Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Show Mundos 50 Anos Bado e Amigos no Sesc


 Show Mundos 50 Anos Bado e Amigos no Sesc - Gente de Opinião

Erivaldo Melo Trindade na realidade o compositor, instrumentista e cantor Bado, festeja nesta sexta feira 30, 50 anos de idade. Seu filho Edgar Melo para homenageá-lo, convidou vários cantores, compositores e poetas, que de uma maneira ou de outra, fazem parte da produção musical do sei pai, para participarem da festa/homenagem que vai acontecer a partir das 20h00, no Teatro 1 do Sesc Esplanada.

Considerado o maior expoente da música portovelhense, Bado em sua trajetória musical, procura sempre cantar a sua aldeia, através de acordes rítmico considerado universal. Hoje à noite Bado divide o palco com seus colegas na apresentação do seguinte repertório: Um Canto em Favor das Matas (parceria com Nilson Chaves); Eraste do Breque (com Baaribu Nonato e Paulinho Batera); Spala Natureza (com Diego Bentes); Mana Manauara (com Silvio e Silvinho); Regue a Teia (com Julio Yriarte e Helena Prado); Seiva da Selva (com Sergio Souto); Falsa Alegria (Sergio Souto); Lembrando de Você (Sergio Souto); Andária (com Augusto Silveira); Estrada de Ferro Madeira Mamoré (com Bubu Johnson); Flora Concreta, Fauna, + 1 Palavra (com Carlos Moreira); Esquina do Tempo (com Binho); Ocaso (com Ceiça Farias); Rondoniana (com Rinaldo Santos); Primavera de Serra e Mar (com Duo Pirarublue); Tem Blues na Linha (com Thiago Mazieiro); Lavadeiras (com Ernesto Melo); Gaia (com Nilson Chaves); Porto das Esperanças (com Nilson Chaves); Sabor Açaí (Nilson Chaves); Pérola Azulada (Nilson Chaves); Mundos (com todos os convidados).

O show também vai contar com a participação da Escola de Samba Asfaltão.


Lenha na Fogueira
 

O segmento cultura popular em Porto Velho está a pleno vapor e vai ficar soltando fumaça de hoje até o final do mês de agosto.

*********

Tudo por conta da Funcultural de Porto Velho, cuja presidente Jória Lima conseguiu convencer o prefeito Mauro, que as festas juninas são importantes para a população.

Show Mundos 50 Anos Bado e Amigos no Sesc - Gente de Opinião

*********

Assim sendo, a prefeitura de Porto Velho colocou como atração das comemorações do Centenário do Município de Porto Velho, as apresentações dos grupos folclóricos nos arraiais, Flor de Cacto, ArraiáLeste e Arraial Comunidade no Sertão do bairro Esperança da Comunidade.

********

Aliás, a programação das festividades folclóricas em homenagem ao Centenário de Porto Velho, conta com o “Arrastão de São João” que vai reunir 20 grupos folclóricos desfilando pela avenida Farquar, saindo das proximidades do estádio Aluizio Ferreira as 16h00 de domingo dia 1° de junho.

********

Ao chegar ao anfiteatro da Madeira Mamoré, cada grupo vai dançar uma música apenas. Tô falando de grupo de quadrilha.

********

Os grupos de bumbás devem demorar mais um pouco em suas apresentações, pois alguns mostram o Ritual Indígena o que leva pelo menos meia hora.

********

Inclusive o Az de Ouro atual campeão do Flor do Maracujá, está ensaiando a todo vapor, na toca da Águia que nada mais, nada menos, é o local onde também está ensaiando, a escola de samba Acadêmicos do São João Batista.

********

O Diamante Negro e sua cunhã poranga Mirla Pinheiro, vai apresentar um espetáculo super produzido, no estilo do ano passado. O Guedes diz que será bem melhor.

********

Por falar nisso, no próximo dia 2 de junho, vai acontecer reunião na Federon com os grupos de Bois Bumbás que devem decidir se aprovam ou não, a filiação do bumbá da Fátima e o Boi Mirim da Simone filha do Aluizio Guedes.

********

Os dirigentes do Boi Vencedor declararam que aprovam, mas, o Az de Ouro diz que não enquanto o Corre Campo só aprova, se o estatuto for obedecido, ou seja, o grupo novo só pode fazer parte do rateio dos subsídios, após dois anos se apresentando no Flor do Maracujá. Esse é o mais correto no meu entendimento.

********

Uma coisa é certa, vai feder a chifre queimado essa reunião dos Bumbás.

********

A Funcultural liberou a primeira parcela dos subsídios para os grupos folclóricos e agora os dirigentes desses grupos, estão disputando ferrenhamente a contratação de artesãos como o Ednart, K-Bral e Ismael conseiderados os melhores. Essa briga está entre o Vencedor e Az de Ouro o Diamante contrata os profissionais de Manaus e o Corre Campo os prata da Casa.

********

Aliás, a disputa este ano, pelo menos até o momento, deverá acontecer no Arraial “Comunidade no Sertão” mais conhecido como Arraial do Fernando.

********

Isso quer dizer, que os dirigentes de grupos folclóricos não estão acreditando que o Flor do Maracujá aconteça.

*********

Inclusive, dizem as matildes, que os dirigentes dos grupos folclóricos firmaram um pacto, que, só irão se apresentar no Flor do Maracujá caso o arraial aconteça, se receberem os subsídios atrasados.

********        

Sendo assim, não vai ter Flor já que pelo que sabemos, a Secel não tem uma cibalena para investir em cultura.Show Mundos 50 Anos Bado e Amigos no Sesc - Gente de Opinião

********

O Batelão do Kim parece que foi vítima da enchente do rio Madeira e está na deriva, sem saber que rumo tomar.

*******

Talvez o adjunto da Secel Ananias dê um jeito e consiga alguma coisa. Ele disse que vai transformar a Casa da Cultura em atração turística. Vamos ficar torcendo para isso acontecer.

********

Quer me ver cantando? Vai ao show “Mundos 50 anos – Bado e Amigos” hoje as 20h00, no Teatro 1 do Sesc Esplanada!

Show Mundos 50 Anos Bado e Amigos no Sesc - Gente de Opinião
 


Começa o Arraial Flor de Cacto

Show Mundos 50 Anos Bado e Amigos no Sesc - Gente de Opinião

As festas juninas em Porto Velho começam na noite desta sexta feira 30, com a abertura do Arraial Flor de Cacto, no Campo1° de maio do bairro Caladinho Zona Sul.

Desta feita, a festa coordenada pelo folclorista Francisco Clodoaldo de Matos – Negaça, conta com o apoio da prefeitura através da Funcultural em parceria com a Federação de Grupos de Danças Folclóricas de Rondônia – Federon que vai coordenar a ordem das apresentações folclóricas durante as dez noites do evento.

A abertura contará com a apresentação dos grupos de quadrilha; Junina Estrela do Norte e Nação Caipira, as 21 e 22h00 respectivamente.

O Flor de Cacto é considerado o segundo Arraial em freqüência de público (o1° é o Flor do Maracujá) durante as festas juninas em Porto Velho, foi criado pelo então vereador Rubão Matias e há algum tempo é administrado pela Associação do bairro Caladinho.

Toda noite de acordo com programação distribuída pela Federon vão se apresentar dois grupos de quadrilhas. A programação deste final semana além dos grupos citados, dança amanhã sábado 31 as 21h00 quadrilha Unidos do Palheiral de Candeias do Jamari e as 22h00 quadrilha Flor da Primavera.

Domingo: as 21h00 Mocidade Junina e as 22h00 Triângulo.

No próximo final de semana dançam sábado dia 7 de junho Boi Bumbá Diamante Negro e domingo dia 8 Boi Bumbá Az de Ouro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)