Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 - 05h15
O sambista, cantor e compositor Beto Cezar recebe neste sábado dia 21, em sua Roda de Samba no Marcado Cultural o também compositor e cantor Silvio José Santos – Silvinho.
Há alguns meses Beto Cezar vem recebendo em seu projeto, no Mercado Cultural, artistas conhecidos no meio do samba em Porto Velho, assim aconteceu com Toninho Tavernard, Neguinho do Pagode, Coimbra e tantos outros bambas, que mostram seus trabalhos.
Na tarde/noite (a partir das 18h00) deste sábado 21, o convidado especial, é o Silvio José Santos. Silvinho compôs seu primeiro samba aos seis anos de idade, uma letra que retrata a chegada em casa de seu pai, ao retornar da boemia ao amanhecer do dia. Já na adolescência estudou violão com o mestre Genésio e na Escola de Música Jorge Andrade de onde saiu para os festivais do Sesc, tendo conseguido se sobressair ao interpretar composições suas e de seu pai. No primeiro festival nacional do SESI que aconteceu em Brasília, Silvinho foi eleito o melhor interprete pelo júri que entre tantas celebridades contou com o Francis Rime, Tetê Spindola e Niko Resende.
Na noite de amanhã (sábado dia 21), Silvinho vai apresentar um repertório em sua maioria, com sambas de autoria do João Bosco. “Sempre quis apresentar esse repertório, com o convite do Beto vou realizar esse sonho”, disse o cantor.
A respeito da derrota sofrida pelos Delegados de Porto Velho na 3ª Conferência Estadual de Cultura, o fotógrafo Ronaldo Nina está sendo convidado a participar de um evento no Rio de Janeiro.
*********
Convocamos Vossa Senhoria, membro titular, para participar da Reunião do Colegiado Setorial de Artes Visuais, a realizar-se nos dias 25 e 26 de setembro de 2013, das 9h30 às 18h, no Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa nº 16, Auditório Deolindo Couto, no 5º andar, Rio de Janeiro-RJ. Atenciosamente, Bernardo Novais da Mata Machado - Secretário-Geral do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC.
********
Quem ficou decepcionado com a inexpressiva votação dos delegados do município de Porto Velho, foi o Controlador da Secel Ananias. “Pô Zekatraca vocês não conseguiram nada para capital!”.
********
Muito pelo contrário amigo Ananias, conseguimos e muito, veja só, a Secel ficou sabendo que a secretaria é de estado e não municipal e que por isso precisa se preocupar mais com os eventos culturais que acontecem nas cidades do interior de Rondônia.
********
Me diz aí! Qual foi o evento cultural que aconteceu, que está acontecendo ou que vai acontecer nas cidades do interior de Rondônia, que contou com o apoio pelo menos logístico da Secel? Nenhum!
********
A reposta dos segmentos culturais dessas cidades e municípios, veio com a não aprovação de nenhum delegado de Porto Velho para a Conferencia Nacional de Cultura que vai acontecer em novembro na capital federal.
********
Me diz aí! Qual foi o evento cultural que aconteceu nas cidades do interior este ano, que contou com a presença da equipe da Secel, mesmo que fosse apenas como observadora? Nenhum!
********
Se a Secel não se fez presente em nenhum evento (a não ser na organização das Conferencias municipais), como é que os delegados de Porto Velho poderiam receber voto do povo do interior? Nunca!
********
A delegação de Porto Velho, tô falando de Delegados e Membros das Setoriais, deve colocar a mão pro céu por terem sido aceitos e muito bem recebidos, pelos segmentos culturais do interior.
*******
Nessa parte de intercâmbio cultural, a Conferência foi superpositiva, aconteceu a interação entre os artistas do interior com os da capital, houve troca de experiência e de contatos. Com certeza, a partir da 3ª Conferencia a relação artistas do interior/capital ficará bem melhor.
********
Quem participou ou assistiu o Sarau que aconteceu na noite de sábado, pode constatar essa integração, pois a harmonia foi total.
********
Por falar nisso, um cidadão se dizendo Delegado representante do poder público mais especificamente segundo ele, como Delegado da Seplan deixou muito gente de orelha em pé.
********
Segundo os comentários dos bastidores, ele estava mesmo era espionando para ver quem falava mal do governo Confúcio Moura. Quem era do contra. Tanto que ao desembarcar do Selva Park foi logo querendo saber quem era Ângela, Pedrinho e outros CDS indicados pela deputada Epifânia. Ficou decepcionado porque a deputado também marcou presença no evento e então ele teve que disfarçar, mas que pegou mal pegou!
*******
O negócio ficou tão evidente que ao ser solicitado pelos conferencistas a esclarecer sobre a transformação da Secel em superintendência, ele disse que não estava autorizado a falar sobre o assunto, apesar de ter conhecimento da mensagem do governador.
********
Quer dizer: Te cuida secretária que a superintendência pode ter outro superintendente!
Revoada de Pipas - A arte de soltar papagaio
Uma das brincadeiras mais apreciadas por crianças, adolescentes e adultos, é a de “empinar papagaio”, que para os que vieram de outras regiões que não a região norte, é conhecida como “Pipa”. Há alguns anos, essa brincadeira ganhou conotações educativas quando a empresa Eletrobrás Distribuidora preocupada com acidentes provocados através do contato da linha passada cerol com os fios da rede elétrica, começou a promover a “Revoada de Pipas”.
Este ano a programação vai acontecer em diversas cidades de Rondônia entre elas, Porto Velho cuja “Revoada” vai acontecer no próximo sábado dia 21, nas proximidades do 5º BEC no terro que fica na entrada da estrada que vai para o cemitério de Santo Antônio. Em Ariquemes também neste sábado 21, acontece a “Revoada” na área pública entre Av. Tancredo Neves e Av. JK em frente à rádio FM Verde Amazônia.
Além das brincadeiras e do já esperado concurso de pipas, o evento pretende proporcionar o lazer saudável com a conscientização quanto aos riscos de soltar pipas junto à rede elétrica e do uso do cerol. Assim como nos anos anteriores, a Eletrobras estará resgatando o antigo hábito saudável de soltar pipas e ao mesmo tempo orientando os participantes sobre os riscos que a brincadeira pode trazer, caso não sejam tomados alguns cuidados:
Risco de choque: Quem gosta muito de soltar pipa, deve deixar a brincadeira de lado nos dias de chuva. Se estiver relampeando, há o risco de sofrer uma descarga elétrica. Além disso, é importante ficar atento a antenas, fios eletrônicos ou cabos elétricos. Prefira lugares abertos, como campos ou parques;
Risco de atropelamento: Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para trás, pode ter algum veículo trafegando e você não perceber. A atenção deve ser redobrada com os motociclistas e ciclistas, já que a linha pode ser perigosa para eles. Não corra atrás da pipa você pode ser atropelado;
Risco de corte com o cerol: Nunca coloque cerol na linha. Ele pode provocar cortes e causar acidentes pelas ruas. Os motoqueiros e ciclistas em geral, são as maiores vítimas do cerol. Este será um dia marcado pela oportunidade de pais e filhos passarem horas agradáveis, praticando várias atividades juntos.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando