Quinta-feira, 22 de julho de 2010 - 06h26
Hoje é a vez do grupo O Imaginário apresentar o Limpador de Placas
O Festival Amazônia Encena na Rua, que está acontecendo todas as noites na praça das Caixas D’água em Porto Velho, tem reunido muitas pessoas em torno da estrutura metálica que serve de referencia das apresentações teatrais que estão acontecendo.
A noite da última terça feira 20, começou com a performance do Palhaço Afonso Xodó personagem do diretor e ator Léo Carnevale do Rio de Janeiro. Afonso Xodó um falastrão de primeira linha, brindou os presentes com números de ilusionismos muito bem desenvolvidos, contando com a participação de algumas pessoas da platéia que aplaudiu calorosamente o espetáculo “Pulitrica”. De imediato Afonso Xodó retira a maquiagem de palhaço e dar lugar ao mestre de cerimônia Leo Carnevale que anuncia o show da Renata que entra vestida de freira e envolve todos com um super espetáculo de transformismo lembrando para alguns o desfile da escola de samba carioca Unidos da Tijuca ao trocar de figurino em segundos.
A noite estava apenas começando, ou apenas preparando o público para a apresentação do grupo Os Tawera representante de Palmas/TO, que colocou em cena o espetáculo “Coração de Menino”. Tudo acontece com o Vô Mundico, um ex palhaço de circo, que vive com suas lembranças na casa de sua filha. Ao ver seu netinho chorando por não ganhar um navio de controle remoto, o velho Mundico começa a contar sua história e de tantos outros palhaços de circo do Brasil para seu neto Tebas Grego. O grupo entre outras atrações mostrou o Vô Mundico exercendo a atividade de ventríloquo uma faceta onde o ator dá voz ao boneco sem que ninguém perceba, apesar de estar frente a frente com a platéia. “Há muito tempo não via um ventríloquo tão perfeito como esse Vô Mundico” comentava o ator Cláudio Vrena. No desenrolar dos ensinamentos passados ao seu Neto Mundico chegou a emocionar muitos expectadores, com suas lições de vida. “Esse cara é muito bom” elogiava o produtor cultural Jesuá Johnson.
Chicão Santos diretor do grupo O Imaginário realizador do Festival, nos confessou que estava ansioso para assistir o próximo espetáculo “Hoje Sou Um, Amanhã Serei Outro” apresentado pela Cia Vitória Régia de Manaus. Não perdeu seu tempo pois, apesar do texto ser difícil e ainda mais para uma apresentação em praça pública, o grupo agradou em cheio a platéia que estava na praça das Caixas D’água. Assim foi mais uma noite do Festival Amazônia Encena na Rua.
Amanhã sexta feira, começa em Guajará Mirim o 1º Arraial Pérola da Fronteira, uma realização do Davino Serrati.
*******
Entre tantas atrações que estarão se apresentando no Bumbódromo da Pérola do Mamoré.
******
Destacamos o show da Quadrilha “Os Caipiras do Rádio Farol” 1ª colocada no Flor do Maracujá e 6º colocada no Festival Nacional de Quadrilhas.
*******
Davino também está anunciando show com a banda Piolho de Cobra.
*******
O Arraial Pérola da Fronteira acontece até domingo dia 25.
*******
O secretário Jucélis e a gerente de cultura da Secel Bebel Silva prestigiam a abertura da festa do Davino nesta sexta feira.
*******
Hoje o José Monteiro e equipe, começam fiscalização nos Pontos de Cultura de Rondônia.
*******
Inclusive, ele solicita através dessa coluna, que os dirigentes dos Pontos de Cultura do estado de Rondônia, estejam com a documentação organizada para facilitar o trabalho dos auditores.
*******
Uma equipe comandada pelo próprio Monteiro fiscaliza os Pontos de Cultura dos municípios e cidades que ficam pro lado de Vilhena.
*******
Outra equipe comandada pelo Gelson fiscaliza os Pontos de Cultura dos Vale do Jamari e do Mamoré, ou seja Ariquemes, Machadinho e Guajará Mirim.
*******
Por falar em Arraial de Guajará Mirim.
******
Fomos informados por fontes fidedignas, que os Bois Bumbás de Guajará não estão querendo que o Arraial do Davino seja montado no Bumbódromo, alegando que a realização do evento vai prejudicar a montagem da estrutura do Duelo da Fronteira que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de agosto.
*******
Vale salientar, que o Arraial da Fronteira termina no próximo dia 25 o que quer dizer, que sobrarão 18 dias para a BIA montar a estrutura da festa dos bumbás.
*******
Por falar em folclore, a participação das quadrilhas Rádio Farol e JUABP no Festival Nacional de Quadrilhas que aconteceu em Rio Branco (AC) no final da semana passada, está dando o que falar.
*******
Principalmente depois que um canal de televisão mostrou as apresentações dos grupos de Pernambuco e Tocantins que ficaram em 1º e 2º lugar respectivamente.
*******
Acontece que alguns dirigentes de quadrilhas de Porto Velho, também marcaram presença em Rio Branco e viram que os grupos campeões, mais os grupos de Brasília e Rio Grande do Norte, não colocam em seus brincantes, indumentárias tão fora dos padrões que regem uma quadrilha caipira.
*******
Viram que enquanto alguns grupos de Porto Velho utilizam na maquiagem de suas personagens, rimel e até purpurina.
*******
Os grupos dos estados citados e que ficaram nas melhores colocações, usam em suas maquiagens, principalmente dos cavalheira. A CURTIÇA QUEIMADA para fazer BIGODE E COSTELETA e as moças utilizam tranças e tiaras para prender o cabelo e mais o famoso LAÇO DE FITA ingrediente utilizado por qualquer moradora de cidades do interior brasileiro.
*******
O tecido dos vestidos ainda é feito com o tecido Chita enquanto que aqui a turma utiliza Cetim.
*******
Viram que as quadrilhas vencedoras do Festival Nacional mesclam o estilo “Evoluído” com o Tradicional enquanto que em Porto Velho a maioria dos grupos, só se apresentam no estilo “Evoluído” o que fere a tradição.
*******
Tá o maior “rebu” na Federon essa discussão.
*******
O Zé Monteiro é quem está gostando, pois segundo artigo publicado nesta página, na edição de terça feira, ele chama a atenção para a falta de respeito para com a tradição da brincadeira de quadrilha em Porto Velho.
*******
Para encerrar.
*******
Vejam a programação da Casa da Cultura Ivan Marrocos para este final de semana.
*******
Local: Casa da Cultura Ivan Marrocos
*******
Data da abertura: 23 de julho de 2010
*******
Horário: 20h30
********
Arte Interior
*******
Expositores:
********
Deny Hardaya -Guajará Mirim
*******
Denis Coransil - Ji-Paraná
*******
Regina Vilas Boas - Ji-Paraná
*******
E Osmar Sanches - Ji-Paraná
*******
Vamos nos encontrar na praça das Caixas D’água durante o Festival Amazônia encena na Rua hoje a partir das 19h00 .
SHOW
Entre Rios no Amazônia das Artes
O espetáculo Musical “Entre Rios”, com os cantores e instrumentistas Elisa Cristina, Zezinho Maranhão, Bira Lourenço, Catatau, Remis Michel, Alex Almeida e Geimes de Rondônia; mais os cantores Euterpe/TO, Zezinho Correia/AM, vai abrir a “I Mostra SESC Amazônia das Artes”.
O espetáculo de abertura vai acontecer a partir das 20h30, do dia 31 de julho, na quadra do Sesc Esplanada em Porto Velho/Ro com entrada franca. De acordo com release distribuído pela coordenadoria de cultura do Sesc, “Entre Rios”, é um espetáculo musical que passeia por canções que falam da diversidade Amazônica retratando seu povo e suas lendas, unindo importantes nomes da música nortista. O espetáculo convida o público a um passeio visual e sonoro aproximando cada um dessa esfera tão rica que permeia a realidade Amazônica. A seleção dos artistas mostra a preocupação da coordenação do programa, em colocar para o público, o que a Amazônia tem de melhor em se tratando de composições que falam da diversidade regional. A Mostra Sesc Amazônia das Artes é uma parceria do Sesc Rondônia com os Sesc’s da Amazônia Legal, Piauí e Departamento Nacional do Sesc. “A realização da I Mostra Sesc Amazônia das Artes, viabiliza a circulação de obras de Arte, buscando a descentralização e valorização das atividades de cultura na Região Norte”, disse Fabiano Tertuliano
Durante os nove dias da programação, acontecerão espetáculos de teatro, dança, música, cinema e artes plásticas da região Norte, Mato Grosso e Piauí. Toda programação será realizada na unidade do Sesc Esplanada sempre com entrada franca:
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando