Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sombrinha canta dia 4 em Porto Velho


Sombrinha canta dia 4 em Porto Velho - Gente de OpiniãoNa próxima sexta feira dia 4 de outubro, o cantor e compositor Sombrinha, vai se apresentar no Mirante 2 e Meio no bairro Arigolândia em Porto Velho, numa promoção do também sambista Beto Cezar. O cantor está trabalhando as músicas do recém lançado CD “Matéria Prima” que conta com a participação de vários sambistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Chico Buarque. Hamilton de Holanda e a Velha Guarda da Mangueira. Paulista de São Vicente em 1979 Sombrinha se mudou para o Rio de Janeiro onde junto com os sambistas Almir Guineto, Jorge Aragão, Bira, Ubirani, Sereno e Neoci fundaram o Grupo Fundo de Quintal em 1980. Sua primeira composição em parceria com Jorge Aragão “Marcas no Leito”, gravada pela Alcione.

Beto Cezar e Sombrinha estarão se apresentando em Manaus sábado dia 5, no Butiquim da Camélia II.

Para o show em Porto Velho que vai acontecer sexta feira dia 4, no Mirante 2 e Meio, o grupo “Samba Mais” foi convidado para fazer a abertura as 22h00. Informações sobre comercialização de ingressos, através dos telefones 9223-4450 ou 9297-8958
 


Amanhã o município de Porto Velho estará completando 99 anos de criação. Vamos alertar os colegas apresentadores de programas de televisão.

 

********

O aniversário é do Município de Porto Velho e não da Cidade de Porto Velho. O município abrange a área que abriga os distritos de Nova Califórnia a Calama, que passa por União Bandeirantes, Abunã, Jacy Paraná, Vista Alegre do Abunã, Extrema, São Carlos, Fortaleza do Abunã e outras localidades do Baixo Madeira como Nazaré e Maici.

 

********

Portanto amigos, ao anunciaram o aniversário digam: Aniversário de 99 da criação DO Município de Porto Velho e não DA Cidade Porto Velho.

 

********

O Município de Porto Velho vai completar 99 anos e a Cidade de Porto Velho tem mais de 100 anos, existe uma diferença significativa entre cidade e município.

********

Por falar em professor, assistindo matéria sobre a caminhada que alunos de um colégio fizeram de Porto Velho a Santo Antônio pelo trilhos da Madeira Mamoré, mais uma decepção:

 

********

Um professor de geografia errou várias vezes ao falar sobre o Ramal São Domingos, o Bairro do Triângulo e os túmulos do Cemitério da Candelária.

 

********

Querido professor de geografia: O bairro do Triângulo não tinha e não tem nada a ver, com o Ramal da Estrada de Ferro que começava no hoje Cai N’água que ficou conhecido como “Ramal São Domingos” e era utilizado para levar as Pelas de Borracha que vinham dos seringais bolivianos e dos vales dos rios Mamoré, Guaporé. Abunã e Jacy Paraná para serem beneficiadas na Usina São Domingos que ficava em frente onde hoje está parte da área do 5º BEC no bairro do Areal.

 

********

O eminente professor foi mais além, na falta de informação sobre o município e a Estrada de Ferro, ao passar aos seus alunos (ao vivo pela TV), que o bairro do Triângulo Surgiu em 1950. Coitado dos alunos daquele colégio. O Bairro do Triângulo existe praticamente desde o início da construção da Estrada de Ferro.

 

********

Para completar as desinformações sobre nossa história, não sei se foi o mesmo professor, sei que é do mesmo colégio, que disse que os túmulos do cemitério da Candelária haviam sido violados, porque naquele tempo (da construção da Ferrovia), os defuntos eram enterrados com cordões de ouro, relógios e outras jóias”,

 

********

“Lembrando a letra da música “Madeira Mamoré”, de João Cândido: A Lenda diz, e não é mentira não...”.

********

Diz a lenda que os ingleses que vieram primeiro, tentar construir a estrada de ferro Madeira Mamoré, recebiam seus soldos na moeda inglesa, ou seja, "Libra Esterlina” e que as moedas eram em ouro. Com medo de serem roubados, colocavam as moedas de ouro em “potes’ e enterravam na mata e mais, segundo Diz a Lenda, ao morrerem a fortuna ficava perdida, porque eles não falavam pra ninguém onde haviam enterrado.

 

********

A Lenda diz e não é mentira não... Suas almas apareciam em sonho para pessoas privilegiadas e pediam para que fosse desenterrar o “Pote” com as Libras Esterlinas, só que a pessoa para quem a alma (visagem) havia contado o local onde estava enterrada a fortuna, não podia contar pra ninguém e se contasse, quando desenterrava a “cabaça”, só encontrava cinza.

 

*******

A história do Município e da cidade de Porto Velho assim como a história de Rondônia, precisa ser mais bem contada pelos professores do sistema de educação.

*******

Como em Porto Velho qualquer um se diz historiador, quem sou eu pra contestar essas “aulas”!
 


Trem Vivo no aniversário de Porto VelhoSombrinha canta dia 4 em Porto Velho - Gente de Opinião

Depois de ser lançado na XVI Bienal Internacional do Livro do Rio, Trem Vivo, de autoria de Viriato Moura, Yêdda Borzacov e Samuel Castiel, será lançado em Porto Velho no dia em que o município completará 99 anos de criação.

Viriato Moura, autor do projeto editorial, é médico, comunicador conhecido em nosso meio e idealizador do Projeto Viva Porto Velho, Yêdda Borzacov é professora e historiadora, e Samuel Castiel, médico e músico; todos membros da Academia de Letras de Rondônia.

Segundo Viriato, a idéia de publicar um livro de ficção sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré decorreu do reduzido número de obras nesse contexto sobre a ferrovia dita mãe de Rondônia. Todos os seus autores vivem em Porto Velho há mais de meio século e vivenciaram um tempo em que a estrada ainda estava em operação. Os contos e as crônicas contidas na obra, de certo modo, envolvem a ferrovia e transmitem, segundo seu editor e um dos autores, aos significados da EFMM para os habitantes do passado da capital.

Trem Vivo  será lançado no dia 2  de outubro, às 20h30, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)