Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

TEATRO DE RUA: Amazônia Encena sai de cena com sucesso


 

TEATRO DE RUA: Amazônia Encena sai de cena com sucesso - Gente de Opinião



Por Silvio M. Santos

O público prestigiou as apresentações teatrais nos dez dias do festival

Domingo passado, ultimo dia do Festival “Amazônia Encena na Rua”, levou a praça das Caixas D’água, o maior público registrado durante os dez dias do evento. Em clima de despedia, o público aplaudiu as apresentações dos artistas que viveram de vários estados brasileiros, participar da produção do grupo O Imaginário dirigido pelo ator e diretor Chicão santos e pela atriz e diretora de teatro Zaine Diniz. 17 grupos apresentaram 23 espetáculos que variavam entre comédia, drama e humor sem deixar de lado as performances de danças, transformismo e até dublagem que o mestre cerimônia Leo Carnevale colocava para preencher os intervalos entre a apresentação de um grupo e outro.

Foi a terceira edição do Amazônia Encena na Rua e talvez pelo sucesso de público, algumas pessoas não se sentiram a vontade e até reclamaram da falta de estrutura da praça que não tem banheiro e a iluminação (da praça) é péssima, mesmo assim o grupo O Imaginário estimou durante os dez dias do evento a presença de mais de 20 Mil expectadores. “Isso mostra que o público de Porto Velho gosta de bons programas”, disse Chicão Santos.

Durante as apresentações tivemos a certeza que a produção artística de Porto Velho é tão boa quanto a do restante do país, pois, os espetáculos apresentados pelos grupos de Porto Velho como o próprio O Imaginário, Sentido e o Raízes do Porto que foram calorosamente aplaudidos e elogiados pelo público.

A última noite pode ser considerada a noite dos espetáculos que tinham alguma coisa a ver com “Boi”, já que o Raízes do Porto apresentou “Tira a Canga do Boi”, o grupo Xama de São Luis Maranhão contou “A Lenda do Boi” e a Lenda “Catirina e Pai Francisco” que tem tudo a ver com o Auto do Boi Bumbá. A diferença da noite foi registrada através da performance do grupo Coletivo Teatro da Margem de Uberlândia Minas Gerais que colocou vários atores espalhados em pontos estratégicos da praça, provocando a reflexão do público para temas do cotidiano que muitas vezes passam despercebidas ou que não temos coragem de realizar. Assim enquanto uma atriz imobilizada numa cadeira exibia uma placa “Xinguem-me” outro ao lado de um balde com água instigava pedindo para ser “refrescado”, num outro canto estava uma atriz com a placa “Sinta-se abraçado”. Essa produção é do professor Narciso Telles considerado sumidade no meio teatral brasileiro. “O que queremos é instigar o sentimentos das pessoas”.

Encerrando com chave de ouro a terceira edição do Amazônia Encena na Rua O Imaginário proporcionou ao público de Porto Velho e aos integrantes dos grupos teatrais dos demais estados brasileiros que marcaram presença no Festival, espetáculo com o grupo de Boi Bumbá Corre Campo que finalizou colocando todo mundo para dançar no ritmo da toada de boi bumbá.

“O Encena na Rua volta a ser apresentado no mesmo período em 2011, provavelmente na praça da Madeira Mamoré” disse Chicão Santos agradecendo a todos que colaboraram e prestigiaram as apresentações do Festival na praça das Caixas D’água.

 

TEATRO DE RUA: Amazônia Encena sai de cena com sucesso - Gente de Opinião
TEATRO DE RUA: Amazônia Encena sai de cena com sucesso - Gente de Opinião



 

Tem um ditado que diz: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”

*******

Não sei se a frase cabe no caso do Felipe Massa/Ferrari/Fernando Alonso.

********

Na minha humilde opinião, o que faltou, foi personalidade por parte do piloto brasileiro. O resto é conversa pra boi dormir!

*******

É como o chargista Zoghbi colocou no jornal de ontem: “Morro de Saudades do Airton Sena”! E eu também!

******

Por falar em personalidade.

******

Se houvesse eleição para escolher a personagem cultural do ano.

******

Com certeza, Chicão Santos junto com todos do Grupo O Imaginário seria escolhido por unanimidade.

******

O que essa turma realizou durante toda semana passada, foi algo que Porto Velho jamais tinha visto.

******

A 3ª Edição do Amazônia Encena na Rua foi a melhor entre todas já realizadas.

*******

Tanto pela qualidade das peças apresentadas, como pelas Oficinas oferecidas gratuitamente ao público interessado.

*******

Oficinas que contaram com oficineiros do naipe de Amir Haddad, Leo Carnevale, Ana Carneiro, Mara Leal, Victor Pietro, Narciso Telles, Cláudia Regina e Diego Batista.

*******

Foram dez dias de muita arte e cultura oferecida de graça para o público de Porto Velho.

*******

17 Grupos de vários estados entre eles: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e é claro Rondônia.

*******

TEATRO DE RUA: Amazônia Encena sai de cena com sucesso - Gente de Opinião



23 espetáculos, fora as intervenções encaixadas de ultima hora.

******

O Festival de Teatro de Rua “Amazônia encena na Rua”, segundo seus coordenadores recebeu nos dez dias de sua realização um público estimado em mais de 20 Mil expectadores que aplaudiram as performances na praça das Caixas D’água em Porto Velho.

*******

O bom disso tudo foi que a Caixa Econômica principal patrocinadora do evento através da Superintendência Regional já garantiu os recursos para a realização da 4ª edição que vai acontecer em 2.011.

*******

Outro ganho, além da participação da população, foi a vinda a Porto Velho da diretora financeira da Funarte Viviam Rosa Reis.

*******

Viviam com certeza, vai colocar em seu relatório que o Festival de Teatro de Rua “Amazônia Encena na Rua” é sucesso.

*******

Com isso, esperamos que ela recomende ao Presidente Funarte Sergio Mamberti que disponibilize mais recursos para a realização do próximo evento. Este ano a Funarte entrou apenas com R$ 40 Mil.

*******

Puxando a brasa para nossa sardinha:

*******

Os grupos de Porto Velho (todos) que se apresentaram durante o Festival foram elogiados, tanto pela platéia, como por integrantes dos grupos de outros estados.

******

O Imaginário com o ator Chicão Santos apresentando “Limpador de Placas”.

******

A performance da transformista Renata. Grupo Corpo em Movimento.

*******

Grupo Sentido com o espetáculo “Se ao menos eu pudesse ver o sol” um show da Theo Nascimento

******

E o Grupo Raízes do Porto com a peça “Tira a Canga do Boi”, um espetáculo super bem produzido e dirigido pela Sueli Rodrigues.

******

Entre os grupos de outros estados, destacamos o grupo de Belém Pará In Bust Teatro de Bonecos com a peça “Fio de Pão, A Lenda da Cobra Norato”.

*******

O palhaço Afonso Xodó do ator Leo Carnevale, o amigo André que juntamente com seu filho foi show com o espetáculo “Dados Variáveis”, sem esquecer a Guadalup de Montserrat e aquele palhaço que de vez em, quando entrava em cena ensinava a gurizada boas maneiras.

******

Teve de tudo do Encena na Rua deste ano.

******

Até o Boi Bumbá Corre participou da festa ao se apresentar domingo na festa de encerramento de mais uma edição do Amazônia Encena na Rua.

*******

Se você está pensando que o grande momento cultural de Porto Velho acabou, esta redondamente negando.

******

Vamos apenas descansar até quinta feira, pois já na sexta feira dia 30 vamos ter o espetáculo musical do violonista clássico Carlos Bica

******

Carlos Bica um gaúchos dos bons vai se apresentar no Teatro Um do Sesc Esplanada sexta feira no Cesta Musical do SESC.

******

A partir de então entra em cena o SESC Amazônia das Artes que fica em cartaz com vários espetáculos até o dia 8 de agosto.

******

E depois tem Guajará Mirim com o Duelo da Fronteira e muito mais cultura.

******

Tá bom!

 

TEATRO DE RUA: Amazônia Encena sai de cena com sucesso - Gente de Opinião

 Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)