Quarta-feira, 28 de junho de 2017 - 05h01
Estrutura do Maracujá já
esta na Cidade da Cultura
A 36ª edição da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, esta praticamente com toda a estrutura montada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques).
Pela primeira vez, em 36 anos de existência, o Arraial Flor do Maracujá vai contar com o patrocínio principal, de uma empresa privada, no caso a Marquise. Foi uma negociação que envolveu vários entes, entre eles o prefeito Hildon Chaves, o Procurador Héverton Aguiar, o presidente da ALE deputando Maurão de Carvalho, o presidente da câmara de vereadores Maurício Carvalho, o ex senador Expedito Júnior e a diretoria da Federon. “Graças à interferência dessas pessoas, conseguimos o patrocínio junto a empresa Marquise. Esse apoio vai direto para os grupos folclóricos trabalharem seus temas”, disse o presidente Fernando Rocha.
A abertura oficial da 36ª edição da maior festa folclórica de Rondônia, vai acontecer na próxima segunda feira dia 03 de julho, as 20 horas, com o show da banda de forró “Rabo de Vaca”. “A Funcultural divulgou que nos presentearia com o show do Fala Mansa, que viria sob o patrocínio do Ministério do Turismo, porém, o ministro Beltrão informou a prefeitura de Porto Velho, que os shows solicitados para a abertura do Flor do Maracujá e para os festivais de praia de Jacy Paraná e Fortaleza do Abunã não puderam ser agendados, em virtude do contingenciamento da verba do Ministério. Assim sendo, não é por culpá da prefeitura e em especial da Funcultural, que o show do Fala Mansa não vai acontecer e sim, por esse corte nos recursos do Ministério do Turismo”, informa Fernando.
Quem é quem no Flor 2017
A realização e coordenação do Flor do Maracujá 2017, é de responsabilidade da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia - Federon com apoio do governo do estado que é o responsável pela contratação das arquibancadas, tendas, palco, sonorização, iluminação e banheiros químicos.
A prefeitura de Porto Velho se responsabilizou pela limpeza da área total do Parque dos Tanques, inclusive asfaltando a arena de dança além de repassar aos grupos através da Funcultural o valor de R$ 200 Mil. A empresa Marquise assumiu a exclusividade da festa, através de contrato no valor de R$ 200 Mil que também serão repassados aos grupos e a Distribuidora da cerveja Cristal, que se responsabiliza em colocar as barracas pequenas. Mesas, cadeiras e geleiras.
A Federon é a responsável pela montagem dos camarotes. “O governo só contratou as arquibancadas, os camarotes foram contratados pela nossa Federação”, disse Fernando.
A entrada no Arraial (Parque dos Tanques)e para as arquibancadas será gratuita.
Lenha na Fogueira
Se você tá 'zanzando' pela cidade, sem ter o que fazer, aproveita e dar uma passada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), e confere a preparação do ambiente para receber a partir do 3 de julho, a 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
*********
Depois de muita negociação e conversa, a Federon conseguiu patrocínio financeiro para os grupos folclóricos, junto a empresa Marquise. Pena que essa grana chegou muito tarde.
********
Isso quer dizer, que apenas os grupos de quadrilhas juninas aceitaram se apresentar concorrendo ao título de melhor do Flor do Maracujá deste ano.
*******
Os bois bumbás estarão se apresentando, com todos seus itens, porém, não disputarão nenhum troféu, segundo seus dirigentes, ficou inviável trabalhar as alegorias e indumentárias, pois, só agora a subvenção da prefeitura começou a sair e o patrocínio da Marquise entrou no caixa da Federon somente ontem dia 27. “É muio pouco tempo para se confeccionar as alegorias”.
*******
Mesmo assim, as apresentações dos bumbás prometem. Apesar de oficialmente não acontecer a disputa, segundo palavras do presidente da Funcultural Ocampo Fernandes em reunião com os grupos de bois, da qual participei. A equipe da Funcultural estará observado e pontuando as performances dos bumbás. O que conseguir melhor avaliação, fará jus ao troféu “Funcultural/Maracujá 2017”.
*******
Essa a avaliação, segundo Ocampo, servirá de base para um estudo que a equipe da Fundação vai desenvolver, no sentido de premiar os Bois Bumbás no Arraial Flor do Maracujá do próximo ano (2018). “Nossa intensão é premiar com valores em espécies, as melhores apresentações”.
*******
Isso quer dizer, que quem se apresentar mais organizado este ano; no Flor do Maracujá 2018, vai receber um pouco mais que o contrário.
********
Agora o bicho vai pegar de vez, os grupos de quadrilha junina já meteram a mão na bufunfa e segundo a tradição: “Quem for podre que se quebre”. O teste parta o Flor do Maracujá começa amanhã 29, com a abertura do Arraial da Amizade.
********
O Arraial da Amizade vai promover concurso entre os grupos de quadrilhas que se inscreveram e vejam, praticamente todos os grupos considerados de ponta, garantiram inscrição e em consequência a participação. Vejam quem vai se apresentar no Arraial da Amizade:
*********
Junina Nova Estação; A Roça é Nossa; Rosa Divina; Estrela Divina; Matutos do Socialista; Estrela do Norte; Forte Príncipe; Rádio Farol e Girassol das Três Marias.
********
Nove grupos de quadrilha junina. A briga vai ser das melhores. Segundo tão falando nas quadras de ensaio, a JUABP ficou com medo de perder e com isso, macular o título do Flor do Maracujá do ano passado.
********
Outra que não quis entrar, foi a Flor da Primavera da dona Francisca. Quem ganhar o concurso do Arraial da Amizade que vai terminar no dia 2 de julho, ou seja, no próximo domingo, com certeza, vai dançar no Flor do Maracujá com muita moral.
********
O Flor do Maracujá deste ano, tá com cara que vai ser um dos melhores dos últimos anos, pra isso, a equipe da Federon está se virando. Destaco o trabalho do incansável professor Severino Castro. Esse é fera quando o assunto é organização!
********
Vamos agradecer a parceria do Casa Grande que está montando a estrutura de arquibancada na arena do Flor e com certeza, vai colaborar também com a montagem dos camarotes.
********
Antes do Flor, vamos prestigiar o concurso do Arraial da Amizade que começa nesta quinta feira dia 29, na rua Mamoré com a Amazonas.
********
Vem aí a festa em comemoração ao centenário do samba. Dia 1º no Mercado Cultural a partir das 16h30.
Festival de Parintins será transmitido ao vivo
O 52º Festival Folclórico de Parintins será transmitido na íntegra para todo o Brasil através da parceria entre “TV A Crítica” e “TV Cultura”.
No primeiro dia do evento, 30 de junho, a transmissão ocorre a partir das 21h30, no segundo, 1 de julho, a partir das 19h30 e no terceiro e último, 2 de julho, às 20h.
A apresentação vai contar com os jornalistas Ludimila Queiroz e Wilson Lima, da “TV A Crítica”. Os repórteres de Arena escalados são Clayton Pascarelli e a Nayandra. Mais de setenta profissionais estarão trabalhando na Ilha Tupinambarana para transmitir com excelência o Festival para 132 milhões de habitantes de 26 Estados e Distrito Federal.
A realização será no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, localizado na Avenida Nações Unidas, s/n em Parintins-Amazonas.
A festa folclórica dos bois-bumbás, além de ser uma das comemorações mais aguardadas da região, é considerada uma das dez mais populares do Brasil. A cada ano, cerca de 100 mil pessoas se deslocam até a ilha para ver o espetáculo.
E não apenas o Bumbódromo se veste nas cores dos bois Garantido e Caprichoso. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores vermelha para o boi Garantido e azul para o boi Caprichoso.
A primeira edição do Festival Folclórico de Parintins aconteceu em 1965, com a apresentação dos dois bois e 22 quadrilhas. Alguns anos depois, o evento cresceu, ganhou fama, foi transmitido nacionalmente e passou a ser considerado como atração turística.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando