Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Sucesso na abertura do Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca


Sucesso na abertura do  Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

Quem não é visto, não é lembrado!

*******

Esse é um dito popular, que caiu muito bem, durante a solenidade de abertura do Arraial Flor do Maracujá.

Sucesso na abertura do  Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de Opinião

********

Quem soube explorar bem esse “dito”, foi a equipe do prefeito Hildon Chaves que compareceu em massa. Gabinete, Funcultural Semdestur, Assistência Social estava tudo lá e em consequência dessa presença, os locutores oficiais da festa, não paravam de elogiar a prefeitura de Porto Velho “na pessoa do prefeito Hildon Chaves”

*******

Isso causou ciúmes, pois teve alguém, que alertou a coordenação, contestando tantos elogios ao prefeito “Parece que esta festa é só da prefeitura!”.

*******

Deixando as picuinhas de lado. O Flor do Maracujá, é realmente uma festa esperada pela população de Porto Velho. Pela primeira vez foi aberta numa segunda feira e para surpresa de todos, pelo menos as arquibancadas estavam lotadas.

*******

Segundo o especialista em montagem de arquibancada o Casa Grande, a estrutura montada no Flor do Maracujá comporta 5 Mil pessoas sentadas, “Se imprensar chega a 8 mil”.

Sucesso na abertura do  Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de Opinião

*******

Será que a Banda Rabo de Vaca foi a responsável pela presença maciça do público, ou foi o Grupo de Carimbó do CCI ou então a quadrilha junina Mocidade Independente de São José que veio de Humaitá (AM).

*******

Ou será que foi a cunhã poranga do Flor, nossa querida Bebel?

*******

Apesar do atraso. A solenidade estava marcada para começar as 20 horas e só começou após as nove e meia da noite. Alguns colegas da imprensa reclamaram, pois chegaram à Cidade da Cultura antes das 20 horas.

*******

Sinceramente, o grupo de Carimbó do CCI é realmente um verdadeiro espetáculo, tanto de coreografia como na indumentária. As “Meninas” do CCI estavam todas de saia rodada lilás, confeccionadas especialmente para aquela apresentação. Da gosto ver o grupo dançando carimbo. Parabéns!

*******

Outro espetáculo foi a apresentação da quadrilha de Humaitá comandada pelo Nam. Pra quem não sabe o Nam já foi secretário de cultura em Humaitá, aliás, foi na gestão dele que começou o movimento folclórico na cidade amazonense, no seu tempo tinha até grupo de Ciranda. Hoje a festa folclórica de Humaitá é uma das melhores no sul do Amazonas. E a cantora que veio com a Mocidade, pense numa voz maravilhosa.

********

Sucesso na abertura do  Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Agora a festa está a pleno vapor. O Diário da Amazônia, está com sua equipe todas as noites cobrindo os acontecimentos do Arraial como um todo. Inclusive, o diretor comercial Paulinho criou uma página especial sobre o Flor, que será publicada todos os dias. É só fotos dos grupos folclóricos. Enquanto isso, as matérias você lê aqui na página do Zekatraca.

*******

O presidente da Federon Fernando Rocha não ficou satisfeito com a ausência da maioria dos grupos filiados à entidade na abertura do Flor. Quem não atendeu o apelo do presidente, com certeza ficou arrependido, pois a festa teve a cobertura de todos os canais de televisão de Porto Velho. Quem não foi ficou fora da mídia.

********

Fui informado que uma entidade, convocou seus associados e recomendou que não fossem prestigiar a festa da Federon. Foi mal em presidente!

*******

Hoje a briga (no bom sentido), com certeza será bastante acirrada. Pois os grupos estarão concorrendo ao direito de quem será o representante do movimento quadrilheiro de Rondônia nos eventos promovidos pela Confederação Brasileira de Quadrilhas – Confebraq que vão acontecer durante o ano todo em vários estados.

*******

O concurso vai escolher o melhor Casal de Noivos, Melhor Rainha adulta e Melhor Rainha da Diversidade. Praticamente todas as quadrilhas se inscreveram.

*******

Vamos nessa que o Flor do Maracujá tá apenas começando!


Sucesso na abertura do  Arraial Flor do Maracujá - Por Zekatraca - Gente de Opinião


Sucesso na abertura do

Arraial Flor do Maracujá

A direção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon se surpreendeu com a quantidade do público que prestigiou a abertura da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.“Esta comprovado que o For do Maracujá é amado pela população de Porto Velho” comentou o presidente Fernando Rocha apontando para as arquibancadas parcialmente lotadas.

A solenidade de abertura começou por volta das 21h30 com o cerimonialista Moisés Rocha convidando as autoridades presentes para o centro da arena de dança: Prefeito Hildon Chaves, Superintendente da Sejucel Rodnei Paes, Deputado estadual Léo Moraes, Promotor Héverton Aguiar, Presidente da Funcultural Ocampo Fernandes, a Cunhã Poranga do Flor Bebel e o presidente da Federon Fernando Rocha.

O Procurador Hérveton Aguiar considerado pelos folcloristas como “Padrinho” do Arraial 2017, alertou a direção da Federon assim como o prefeito e o governo estadual, que o Flor do Maracujá precisa ser tratado com mais carinho. “Os grupos não podem ficar a mercê da burocracia governamental, assim como devem procurar se organizar e firmar parceria com os órgãos públicos com bastante antecedência para evitar o que está acontecendo agora, quando o fechamento de apoio e patrocínio financeiro só foi confirmado há poucos dias”. Rodnei Paes representando o governador informou que o espaço que agora passou a se chamar Cidade Cultura, foi passado para a administração da Sejucel. “Isso quer dizer que a partir de agora, os eventos do tipo Flor do Maracujá, desfile de escola de samba, rodeios etc, passam a contar com um local fixo que é aqui na Cidade da Cultura”.

Léo Moraes em nome do presidente da ALE Maurão de Carvalho e do seu colega Jesuíno Boabarde disse que sempre estará com as portas de seu gabinete aberto para atender as reivindicações dos segmentos culturais.

O prefeito Hildon Chaves concordou com as palavras do Promotor Héverton e confirmou que o Flor do Maracujá de 2018 começa no dia 17 próximo. “Viu Fernandão, vamos transformar esse evento num produto comerciável. O Maracujá tem que ser vendido por grandes empresas porém para que isso aconteça é preciso que a Federon trate o Arraial com profissionalismo. Estamos dispostos a participar dessa transformação", disse o prefeito.

Fernando Rocha concordou com o prefeito e agradeceu a participação do Dr. Héverton. “Creia Dr. Héverton o senhor é considerado dentro do movimento folclórico como grande parceiro. Prefeito, vamos sim, transformar esse Arraial num produto dos mais valiosos. Este ano já conseguimos patrocínio de uma grande empresa no caso a Marquise e para os próximo vamos, com o apoio de todos vocês conseguir muito mais. Declaro aberta a 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá!​

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)