do segmento Boi Bumbá se reúnem na sede da Federação – Federon, para discutir o Regulamento que deverá ser observado durante as apresentações n o 38º Arraial Flor do Maracujá marcado para começar no dia 26 deste mês.

**********

Depois do que aconteceu no Festival de Parintins este ano, quando os jurados publicaram uma carta (está nesta página), se posicionando contra a Black face, ou melhor, explicando.

**********

Os jurados que atuaram no Festival de Parintins deste ano, todos capacitados com Mestrado, Doutorado e até Pós-doutorado, contra a pintura de pessoas brancas nas cores pretas para representarem as figuras do Nego Chico e Catirina.

***********

Deixou-nos preocupado, com tanta preocupação com a cultura etnográfica.

***********

Etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos(cultura) + graphe (escrita).

***********

O Auto do Boi Bumbá ou Bumba-Meu-Boi diz que Catirina escrava que servia de ama da Sinhazinha (filha do fazendeiro), com inveja do tratamento que a jovem sinhá dispensava ao seu boi de estimação.

**********

Instigou seu marido Pai Francisco – Nego Chico a matar o boi de estimação da Sinhazinha e é justamente a partir desse ato que começa no desenrolar da encenação da brincadeira ou Auto do Boi Bumbá.

***********

Acontece que Bumba-Meu-Boi, Boi Bumbá, Boi de Calendra, Boi de Mamão e outras denominações era uma brincadeira na qual apenas os brancos participavam, daí os personagens que representavam os NEGROS ESCRAVOS, eram brancos pintados de negro.

**********

Pois os escravos negros não eram bem aceitos nas festas produzidas pelos brancos, daí na maioria das localidades onde se pratica a brincadeira de Boi Bumbá como em Parintins, Manaus e Porto Velho (RO), ainda hoje se utiliza o sistema de se pintar uma pessoa não negra com tinta preta para representar o Nego Chico e a Catirina, Cazumbá e Mãe Maria.

**********

Em Parintins só utilizam os personagens, Pai Francisco (Nego Chico) e Catirina, mas, em Porto Velho, utilizamos além do Nego Chico e Catirina o Cazumbá e a Mãe Maria.

**********

Quando digo que acho que é excesso de protecionismo, o que está patente na carta dos jurados, que atuaram no festival de Parintins este ano é  porque, daqui a pouco, não vamos poder colocar como representando esses personagens nem mesmo pessoas NEGRAS.

**********

Pois pessoas como as que atuaram como jurados em Parintins, podem alegar que estamos discriminando a raça, ao liberarmos suas participações apenas representando Negros Escravos. Já pensou!

**********

Daqui a pouco não vamos mais poder utilizar pessoas não índias (co0mo0 acontece hoje), dançando nas tribos que se apresentam na brincadeira de Boi Bumbá. Já pensou!

***********

Em minha opinião não podemos de maneira alguma, discriminar seja qualquer etnia, porém, também não podemos mutilar uma brincadeira folclórica, apenas por que algumas pessoas (radicais), acham que estamos discriminando essa ou aquela etnia.

*********

Nada disso. É preciso que essas pessoas também respeitem a tradição popular de um povo. Essa é a essência do folclore.

**********

Folclore é o conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário.

 

**********

Folclore é a ciência das tradições, dos usos e da arte popular de um país ou região; demologia, demopsicologia, populário.

 

***********

Vamos para a discussão do Regulamento que vai reger as apresentações dos Bois Bumbás de Porto Velho na 38ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.


Setur/RO vai ao Seminário Investe Turismo no AM

 

No próximo dia 8 (segunda feira), o turismo regional será discutido em Manaus durante o Seminário Investe Turismo, uma parceria do Ministério do Turismo, governo do Amazonas através da Amazonastur e Sebrae, a partir das 9h30 no auditório do Palácio Rio Negro.

O Seminário tem como objetivo apresentar as ações e Projetos do Programa Investe Turismo, assim como mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização da atividade turística.

O objetivo principal do Programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur, é acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil, com foco na geração de empregos. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. 

As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento. Os projetos visam o aumento da qualidade da oferta turística nas rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras.

RONDÔNIA

Em Rondônia os municípios contemplados com o Programa são, Porto Velho e Guajará Mirim.

Dentre os critérios utilizados para seleção das rotas, estão: a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco. Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

GOVERNO DE RONDÔNIA

O governo de Rondônia participará do Seminário Investe Turismo em Manaus, através da Superintendência Estadual de Turismo – SETUR. O superintendente Gilvan Pereira Júnior e o turismólogo encarregado pela Divisão de Turismo da Setur Saulo Giordani representam o estado de Rondônia no evento em Manaus, no dia 8 próximo.


PARINTINS

Comissão julgadora do Festival

condena o 'Black Face'

 

Durante a apuração do 54ª Festival Folclórico de Parintins, Maurício Tadeu, presidente da Comissão dos Jurados, leu um texto em nome dos avaliadores no qual eles agradecem a acolhida em Parintins. No entanto, a comissão criticou o que atribuiu de black face (pessoas brancas que se pintam para parecer negros), expediente mais uma vez utilizado pelos bumbás na edição que terminou com o 32º título do Boi Garantido.

"Nesse Festival tudo extravasa, sem demagogia. Agradecemos a colaboração de todos. A comissão saúda os bois pela beleza e grandiosidade deste que é um dos mais belos festivais do mundo. O evento dá um passo à frente contra a injustiça e pelos direitos humanos. Somos contra o Black Face de pessoas que se pintam de negros, no caso de Caritina e Pai Francisco. São tratados de forma caricata e limpando lixo", comentou o jurado.

Penalidades

 

Conforme avaliação da Comissão de Jurados com base no regulamento, ambas as associações perderam 1 décimo de pontuação no primeiro dia de apresentações - o Garantido por permitir a entrada de um músico antes do tempo permitido de apresentação, e o Caprichoso por manter um integrante na Arena depois do permitido. Com uma diferença de oito décimos (0,8), o bumbá da Baixa do São José somou 1.258,4 pontos contra 1.257,6 do Boi Caprichoso.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)