Terça-feira, 1 de outubro de 2013 - 05h22
Na próxima sexta feira dia 4 de outubro, o cantor e compositor Sombrinha, vai se apresentar no Mirante 2 e Meio no bairro Arigolândia em Porto Velho, numa promoção do também sambista Beto Cezar. O cantor está trabalhando as músicas do recém lançado CD “Matéria Prima” que conta com a participação de vários sambistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Chico Buarque. Hamilton de Holanda e a Velha Guarda da Mangueira. Paulista de São Vicente em 1979 Sombrinha se mudou para o Rio de Janeiro onde junto com os sambistas Almir Guineto, Jorge Aragão, Bira, Ubirani, Sereno e Neoci fundaram o Grupo Fundo de Quintal em 1980. Sua primeira composição em parceria com Jorge Aragão “Marcas no Leito”, gravada pela Alcione.
Beto Cezar e Sombrinha estarão se apresentando em Manaus sábado dia 5, no Butiquim da Camélia II.
Para o show em Porto Velho que vai acontecer sexta feira dia 4, no Mirante 2 e Meio, o grupo “Samba Mais” foi convidado para fazer a abertura as 22h00. Informações sobre comercialização de ingressos, através dos telefones 9223-4450 ou 9297-8958
Amanhã o município de Porto Velho estará completando 99 anos de criação. Vamos alertar os colegas apresentadores de programas de televisão.
********
O aniversário é do Município de Porto Velho e não da Cidade de Porto Velho. O município abrange a área que abriga os distritos de Nova Califórnia a Calama, que passa por União Bandeirantes, Abunã, Jacy Paraná, Vista Alegre do Abunã, Extrema, São Carlos, Fortaleza do Abunã e outras localidades do Baixo Madeira como Nazaré e Maici.
********
Portanto amigos, ao anunciaram o aniversário digam: Aniversário de 99 da criação DO Município de Porto Velho e não DA Cidade Porto Velho.
********
O Município de Porto Velho vai completar 99 anos e a Cidade de Porto Velho tem mais de 100 anos, existe uma diferença significativa entre cidade e município.
********
Por falar em professor, assistindo matéria sobre a caminhada que alunos de um colégio fizeram de Porto Velho a Santo Antônio pelo trilhos da Madeira Mamoré, mais uma decepção:
********
Um professor de geografia errou várias vezes ao falar sobre o Ramal São Domingos, o Bairro do Triângulo e os túmulos do Cemitério da Candelária.
********
Querido professor de geografia: O bairro do Triângulo não tinha e não tem nada a ver, com o Ramal da Estrada de Ferro que começava no hoje Cai N’água que ficou conhecido como “Ramal São Domingos” e era utilizado para levar as Pelas de Borracha que vinham dos seringais bolivianos e dos vales dos rios Mamoré, Guaporé. Abunã e Jacy Paraná para serem beneficiadas na Usina São Domingos que ficava em frente onde hoje está parte da área do 5º BEC no bairro do Areal.
********
O eminente professor foi mais além, na falta de informação sobre o município e a Estrada de Ferro, ao passar aos seus alunos (ao vivo pela TV), que o bairro do Triângulo Surgiu em 1950. Coitado dos alunos daquele colégio. O Bairro do Triângulo existe praticamente desde o início da construção da Estrada de Ferro.
********
Para completar as desinformações sobre nossa história, não sei se foi o mesmo professor, sei que é do mesmo colégio, que disse que os túmulos do cemitério da Candelária haviam sido violados, porque naquele tempo (da construção da Ferrovia), os defuntos eram enterrados com cordões de ouro, relógios e outras jóias”,
********
“Lembrando a letra da música “Madeira Mamoré”, de João Cândido: A Lenda diz, e não é mentira não...”.
********
Diz a lenda que os ingleses que vieram primeiro, tentar construir a estrada de ferro Madeira Mamoré, recebiam seus soldos na moeda inglesa, ou seja, "Libra Esterlina” e que as moedas eram em ouro. Com medo de serem roubados, colocavam as moedas de ouro em “potes’ e enterravam na mata e mais, segundo Diz a Lenda, ao morrerem a fortuna ficava perdida, porque eles não falavam pra ninguém onde haviam enterrado.
********
A Lenda diz e não é mentira não... Suas almas apareciam em sonho para pessoas privilegiadas e pediam para que fosse desenterrar o “Pote” com as Libras Esterlinas, só que a pessoa para quem a alma (visagem) havia contado o local onde estava enterrada a fortuna, não podia contar pra ninguém e se contasse, quando desenterrava a “cabaça”, só encontrava cinza.
*******
A história do Município e da cidade de Porto Velho assim como a história de Rondônia, precisa ser mais bem contada pelos professores do sistema de educação.
*******
Como em Porto Velho qualquer um se diz historiador, quem sou eu pra contestar essas “aulas”!
Trem Vivo no aniversário de Porto Velho
Depois de ser lançado na XVI Bienal Internacional do Livro do Rio, Trem Vivo, de autoria de Viriato Moura, Yêdda Borzacov e Samuel Castiel, será lançado em Porto Velho no dia em que o município completará 99 anos de criação.
Viriato Moura, autor do projeto editorial, é médico, comunicador conhecido em nosso meio e idealizador do Projeto Viva Porto Velho, Yêdda Borzacov é professora e historiadora, e Samuel Castiel, médico e músico; todos membros da Academia de Letras de Rondônia.
Segundo Viriato, a idéia de publicar um livro de ficção sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré decorreu do reduzido número de obras nesse contexto sobre a ferrovia dita mãe de Rondônia. Todos os seus autores vivem em Porto Velho há mais de meio século e vivenciaram um tempo em que a estrada ainda estava em operação. Os contos e as crônicas contidas na obra, de certo modo, envolvem a ferrovia e transmitem, segundo seu editor e um dos autores, aos significados da EFMM para os habitantes do passado da capital.
Trem Vivo será lançado no dia 2 de outubro, às 20h30, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando