Terça-feira, 4 de fevereiro de 2020 - 06h40
Lenha na Fogueira
Vereadores dão esperanças à direção da Federação das Escolas de Samba de Porto Velho – Fesec de que farão de tudo para convencer o prefeito a proceder o repasse
de subsídios para as escolas de samba desenvolverem seus enredos e desfilarem no carnaval deste ano.
**********
A respeito desse assunto a Fesec distribuiu a seguinte nota: Como combinado, nós nos reunimos, hoje, com os vereadores capitaneados pelo presidente da Câmara, Edvilson Negreiros e deliberamos o seguinte:
***********
▪Como o prefeito não se encontra na cidade (Só volta na quinta) o presidente da Câmara marcará uma audiência com o mesmo, dia 6;
***********
Portanto, teremos resposta definitiva nesta quinta. Fiquemos no aguardo. - Reginaldo Makumbinha - Presidente da FESEC.
***********
Peço licença ao amigo João Paulo das Virgens para repercutir o texto que ele postou nas redes sociais sobre o artista plástico João Zogbi.
***********
Hoje fiz uma visita ao "museu" do Palácio Presidente Vargas que está ainda de pé graças a pessoas abnegada como o nosso grande artista plástico João Zogbi que ali mantém em exposição algumas obras de sua autoria e outros artistas da terra e também um ateliê de restauração das obras do acervo do Governo do Estado.
***********
O prédio está em estado deplorável, a escada com seu belo corrimão em madeira de lei que sustentaram mãos famosas ou não, está encoberto com um painel horrível, de palha, que serviu de sustenção a uma exposição tempos atrás e esqueceram de retirar.
************
O piso de cerâmica barata dos corredores do térreo está soltos e quebrados ou quebrando a cada pisada.
*************
Se os Saudosistas não fizerem nada, o prédio vai ao chão como foi o da antiga prefeitura e Câmara Municipal da Ladeira Comendador Centeno.
************
Triste, muito triste o descaso com nossa história, nossa cultura e nossa memória.
*************
Porque o Vice-Governador não coloca ali seu gabinete e despacha daquele belo e histórico prédio? Com a vantagem de poder atender lideranças de todo o estado e o povo em geral, distante dos olhos dos luas pretas do Governador, que queira ou não, tem suas desavenças políticas em todo o estado.
***********
A vice governadoria ali, manteria a estrutura do prédio em funcionamento tanto a parte administrativa como o museu e a história de Rondônia.
************
Texto e fotos de João Paulo das Virgens.
Porto Velho 03 de fevereiro de 2020.
Com João Zoghbi;
*************
E aí, você concorda com o João Paulo? Se manifesta! Por exemplo, eu concordo.
************
Por falar nisso, ontem o Pedrinho assumiu a direção da Casa da Cultura. Domingo ele compareceu ao café da Confraria “Os Pobres do Caiari” que acontece há alguns anos, na calçada da Ivan Marrocos pelo lado da Presidente Dutra, mas, antes, acontecia dentro quintal da Casa.
***********
Quem obrigou a turma a sair do quintal da Casa foi justamente uma pessoa que se criou no bairro Caiari e frequentava o Café, tô falando do Ilmar filho do Cabo Omar que foi Secretário de Cultura e seu primeiro ato, foi justamente tirar o Café, da Ivan Marrocos.
**********
Domingo passado, Pedrinho prometeu pra turma, que vai abrir o portão da Presidente Dutra para a Confraria voltar a se reunir embaixo do pé de carambola.
**********
E sábado que vem, a Banda vai oferecer a famosa feijoada aos jornalistas.
Silvinho Santos é o show desta
Terça feira no Mercado Cultural
Os finais de tarde, têm levado muita gente ao Mercado Cultural de Porto Velho, graças a programação musicultural que a direção do ambiente coloca no palco todos os dias.
Mesas montadas na calçada do Mercado ou do lado de fora, como querem “os beras” que frequentam o ambiente, desde sua reabertura fazem a diferença. “Parece até que estamos nos cafés da Europa” comentário do frequentador viajado, Luiz Cavalcante.
A gentileza no atendimento, assim como os petiscos oferecidos como tira gostos, além da culinária regional oferecida aos frequentadores, cativa o boêmio portovelhense, em especial, aquele que gosta da chamada música MPB e Pop Rock. As atrações contratadas pela casa, são consideradas a fina flor da música de bazinho em Porto Velho, geralmente apenas “voz e violão”.
A direção da casa sempre contrata uma atração especial, porém, os músicos que trabalham na noite, quando de folga, marcam presença e até dão canja, colaborando ou enriquecendo a apresentação do colega contratado da noite.
SILVINHO SANTOS
Nesta terça feira dia 4, a grande atração musical do Mercado Cultural, é nada mais, nada menos, que o cantor compositor Silvinho Santos um dos mais requisitados para shows em Porto Velho e região.
Silvinho começa sua apresentação as 18 horas, prometendo apresentar um repertório recheado de clássicos da MPB além da música regional de sua autoria e de parceiros como Bado, Baaribu, Zezinho Maranhão, Binho, Ernesto Melo e Silvio Santos.
Lembrando que no Mercado Cultural, a entrada é franca. “Venha curtir o fim de tarde no Mercado Cultural, aqui os preços são acessíveis”, convida o fotografo da casa Marcelo Gladyson.
Banco de Propostas culturais Sesc 2020/2021
O Sesc Rondônia por meio da Coordenação de Cultura, orientado pela Política Cultural -Sesc Departamento Nacional, RJ/2015, convoca toda a comunidade artística e produtores culturais de Rondônia, nas linguagens: artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura e música para credenciar-se no BANCO DE PROPOSTAS CULTURAIS da Coordenação de Cultura através da inscrição de propostas de programação cultural, por meio de apresentações e desenvolvimento artístico-cultural para compor o Banco de Propostas Culturais/Sesc–RO em 2020, podendo estender-se à 2021.
O Sesc atua em todo o Brasil e desenvolve projetos que fortalecem a produção cultural de diferentes regiões. Dessa forma, oferece programações pautadas na diversidade de gêneros e estilos. Em suas representações regionais, o Sesc busca conhecer as produções locais, incentivando-as por intermédio da contratação de artistas para suas programações.
A seleção de propostas dar-se-á por intermédio do chamado público para O BANCO DE PROPOSTAS CULTURAIS possibilita o acesso democrático à pauta do Sesc/RO, difundindo espetáculos, shows e obras artísticas, valorizando e estimulando a produção e a pesquisa de grupos e artistas da atual cena rondoniense, e auxiliando nas formas de mediação entre a Cultura e a Sociedade.
O chamado público da instituição se caracteriza como um canal de acesso a trabalhos culturais e ao mapeamento dos artistas rondonienses por meio de curadoria autônoma e independente, composta pelo corpo técnico especializado das áreas artísticas da coordenação de cultura e convidados externos.
PARA PARTICIPAR, O INTERESSADO DEVE BAIXAR A FICHA DE SUA RESPECTIVA LINGUAGEM OU A FICHA DE AÇÕES FORMATIVAS, PREENCHER E ENVIAR NO E-MAIL CULTURA@SESCRO.COM.BR, COM O ASSUNTO: “CREDENCIAMENTO PARA O BANCO DE PROPOSTAS CULTURAIS – LINGUAGEM … (NOME DA LINGUAGEM) ”, no formato PDF, até o dia 29 de fevereiro de 2020. Mais informações no (69)3229-6006 ramais 238 e 239 na Coordenação de Cultura ou no e-mail cultura@sescro.com.br
FORMAS DE CONTRATAÇÃO:
Pessoa Jurídica – MEI: No ato de contratação deverá apresentar as certidões (FGTS/ MUNICIPAL/ TRIBUTOS FEDERAIS) devidamente regularizada e proposta orçamentária em papel timbrado da empresa, Release da obra, portfólio do grupo ou artistas;
Pessoa Física: RG, CPF, Nº PIS, comprovante de residência, Release da obra, portfólio do grupo ou artistas e proposta orçamentária.
No caso das propostas selecionadas, o Sesc/RO entrará em contato direto com o proponente. Não havendo nenhuma data de divulgação de seleção das propostas por nenhum dos meios de comunicação do Sesc/RO.
A INSCRIÇÃO NO BANCO DE PROPOSTAS NÃO GARANTE A SELEÇÃO E A CONTRATAÇÃO, A CONVOCAÇÃO DOS INSCRITOS SERÁ REALIZADA CONFORME AS NECESSIDADES DA PROGRAMAÇÃO, podendo ainda ser indicados a outros regionais do Sesc para possíveis participações em projetos nas demais administrações regionais por todo o país.
Link para os formulários de inscrições:
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando