Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sistema Estadual de Cultura. Será que foi apenas oba-oba?


ENERGIA

Projeto Canção na Escola recebe apoio cultural

O Projeto Canção após seis meses de árduo trabalho conseguiu ser implantado na Linha Progresso no Bairro Ulisses Guimarães na zona rural da cidade de Porto Velho, com apoio de entidades culturais o projeto apresentado teve a sensibilização dos diretores da Eletrobrás Distribuição Rondônia na execução do referido projeto que teve a frente a coordenadora de sustentabilidade Rita de Cássia Lopes Mendes que discorreu sobre o projeto:

Uma forma lúdica de melhor orientar os presentes e os futuros consumidores da Eletrobras Distribuição Rondônia quanto ao uso eficiente e seguro da energia elétrica.

O Projeto Canção@Energia.Escola, usando as suas ferramentas através de um Programa Educacional/Musical, oportunizou, incluindo informações sobre meio ambiente e cidadania, ações visando a formação e difusão de uma cultura de conservação e uso racional da energia elétrica junto ao público escolar.

A proposta é que através da música e suas ferramentas os alunos, professores, servidores, pais e comunidade Rural da Linha Progresso no Bairro Ulisses Guimarães utilizando o Kit Multimídia para o consumo eficiente de energia, percebam que pode haver menor consumo de energia mantendo o mesmo padrão de conforto e com segurança.

Para isso foi usado material didático como: cartilhas, música, composição, paródia, protótipo de uma residência padrão através do KIT para uso em computadores também oportunizando a inclusão digital.

Tudo isso aconteceu com o apoio incondicional da Diretora da Escola Rural Progresso, Sra. Maria Anacleta P. dos Santos, Professora Cícera Leal B. de Souza, os ajudantes Paulo Cesar Carvalho Ribeiro, Rasaina Araujo de Souza e do Biólogo/Professor Danilo Degra da Silva, que conduziu o Canção.


 




O fim do ano está chegando e até agora não sentimos vontade política, no sentido de colocar em prática o Sistema Estadual de Cultura.

***********

O Movimento Regula Cultura, parece, se conformou com a aprovação do Sistema Municipal que por sinal, até hoje não foi colocado em prática. Será que foi apenas oba-oba?Sistema Estadual de Cultura. Será que foi apenas oba-oba? - Gente de Opinião

**********

Como o Movimento Regula Cultura viu algunas de suas pretensões descerem de água abaixo com a Operação Termópilas (Não que a turma o Regula estivesse envolvida em qualquer falcatrua).

*********

Acontece que justamente na semana que aconteceu a Operação Termópilas, estava marcada uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Rondônia e com a prisão de uns e envolvimento de outros deputados, a iniciativa foi adiada.

**********

Foi adiada e ninguém sabe para quando. Talvez seja “Pra quando o carnaval chegar”.

**********

Assim sendo, o órgão cultural do estado parece, não moveu uma “palha”, em prol do andamento do Projeto que trata da implantação do Sistema Estadual de Cultura.

*********

Quer dizer, voltamos à estaca zero.

*********

Ora, se tudo que acontece em prol da cultura em nosso estado parte dos Movimentos Culturais e levando-se em consideração que o Regula Cultura anda meio desacorçoado, o Projeto também parou, ou se está em andamento, ninguém sabe ninguém viu!

********

Se quisermos ver alguma coisa acontecendo em 2012 culturalmente falando, temos que “brigar” pela implantação do Sistema Estadual de Cultura. Sem ele o que vamos ouvir muito é conversa fiada.

**********

Por falar nisso. Quinta feira durante a Seresta Cultural no Mercado Cultural correu um boato, dando conta que no inicio do próximo ano, mudanças vão acontecer em um órgão cultural.

*********

A conversa dava conta da degola de algumas cabeças que atuam na cabeça desse órgão!

**********

O que ouvimos inclusive, é que as equipes já não estão se aturando e com isso, o órgão em apreço, anda meio sem ter condições de dar continuidade aos seus projetos.

********

Tem nego que está com a batata quente na mão doidim pra passar pra frente.

*********

Essa noticia em final de ano, deixa muita gente sem poder digerir o “Piru”.

*********

Mudando de pau pra cacete:

*********

Neste sábado 17, o grupo de Boi Bumbá Diamante Negro promove feijoada, no ginásio Duduzão que fica a rua Jatuarana perto do colégio João Bento.

*********

Aluizio Guedes presidente do bumbá, convida a comunidade que gosta da brincadeira de Boi Bumbá e também de samba de escola de samba, a prestigiar o evento, que está marcado para começar ao meio dia de hoje.

*********

A troupe da escola de samba Asfaltão estará se apresentando na feijoada do Diamante Negro.

*********

Acontece que o Bumbá Diamante Negro é parceiro da escola de samba Asfaltão, inclusive o Aluizio sua esposa, filhas e filho estão coordenando e ensaiando uma ala de mais de cinqüenta brincantes que vão desfilar na escola do Makumbinha.

*********

Como a escola de samba Asfaltão tem como tema a Lenda do Açaí e essa lenda, é oriunda de uma tribo indígena, a diretoria do Diamante Negro ficou responsável pela ala cuja fantasia usará figurino indígena.

**********

Vamos para a feijoada do Diamante Negro.

*********

Tão dizendo que a sobremesa vai ser toda a base do Açaí.

*********

Hoje também tem a Roda de Samba do Beto Cezar a partir das 16h no Mercado Cultural. O Banana Split puxador de samba enredo da escola São João Batista disse que vai cantar o samba na Roda de Samba do Beto.

*********

Em Rolim de Moura a escola de samba Falcões do Planalto vai desfilar com o enredo “Os Quilombolas do Vale do Guaporé”.

**********

E hoje (17), é o aniversário do amigo Alex! Diagramador aqui no Diário da Amazônia. A festa vai ser no condomínio da Jatuarana. Parabéns Alex


FECAM
 

Sistema Estadual de Cultura. Será que foi apenas oba-oba? - Gente de Opinião
Sistema Estadual de Cultura. Será que foi apenas oba-oba? - Gente de Opinião
Sistema Estadual de Cultura. Será que foi apenas oba-oba? - Gente de Opinião

Viviam Gabriele vence pela segunda vez

O Festival distribui dez mil em premiação, entre os três primeiros colocados na noite de quinta feira no Mercado Cultural

A Jovem Vivian Gabriele representante da Semusa foi à grande vencedora do 2º Festival da Canção dos Funcionários do Município de Porto Velho- FECAM. A finalíssima aconteceu na noite da última quinta feira, 15, no Mercado Cultural com a participação de seis candidatos que foram avaliados pelos jurados: Silvio Santo (Zekatraca), Sérgio Ramos e Neto. A Banda contou com os músicos: Katatal (bateria), Jairo (baixo), Oseas (guitarra) e Carlos Guery (teclados). No final a classificação ficou da seguinte maneira:

6º colocado – Osvaldo Reis o candidato estava contado para ficar entre os três melhores do festival, infelizmente a nota que ele escolheu para interpretar a canção do Waldik Soriano “Tortura de Amor” ficou muito alta e ele não conseguiu finalizar determinadas frases musicais.

5º colocado – Risele Tainá – A candidata também chegou à final como uma das prováveis vencedoras, porém a música escolhida “Porto Solidão” não foi bem ensaiada e a jovem andou desafinando em determinados trechos.

4º colocado – Quelmo Lima – Dois pontinhos tiraram o Quelmo da premiação. Vale salientar que ele foi dos melhores nas duas apresentações, ou seja, Eliminatória e finalíssima. Faltou apenas mais desempenho no palco.
3º colocado – Rogério Cabral – Esse é músico profissional e sempre se apresenta muito bem. Ele se acompanha ao violão e talvez por isso tenha sido prejudicado no quesito performance.

2º colocado – Jeferson Aveliar – Voz marcante e presença de palco ótima. Especializado em música gospel Jeferson na noite de quinta feira escolheu uma música do Tim Maia na tentativa de conquistar os jurados só não conseguiu por ter dado uma pequena desafinada em sua interpretação observado pelo jurado Sergio Ramos. O Jeferson é ótimo cantor.

1ª colocada – Vivian Grabriele – Chegou como quem não quer nada, sem inventar, foi cantando e interpretando a música de Ana Carolina “Garganta” e assim foi soltando garganta e conquistando os jurados. Venceu porque foi simples e precisa na interpretação. É bi campeã do FECAM. Parabéns

O apresentador Kaká convocou as torcidas organizadas e o Heitor Almeida fez a entrega do troféu de participação da todas. Greg, Leninha, Margarida e Helly Luna atuaram na coordenação.

O presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes, a vice Berenice Simão e o Diretor Financeiro Waldison Pinheiro prestigiaram o evento e prometeram em nome do prefeito Roberto Sobrinho maior estrutura para o 3º Festival que deve acontecer em 2012.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)