Sexta-feira, 15 de agosto de 2014 - 05h11
Sonora Brasil homenagem ao criador das bienais de música
Quatro grandes grupos abrilhantarão a Mostra Sonora Brasil 2014, que neste ano acontece de 20 a 29 agosto em Rondônia. Quatro municípios do Estado receberão o projeto: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. A Mostra, que está em sua 16ª edição, apresentará nessa segunda etapa o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”.
O projeto, iniciado em 2013, circulou pelos estados das regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste com o tema “Tambores e Batuques” enquanto as regiões Sul e Sudeste homenageavam o compositor Edino Krieger. “Agora houve a inversão dos temas que foram escolhidos para o biênio 2013/2014. Quatro grupos distintos participam de cada tema” explica Ceiça Farias, coordenadora do projeto em Rondônia.
A Mostra Sonora Brasil é um projeto que tem como objetivo difundir o desenvolvimento histórico da música em todo o território nacional, onde se prioriza grupos que trazem as raízes musicais brasileiras. “Todos os trabalhos apresentados são de altíssima qualidade. Além de difundir a arte em diversas regiões do país, o projeto possibilita ao público o contato com a diversidade da música brasileira, contribuindo assim, para a formação de plateia” destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araújo Coelho.O Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.
Todas as apresentações em Porto Velho, que se iniciam no próximo dia 20, acontecerão sempre às 20h no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Quem abre essa temporada é o grupo Quinteto Brasília, um dos principais grupos de câmara da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopros em atividade no país.
Para todas as apresentações, a classificação é livre e a entrada, gratuita. Informações pelo telefone (69) 3229-6006 / Ramais 238/239. Confira toda a programação abaixo.
Porto Velho
Dia 20/08- Quinteto Brasília – DF
Dia 21/08- Octeto do Polyphonia Khoros - SC
Dia 22/08- Quarteto Belmonte - RJ
Dia 23/08- Duo Cancionâncias – RS/MS
Local: Teatro 1 Sesc Esplanada
Hora: 20h
Lenha na Fogueira
Porto Velho está abrigando dois grandes eventos culturais, o Festival de Cinema Curta Amazônia e o Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua.
*******
Ambos acontecem no mesmo horário e no centro da cidade, em ambientes perto um do outro. Enquanto o Encena na Rua acontece na praça das Caixas D’água ao ar livre, onde as pessoas podem apreciar os espetáculos teatrais de cima de arquibancadas.
*******
O Curta Amazônia oferece o conforto de uma sala com ar condicionado e a segurança de estar dentro do prédio da Universidade de Rondônia.
********
A diferença de um para o outro evento, é que a população de Porto Velho está mais acostumada com espetáculos ao ar livre e por isso comparece em maior número no Amazônia Encena na Rua.
********
Apesar do Levy ter conseguido reunir em seu festival, películas de primeira linha, o público não vem correspondendo às expectativas. Os produtores de um outro Festival de Cinema conseguem durante a realização do seu festival lotar o local onde os filmes são exibidos. Sabe por que? Porque consegue parceria com alguns colégio que enviam seus alunos todas as noite para assistir os filmes. A produção do evento se vira para colocar o transporte a disposição dos alunos.
*******
Isso é o que está faltando aos produtores do Curta Amazônia. Maior articulação junto aos diretores de colégios no sentido de liberarem por noite, determinada turma, cuja freqüência será marcada se o estudante comparecer a sala onde o Festival está sendo realizado.
********
Não estamos dizendo que um Festival é melhor que o outro, muito pelo contrário, pelo menos nesta 5ª edição, os filmes do Curta Amazônia são de primeira linha, toda noite tem uma película protagonizada por atores de ponta do cinema brasileiro e internacional.
********
Ta faltando apenas os cinéfilos prestigiarem as exibições comparecendo as salas onde o Festival está acontecendo.
********
Tenho certeza que ninguém vai se arrepender. Deixe de assistir por um dia as novelas e vá prestigiar as exibições dos filmes do Festival Curta Amazônia a partir das 20h00 no prédio da UNIR/Centro.
********
Você ainda pode se redimir da ausência durante a semana, pois, nesta sexta feira 15, acontece o encerramento do 5° Festival de Cinema Curta Amazônia. O festival que foi composto com 250 filmes. Hoje à noite o público será recebido nas escadarias da UNIR com a boa música da cantora Evelyn (foto).
********
O homenageado dessa quinta edição é o rondoniense, fotógrafo profissional, diretor de filmes, presidente da Associação Brasileira de Documentarista/Seção Rondônia, Luiz Brito, um incansável batalhador do audiovisual rondoniense, sempre presente e marcando presença nos empreendimentos culturais de Rondônia, com diversos trabalhos e diferentes olhares sob o ponto de vista profissional de suas lentes.
********
Hoje será entregue aos formandos do curso de Direção de Documentário, promovido pelo CANNE edição 2013, os certificados de conclusão e participação do referido curso.
********
Depois das homenagens e premiação o público presente poderá assistir novamente os laureados da quinta edição do Festival de Cinema Curta Amazônia/2014.
********
A cantora Evelyn vai se apresentar hoje à noite na escadaria da UNIR.
Migração haitiana como tema de mestrado será avaliada
O Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em História e Estudos Culturais da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) terá a primeira defesa de dissertação no dia 16 de agosto de 2014, às 19 horas, no auditório da UNIR-Centro, localizada na Av. Presidente Dutra, 2965, em Porto Velho.
O projeto de pesquisa do mestrando Geraldo Castro Cotinguiba, intitulado “Imigração haitiana para o Brasil: a relação entre trabalho e processos migratórios”, será avaliado pela banca constituída pelo orientador professor doutor Valdir Aparecido de Souza e pelos professores doutores Edinaldo Bezerra de Freitas, da UNIR, e Sidney Antonio da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
O trabalho é fruto de uma pesquisa que se iniciou em 2011 e tem como objetivo geral discutir o fenômeno das migrações e sua relação com o trabalho. O objetivo específico é analisar a migração haitiana para o Brasil entre 2011 e 2013 e refletir sobre a relação existente entre esse processo migratório e o trabalho enquanto uma constante da expansão capitalista e analisar, ao mesmo tempo, a questão da inserção social.
Conforme o autor, a pesquisa foi realizada por meio da etnografia – metodologia de pesquisa utilizada pela antropologia para coleta de dados, com observação participante e tendo como local de pesquisa a cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, Amazônia Ocidental, que conferiu ao estudo uma interdisciplinaridade entre história, sociologia e antropologia.
Na ocasião, a reitora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, discorrerá sobre a relevância do trabalho que será defendido.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando