Quinta-feira, 28 de março de 2013 - 05h05
Hoje é dia de seresta no Mercado Cultural. Ninguém sabe dizer, é se os bares: Do Zizi e Café com Arte vão abrir durante o evento.
**********
Isso não quer dizer que vai faltar cerveja para os freqüentadores do ambiente, pois o coordenador da Seresta firmou convenio com uma distribuidora de bebida e com isso, não vai faltar o líquido “turvo” com a famosa cintura de espuma.
********
É uma queda de braço das mais acirradas que está acontecendo entre os promotores da Seresta e da Fina Flor do Samba, com os permissionários dos “butecos’ do Mercado.
*********
Não sei se os amigos leitores lembram que no final do mês de janeiro, publiquei nesta coluna, sobre a falta de compreensão dos permissionários dos bares do Mercado, que não estavam colaborando com o cachê dos músicos e cantores que se apresentam no Mercado Cultural.
*********
A minha critica foi rebatida pelos proprietários dos referidos bares, que diziam que colaboravam sim com os projetos desenvolvidos no Mercado.
**********
Publiquei naquela ocasião o desabafo do coordenador de um dos projetos levados a efeito no Mercado, que dizia que só recebia 60 Reais para dividir com os músicos.
*********
Os proprietários das permissões para explorar os bares do Mercado, ameaçaram inclusive me processar, alegando que eu estava postando inverdades nesta coluna.
*********
Como aqui o que vale é a democracia, publiquei na integra o desabado dos permissionários.
*********
Como nem tudo que reluz é ouro e até porque mentira tem perna curta.
*********
O problema veio à tona. Pois o proprietário da aparelhagem de som, que é montada para que os Projetos sejam desenvolvidos, cansado de esperar o pagamento do aluguel da aparelhagem, ameaçou não mais colocá-la, justamente as quintas e sextas feiras. Pelo que ele me disse, quarta feira também entra no rol dos sem sonorização.
*********
A Funcultural ainda está providenciando o processo licitatório para contratar sonorização pro Mercado Cultural e outros eventos, até lá, quem quiser promover festa, seja ela sem fins lucrativos ou não, vai ter que arcar com o pagamento da locação da aparelhagem de som, que fica em torno de R$ 250.
*********
É como diz aquele personagem do Alto da Compadecida o Chicó: “Não sei não! Só sei que foi assim”.
*********
Em continuidade a programação relativa à Semana Santa uma nova apresentação esta programada para esta sexta feira dia 29, em comemoração a Sexta Feira da Paixão, com amplo apoio da Arquidiocese de Porto Velho na pessoa do pároco Antônio Fontenele, onde serão encenadas quadros da peça teatral “O Homem de Nazaré”:
*********
Pilatos, Judas, Verônica, Crucificação, Maria e Ascensão, mais uma vez com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Funcultural, e ainda, da nova parceria também firmada com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secel na pessoa da sua presidente Cleidemara Alves, da diretora de cultura Bebel e toda a sua equipe.
*********
Olha o serviço: Dia: 29 de março de 2013 - Sexta Feira da Paixão horário: a partir das 17:00 horas, local: Catedral Sagrado Coração de Jesus.
**********
Tá vendo aí, o governo estadual entrou na parada, conseguindo a sonorização e a iluminação da encenação que vai acontecer em frente à Catedral amanhã. Tô falando!
*********
Por falar em Secel! As coisas estão clareando em se falando de Arraial Flor do Maracujá. A secretária deu sinal e tudo indica que nosso maior evento folclórico cultural vai acontecer sob a coordenação do governo do estado através da Secel. Tô falando!
*********
O Marquinhos do Cavaco gravou terça feira dia 26, sua participação no programa global Esquenta, que vai ao ar todos os domingos ao meio dia (horário local).
**********
Marquinhos postou no face, foto com ele cantando ao lado do Arlindo Cruz. Valeu Marquinhos
**********
Além disso, a agenda do cavaquinista que apesar de carioca mora em Porto Velho, está repleta de shows, todos na cidade maravilhosa. Tô falando!
*********
Outro artista rondoniense que está fazendo sucesso no sul maravilha é a Maria Clara. Domingo passado foi assunto no programa do Faustão e seu clipe está bombando no youtube. Tô falando!
**********
Ontem a tarde alguns colegas repórteres estavam tentando contato com algumas pessoas do governo e a resposta era que as mesmas estavam viajando.
**********
Vale lembrar, que noventa e nove por cento das pessoas que exercem cargos de direção no governo de Rondônia residem no interior do estado, é claro que na maioria das vezes antecipam o feriado quando o mesmo acontece numa sexta feira.
**********
Não estamos no Uruguai cujo governo deu dez dias de feriado, mas parece! Tô falando!
*********
Antes que o Galo Cante a meia noite, vou cantar umas músicas românticas, na Seresta Cultural do Mercado. Falei!
DIÁRIO SAÚDE
Paulo dos Santos
paulo@diariodaamazonia.com.br
PÁSCOA. Os pais devem ter atenção na quantidade de chocolate ingerida pelos filhos durante o período
Dois bombons por dia
Com a aproximação da Páscoa, é natural o aumento de consumo do chocolate pelas brasileiros. Porém, os pais devem ter cuidado especial com as crianças, pois a sobrecarga do produto pode gerar problemas na época que deveria ser de alegria. Problemas de saúde como diarreia e a cáries nos dentes aumentam neste período do ano.
Os responsáveis pelos pequenos devem ter atenção redobrada e orientar a quantidade de chocolate que deve ser consumida. Segundo a presidente da Federação Nacional dos Nutricionistas, Maria Terezinha Govinatzki, não há benefícios na ingestão de chocolate para as crianças. Porém, como é uma data festiva, de socialização, em que os pequenos estão em um ambiente onde todos trocam chocolates, é necessário controlar o consumo. “A orientação é que a criança coma pouco. Os pais precisam dar limites e optar por ovos de Páscoa que tenham pouco chocolate, sem recheio. Uma boa alternativa são os ovos que contêm biscoitos e wafers”, indica.
