Domingo, 23 de novembro de 2014 - 00h08
Nesta segunda feira 24, o artista cantor e compositor Sandro Bacelar recebe dentro do Projeto Cultura no Mercado, o compositor e cantor Silvio José Santos – Silvinho.
Sandro Bacelar mantém o Projeto que reúne artistas plásticos, poetas, cantores e compositores no Mercado Cultura de Porto Velho há mais de dois anos, sempre as segundas feiras. No inicio o palco era coordenado pelo Duo Pirarublue e recentemente passou a contar apenas com a coordenação do Sandro com a parceria do músico Ícaro Torreyas.
A grande sacada do Projeto, é divulgar a chamada música MPBera um movimento que foi criado pelos músicos portovelhenses cujo objetivo, é a divulgação da produção musical dos nossos compositores. Sandro mantém em seu repertório canções de compositores regionais como Binho, Bado, Silvio Santos, Zezinho Maranhão, Waldison Pinheiro, Mávilo Melo e tantos outros que cantam a nossa aldeia nos mais diversos ritmos musicais. “O importante é passar o que temos de bom, não interessa se no ritmo do rock americano, ou do regue jamaicano” afirma Sandro.
Convidado pelo produtor do Cultura no Mercado, Silvio José Santos – Silvinho se disse muito satisfeito em ser mais uma vez convidado a se apresentar em tão importante palco da cultura regional. “Com certeza não decepcionarei as pessoas que freqüentam o Mercado Cultural às noites de segunda feira”, disse o jovem compositor. Silvio está em estúdio gravando seu primeiro CD que deve ser lançado no mês de maio de 2015, com músicas de sua autoria. “Adotei o movimento MPBera como ponto de partida e trabalhei as músicas para o CD em sua maioria com temas que falam das coisas do nosso cotidiano e da história dos portovelhenses, sem esquecer do romantismo que faz parte das letras de algumas canções” disse Silvinho.
O CD terá como carro chefe a música “Portovelheira” que foi vencedera do festival SESI Música em 2012 e é bastante solicitada nas apresentações do cantor na noite da capital de Rondônia e até em cidades do interior. “Portovelheira foi uma termo que inventei com o objetivo de dizer o que existe na nossa cultura popular e nos costumes do nosso povo”.
Sandro & Silvinho segunda feira dia 24 a partir das 20h00 no Mercado Cultural no Centro Histórico de Porto Velho. Entrada franca.
Lenha na Fogueira
O governador de Rondônia Confúcio Ayres Moura, para esclarecer o que realmente o levou a comparecer a Polícia Federal na ultima quinta feira 20, por coincidência dia da Consciência Negra, procurou a imprensa e a entrevista que consideramos mais esclarecedora, foi a concedida ao radialista advogado Mauricio Calixto na rádio Rondônia FM 93,3 sexta feira dia 21.
********
Assim resolvemos reproduzir alguns trechos da referida entrevista nesta coluna, pois entre os grandes formadores de opinião, a classe artista e cultural está em primeiro lugar. Vamos lá!
*******
“...Vinte poucos dias depois da eleição aparecem La na minha casa em Porto Velho, um Procurador da República, dois Delegados da Polícia Federal, outros Agentes. Tinha chegado da minha caminhada e estava tomando café, quando a moça chega e diz: tem uns policiais aí fora. Pode mandar entrar! O Delegado da Policia Federal leu o documento que autorizava ele fazer o procedimento de busca e apreensão e eu disse, pois não pode fazer. Eu estava de calção, fui terminar de tomar meu café e eles demoraram aproximadamente uma hora.
*******
Depois disso eles falaram: O Senhor tem que nos acompanhar. Troquei de roupa, fui no carro oficial e às oito horas cheguei à sede da Polícia Federal onde fiquei até as quatro horas da tarde. Respondi 52 perguntas desmembradas em outras perguntinhas. “Tudo isso foi digitado em 17 páginas que inclusive foram lidas pelo meu advogado Dr. Almeida”.
********
O governador continuou respondendo as perguntas do Mauricio Calixto que também contou com a participação dos ouvintes ao vivo. Em determinado momento Confúcio defendeu o Secretário de Fazenda Gilvan Ramos. “Corretíssimo! Gilvan é incapaz de fazer qualquer coisa desonesta, você vai ver que ele vai ser inocentado”
********
“Após isso a gente fica bastante chateado, não vou dizer que não fiquei. É um constrangimento para um governador que saiu de uma eleição reeleito e acontecer isso. A gente fica suspenso, sem chão.
********
Quero dizer a população, disse o governador, que não tem mal que não traga as suas reflexões positivas, to passando essa dificuldade, vocês estão vendo, mas, estou aqui completamente de cabeça erguida, não fugi da imprensa.
********
O que eu queria passar para a imprensa que fatos como esse vem pro bem. São fatos que vieram fazer um pente fino no nosso governo. Eles falam cifras que chegam a mais de R$ 200 Milhões, isso não é verdadeiro, porque são valores globais de contrato, não existe esse desvio maluco.
********
Mauricio Calixto perguntou se o governador havia sido ouvido, em termos de declaração ou foi interrogado? Confúcio respondeu: “Eu fiz uma declaração, não fui indiciado, não existe acusação contra minha pessoa.
*******
Sobre a formação da nova equipe do governo? “Se eu já tinha cuidado com o governo, assumo aqui cara a cara com você e seus ouvintes, que vou aumentar o cuidado. Não posso parar mais pra confiar nas pessoas como confiava; não posso entregar secretaria porteira fechada pra ninguém; tenho que demitir o cara na primeira suspeita.Na realidade ninguém votou em secretário. Quem é que votou em Secretário de Planejamento, de Fazenda, Agricultura? Votou foi no governador. Se um auxiliar do governo não tá lendo na cartilha do governador, não pode ser membro do governo.
*******
O governador finaliza dizendo: “Não vou pedir desculpa pra ninguém, porque não cometi nenhum delito.
*******
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada no site Gente de Opinião
Prefeitura programa Natal na Praça
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), em parceria com a Fundação Cultural, está elaborando uma programação especial a ser desenvolvida no mês de dezembro, na Praça Aluízio Ferreira, centro da cidade.
O projeto Natal na Praça prevê ações a serem desenvolvidas aos finais de semana, ocasião quando ocorre a tradicional Feira do Porto, com um mês inteiro de opções de cultura e lazer, de forma gratuita, a toda a população. De acordo com o secretário Antônio Geraldo Afonso, responsável pela Semdestur, a proposta tem como objetivo comemorar a data e ainda aproximar a comunidade do comércio livre de alimentos, artesanatos, brinquedos, serviços, entre outros bens, disponíveis na praça. "Inicialmente queremos levar corais para cantatas, grupos musicais e é claro, a chegada do papai noel, muito aguardada principalmente pelas crianças. Ainda estamos elaborando a programação, mas acreditamos que o mês festivo será bem recebido por todos", comentou Geraldo.
Ainda segundo o secretário, a Semdestur, responsável pela coordenação das feiras livres de toda a capital, pretende estender o mesmo trabalho cultural em 2015, visando aquecer ainda mais as vendas e proporcionar opções de lazer para o cidadão. "Será uma grande oportunidade para os talentos da região, os interessados podem nos procurar que iremos recebê-los de braços abertos. Ganha o comerciante, que vende mais, o munícipe, que terá acesso ao entretenimento e a classe artística, que terá mais espaços a serem aproveitados", finalizou Antônio.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando