Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Suíte do Balé Quebra Nozes no Teatro das Artes


História do Balé Quebra Nozes

Suíte do Balé Quebra Nozes no Teatro das Artes - Gente de Opinião

O Grupo Diz Farsa com o apoio da Funcultural de Porto Velho, vai apresentar nos dias 26 e 27 deste mês, ou seja, quarta e quinta feira próxima, no Teatro Palácio das Artes Rondônia a Suíte do Balé Quebra Nozes.

O espetáculo em Porto Velho está sob a responsabilidade da coreografa Cléa Rocha. Os convites estarão à disposição do público uma hora antes do inicio do espetáculo na bilheteria do Teatro e para ser retirado é necessário se levar 1 kg de alimento não perecível. O Arrecadado será doado ao hospital do Câncer de Barretos/PVH. Informações pelo telefone 9285-5911

Este espetáculo é um dos três balés criados pelo compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky. Ele foi levado aos palcos no dia 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky,em São Petersburgo, na Rússia. A história se passa durante o Natal. Jans Stahlbaum, prefeito da cidade e também um respeitado médico, oferece aos amigos e familiares uma inesquecível festividade natalina.

Clara e Fritz, seus filhos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense das crianças. Ele distribui presentes para todos, e reserva à afilhada uma dádiva especial, um quebra-nozes, que deixa a garota encantada. O boneco traja uniforme de soldado, e chama a atenção de Fritz.

O menino logo arrebata o brinquedo da irmã e, desajeitado, o quebra, deixando Clara desolada. Mesmo assim seu padrinho lhe garante que tudo será resolvido. A festa chega ao final e os convidados vão para suas casas.

Clara também vai dormir, mas subitamente ela desperta e percebe que seu Quebra-Nozes encantado agora adquiriu vida própria. Mas a alegria não dura muito; de todas as partes surgem ratos terríveis, liderados pelo Rei dos Ratos. O brinquedo animado imediatamente enfrenta este exército, defendendo a menina. Os animais são derrotados e levam embora o rei ferido.

Logo depois um antigo encanto se rompe e o Quebra-Nozes vira um príncipe, que parte ao lado de sua nova amiga, viajando por uma paisagem mágica, a Terra da Neve, na qual se deparam com flocos de neve que bailam. Depois vão para a Terra dos Doces, sendo recepcionados pela Fada Açucarada e seus companheiros, Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipans, Mamãe Bombom e seus polichinelos, e Gotas de Orvalho com suas Guirlandas de Flores.

Neste reino encantado o outrora Quebra-Nozes narra suas desventuras; ele e Clara são recompensados, ao fim da história, com diversas delícias oferecidas pelos simpáticos personagens. Eles também dançam para os dois. No final, Clara desperta e então se dá conta de que tudo não passou de um sonho. Mas os feitos extraordinários vividos nesta Noite de Natal, mesmo no universo da imaginação, permanecerão para sempre em sua memória.(Fontes: http://www.vetorial.net/~mmartinatto/links/rep/quebranozes.htm)


Lenha na Fogueira

Começou a temporada de Balé em Porto Velho. Desde o final da semana passada, a programação do Teatro Palácio das Artes Rondônia está voltada para as apresentações das academias ou escolas de dança de Balé.Gente de Opinião

*******

Amanhã dia 26, o Grupo Diz Farsa dirigido pelo meu amigo Ruimar, apresenta,“A Suíte do Balé Quebra Nozes” a partir das 20h00. Na realidade a direção do espetáculo é da coreógrafa Ana Cléa Leandro Rocha.

********

Cléa como é mais conhecida a coreógrafa, é uma baluarte da dança clássica em Rondônia, em especial em Porto Velho onde já apresentou entre outros espetáculos de Balé. Dom Quixote, A Bela Adormecida e O Guarani.

********

Na programação de quarta e quinta feira no teatro Palácio das Artes Rondônia, também consta o Amazônia em Festa cujo objetivo, é valorizar a nossa região, enfocando a importância da sua preservação.

*******

Para ter direito a assistir a Suíte do Quebra Nozes, é preciso trocar 1 kg de alimento não perecível pelo ingresso, uma hora antes do espetáculo começar.  A troca pode ser feita na bilheteria do Teatro. Parte da arrecadação será destinada ao Projeto -“Oncopediatria” do Hospital do Câncer de Barretos/Porto Velho.

********

A Funcultural de Porto Velho está apoiando o evento que com certeza será coberto de sucesso.

*******

Já viu como a Funcultural de Porto Velho, leia-se presidente Marcos Nobre Júnior, está apoiando vários projetos culturais que estão sendo realizados na capital de Rondônia. Até a turma que se apresenta no Mercado Cultural de segunda a sábado, após cinco anos, mendigando alguns trocados para se apresentar, agora conta com o apoio da Funcultural. Muito bom a administração atual da entidade cultural do município de Porto Velho. 

********

Inclusive, nesta quarta feira dia 26 será inaugurado o Espaço Béra – Espaço da Cultura Beradira na sede da Funcultural a rua Elias Gorayebe com a D. Pedro II. Todos estão convidados. A solenidade está marcada para começar às Sete Horas da Noite com show musical do Sandro Bacelar e teatral com a apresentação da peça “Pássaro Fora do Ar” e o lançamento do Selo alusivo ao Centenário de Porto Velho pelos Correios e ainda vai ter apresentação da Banda Beradelia.

********

Enquanto isso, a hipocrisia anda tomando conta de algumas entidades políticas de Rondônia. Tem delas que fez campanha no segundo turno pedindo voto para o Dr. Confúcio Moura e agora, depois dos últimos acontecimentos, Corre pra Platéia convidando para (disque), lavar a escadaria do palácio Presidente Vargas. Pura hipocrisia. Quem for gastar seu sabão e vassoura nessa “palhaçada” vai estar do lado daqueles, cujo grande problema é sofrer de NA ou seja, Necessidade de Aparecer.

********

Não estamos aqui defendendo seja lá quem for, pois somos de acordo, que quem errou, desviando o erário público, tem mais é que ser preso. Agora querer aparecer por aparecer. Aí já demais.

*******

Quer ver uma coisa: Qual a moral que alguns membros da atual legislatura da Assembléia Estadual têm para pedir o impechaman do governador?

********

Primeiro que muitos dos deputados que ainda estão batendo ponto na ALE, foram vítima da Operação que deu origem a Platéia que foi a Termópilas cujo processo ainda está mais que aberto, basta lembrar que o ex presidente ainda encontra-se recolhido.

*******

Então meus amigos leitores, é preciso ficar de olho e não cair na cilada dos aproveitadores.

*******

As únicas ações que podemos acreditar de verdade são as da Policia Federal e do Ministério Público o resto é pura hipocrisia!


Dalton Trevisan lança reunião de contos inéditos

Quadragésimo sexto livro de Dalton Trevisan, O beijo na nuca reúne 48 contos e marca o retorno do mestre do conto brasileiro a histórias maiores. Título ao mesmo tempo irônico e revelador, mescla as histórias trágicas e apaixonantes que se repetem ao longo do livro, mas também servem, em parte, como imagem para a linguagem incisiva e veloz do consagrado autor. Dalton ficcionaliza o desventurado ciclista, o desgracido atropelado. O enigmático Sinbad e suas aventuras. E sem abandonar seus bons e velhos personagens, o tradicional coronel. Reconhecido mundialmente, traduzido para muitas línguas e objeto de incontáveis estudos, Dalton Trevisan volta aos contos maiores e com mais lirismo em O beijo na nuca.

Dono de um estilo único, sintático e sugestivo, recebeu os principais prêmios literários para autores de língua portuguesa, como o Prêmio Camões (2012); Machado de Assis (Academia Brasileira de Letras, 2012) pelo conjunto de sua obra; Prêmio Portugal Telecom 2003 com Pico na veia; Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional 2008 por O maníaco do olho verde e o Prêmio Jabuti. 

Sua obra está publicada em vários países, entre eles, Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina, Portugal e Holanda. Na Hungria, alguns de seus contos inspiraram uma série de televisão. No Brasil, Trevisan teve textos adaptados para o cinema (Guerra conjugal, em 1975) e para a televisão.

O beijo na nuca

Dalton Trevisan

144 páginas / 14 x 21 cm

R$ 32,00

Grupo Editorial Record / Record

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)