Apesar de permitido após o primeiro ano, não é recomendado que os pais ofereçam chocolate antes dos três anos. Para crianças de até um ano o recomendado para consumo do chocolate é de, no máximo, o equivalente a uma colher de sopa por dia. De dois a cinco anos não ultrapassar o limite diário de 30 gramas (o equivalente a dois bombons), que soma 80 calorias.
De acordo com a nutricionista Alcione Altini, a gordura hidrogenada que os ovos de Páscoa e chocolates no geral possuem, são um dos principais responsáveis pelos malefícios causados às crianças. “É difícil negar chocolates para eles, o problema é saber dosar a quantidade certa. A gordura hidrogenada pode provocar doenças cardio vasculares e aumentar o colesterol, pois elas são mais sensíveis”, explicou Alcione.
Os melhores chocolates para serem consumidos são os que possuem em sua composição mais cacau. A fruta é responsável pela sensação de bem-estar, devido à liberação de endorfina e serotonina, através dos antioxidantes. Ajudar a diminuir o risco de doenças e ainda possui vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, cobre, zinco, potássio e manganês.
Mesmo com esses benefícios, a nutricionista afirma que o chocolate não pode ser substituído pelas alimentações diárias. “O trabalho de conscientização da família é muito importante para a criança entender os motivos pelos quais não pode ficar comendo o ovo de Páscoa todo tempo. O produto não pode substituir o café da manhã, o almoço ou a janta. Ele deve ser ingerido como uma sobremesa de preferência”, afirmou.
Origem da Páscoa
Os ovos de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores alegres, pois a Páscoa no cristianismo comemora a ressurreição de Jesus Cristo , e o ovo representa o símbolo do nascimento.
Curiosidade
Nos países do Leste da Europa, os ortodoxos tornaram-se especialistas em transformar ovos em obras de arte. Em países como Rússia e Grécia os ortodoxos costumam pintar os ovos de vermelho. Na Alemanha a cor dominante é o verde. A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida por Quinta-feira Verde. Na Bulgária, em vez de se esconder os ovos, luta-se com eles na mão. Há verdadeiras batalhas campais. Toda a gente tem de carregar um ovo e quem conseguir a proeza de o manter intacto até ao fim será o mais bem sucedido da família até à próxima Páscoa.
Os ovos de chocolate viram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para as crianças encontrarem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.
CHOCOLATE
Mitos e Verdades
Para sanar as dúvidas em relação ao chocolate, a nutricionista, consultora e gastronomista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Prof.ª Licínia de Campos, esclarece as principais dúvidas.
Para aqueles que questionam se chocolate vicia, a professora esclarece que substâncias encontradas no chocolate, como feniletilamina, teobromina, anandamina e triptofano catalisam químicas e neurotransmissores otimizadores do humor, liberados então ao cérebro. Feniletilamina é uma química encontrada no organismo semelhante às anfetaminas. Ajudam a mediar sentimentos de atração, euforia e excitação. “Pesquisas acreditam que a feniletilamina provoca a liberação de dopamina nos centros de prazer do cérebro, semelhantes aos picos de orgasmos. Esta pode ser a razão pela qual algumas mulheres relatam preferir chocolate ao sexo”, explica a profissional.
Segundo a gastronomista, a versão mais saudável é o chocolate amargo, “Ele ajuda a diminuir os riscos de pressão alta, colesterol alto e doenças cardíacas. O chocolate meio-amargo e amargo possuem vários benefícios: seu consumo regular pode aperfeiçoar a facilidade do fluxo sanguíneo e elasticidade das artérias, diminuindo a pressão, evita o acúmulo de colesterol LDL e protege o coração dos danos causados pelos radicais livres”. O chocolate escuro possui alta concentração de antioxidantes, principalmente flavonoides, explica.
Já quem pretende controlar o ganho de peso ou emagrecer, a profissional alerta, “Tudo depende muito do tipo de chocolate escolhido e da quantidade. Consumir chocolate em grandes porções pode ter efeitos negativos, incluindo a chance de ganho de peso. É importante ressaltar que a versão diet tem tantas calorias quanto o chocolate normal, a diferença é que se trata de um produto apropriado para diabéticos, pois é isento em açúcar. Para um baixo teor em calorias, prefira a versão light”, orienta a profissional. (AI)
Dúvidas frequentes:
Chocolate dá espinhas? Não existe uma comprovação científica. Entretanto, muitos jovens costumam reclamar do problema. Por ser um alimento gorduroso e rico em açúcares, existe a possibilidade de favorecer a produção de sebo por parte de algumas glândulas sebáceas na pele, sendo essa a explicação da causa de espinhas após seu consumo.
Chocolate branco tem cacau e cafeína em sua composição? Por definição, chocolate branco não é realmente chocolate. Ele contém manteiga de cacau combinada com leite, açúcar e outros ingredientes aromatizantes como baunilha a fim de criar a confecção cremosa conhecida como chocolate branco. Como a cafeína é encontrada nos sólidos do cacau e não em sua manteiga, o chocolate branco não contém cafeína.
Grávida pode comer chocolate? Chocolate é perfeitamente seguro para consumo durante a gravidez, mas a futura mamãe deve se atentar à quantidade por dois motivos: ele pode começar a substituir alimentos saudáveis e fornecer muitas calorias extras, levando ao ganho de peso excessivo; e por conter cafeína, o ideal é que haja o consumo da substância abaixo de 200mg por dia.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando