Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sonora Brasil apresenta Violas em Conceto no Sesc


Sonora Brasil apresenta Violas em Conceto no Sesc  - Gente de Opinião

A 19ª edição do Sonora Brasil apresenta na noite desta quarta feira 15, às 20 horas, no Teatro 1 do Sesc Esplanada o espetáculo musical “Violas em Concerto”. O Show Violas em Concerto é a atração da segnda noite do programa em Porto Velho. No palco Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ),dois estudiosos que contribuem com a divulgação do instrumento e provocam a ampliação de sua presença nos espaços destinados a música clássica desde a década de 1960, quando a viola começou a receber a atenção de compositores como Theodoro Nogueira.

As Violas Brasileiras são classificadas por singulares, caipiras, nordeste e em concerto. Para a mprogramação em Rondônia três foram incluídas na programação que traça um panorama da viola de cinco ordens e suas variantes que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas com práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.

A programação de amanhã dia 16, mostratará as ”Violas Singulares” e suas peculiaridades e referencias regionalizadas como a Viola de Cocho em Matro Grosso. A de Buriti em Tocantins e a do Fandango, ligada à cultura caiçara paranaense e do sul de São Paulo. Elas serão apresentadas por Sidnei Duarte (MT), Mauricio Ribeiro (TO) e Rodolfo Vidal (SP)

A Viola Caipira será a atração de sexta feira 17, encerrando a programação da 19ª edição do Sonora Brasil em Porto Velho. Considerada a viola que mais se projetou difundindo o repertório das duplas de cantadores da região Sudeste e que aos poucos foi sendo incorporada em outras formações ligadas a repertórios populares, a viola caipira será apresentada por Paulo Freire (SP) e Levi Ramiro (SP).

Gente de Opinião

Paulo Freire se destaca como contador de causos acompanhado de sua viola e possui a experiência ímpar de ter convivido com Mestre Manelim, no sertão do Urucuia (MG), onde teve contato com o universo da viola e dos causos mais autênticos das tradições do meio rural. Levi Ramiro, além de violeiro respeitado por sua técnica, é detentor de conhecimento raro sobre gêneros como o cateretê e o cururu, além de ser um construtor de viola de cabaça, instrumento que será apresentado durante o show.

SONORA BRASIL

Reconhecido como o maior projeto de circulação musical do país, cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial.
A formação de platéia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação músical

 


Lenha na Fogueira

Apareeceu uma luzinha no fim do túnel em relação a XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás - Arrial Flor do Maracujá.

*********

Hoje a direção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon participa de reunião na Casa Civil do governo estadual, para saber as propostas sobre a questão de apoio na montagem da estrutura de iluminação, arquibancadas, camarotes, tendas e sonorização do Arraial.

*******

Só depois dessa reunião, é que a Federon vai poder dizer realmente o dia do inicio do Flor do Maracujá 2016. Segundo o presidente Fernando Rocha independente do apoio ou não do governo estadual o Arraial vai acontecer. “Apenas esperamos a manifestação do governo a respeito da nossa solicitação que já deveria ter sido dada, infelizmente a culpa não é da direção da Sejucel e sim da burocracia que emperra o andamento dos processos”. Assim sendo, continua Fernando, tomamos a decisão de realizar o Flor do Maracujá com ou sem o apoiodo governo estadual. Só que caso esse apopio não saia vamos ter que cobrar ingresso”, finalizou Fernando.

*******

Vale salientar que se a Federon já disse que praticamente não depende do governo estaduial pára a realização do Flor do Maracujá o que está pegando então? Acontece e aí sim, pega seriamente na montagem das apreseantações, é a falta de posição da prefeitura de Porto Velho que até ontem não havia publicado o Chamamento Público convocando a empresa que vai administrar os recursos que serão repassados aos grupos para a confecção de suas indumentárias e cenários. “A falta desse repasasse sim, pode prejudicar a realização do Arrial”.

*******

Arquibancada, camarote e som a gente pode fazer parceria com as empresas que trabalham com esse tipo de equipamento e pronto. Agora sem recurso para comprar o material para a confecção de nossas indumentárias não tem como o grupo dançar.

*******

Internamente a direção da Federon já havia tomado a decisão de adiar o inicio do Flor do Maracujá para a primeira quinzena de julho. “De inicio está marcado o dia 14, mas, com a convocação do governo só podemos confirmar a data, após essa reunião de hoje”.

*******

Enquanto o Flor do Maracujá não chega, o jeito é aplaudir as apresaentações dos grupos folclóricos no ArraiaLeste que está bombando. A equipe coordenadora do evento está de parabéns pela organização. Os comentários por tudo quanto é barraca de comida típica., é que o AsrraiaLeste já derrubou o Flor de Cacto, tanto na qualidade das apresaentações folclóricas como na higiene pois, no canpo do JK -I não tem lama como tinha no Campo 1° de Maio onde foi montado o Flor de Cacto.

*******

A quadrilha do Moisés Rocha que está se apresaentando pela primeira vez este ano e representa o Conjunto Orgulho do Madeira tá fazendo o maior sucesso. Estreou no Flor de Cacto e levantou a galera no ArraiaLeste. A turma tá com vontade, deve participar das eliminatórias do Flor do Maracujá e será páreo duro.

*******

Quem anda meio calado é o segmento dos Bois Bumbás. Depois do licenciamento do Corre Campo, parece que a turma se acomodou, pois, a concorrencia fica mais parelhada. Com o Corre Campo quem quissesse realmente disputar o primeiro lugar, tinha que investir muito, para superar a qualidade do boi da família Castro Alves.

*******

Um grupo que estou sentindo que vem com tudo em busca do título este ano, é o Boi Marronzinho do Estêvam. O Bumbá da Vila Tuoio tá com uma equipe de primeira, os ensaiaos lotam todas as noites. Walci Notato e sua turma está botando pra quebrar. La vem o Boi do Estêvam derruabando tudo que encontra pela frente.

*******

Vamos para a reunião na Casa Civil. Amanhã com certeza terá novidade sobre o Flor do Maracujá!



 

Arraial Leste apresenta Desafio de Quadrilhas juninas

O ArraiaLeste depois de duas noites dedicadas ao segmento gospel, volta com as apresentações de grupos folclóricos filiados à Federon na noite desta quarta feira 16, com o encontro “Desafio das Quadrilhas da Zona Leste”. A idéia é apreentar numa só noite,Sonora Brasil apresenta Violas em Conceto no Sesc  - Gente de Opinião parte dos grupos de quadarilhas juninas que tem suas sedes na Zona Leste de Porto Velho. Para tornar as apresentações mais atraentes a coordenação artística do Arraial resolveu colocar em cheque a preferncia de cada agremiação, transformando o espetáculo num verdadeiro desafio. “Quem sairá na noite de hoje do ArraiaLeste com o título de mmelhor quadrilha da Zona Leste”, desafia Raimisso Correia.

Os grupos que estárão se apresentando são: Arrastapé de Santo Antônio, Os Caipiras do Madeira, Os Matutos do Socialista, Forte Príncipe, Estrela Divina e A Roça é Nossa.

O ArraiaLeste está montado no campo de futebol do bairro JK-I por detrás da paróquia de São Tiago. As apresentações folclóricas começam sempre a partir das 20 horas. Todas as noites após as apresentações dos grupos folclóricos, acontece show com as melhores bandas de forró de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)