Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero


Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de OpiniãoO ator e diretor do Grupo O Imaginário que tem sede em Porto Velho-RO, Chicão Santos passou o dia de ontem 27, no Rio de Janeiro, participando de uma mesa de debate no Seminário de Artes Públicas - Ano Zero, organizado e realizado pelo grupo “Ta na Rua”. “Estou aqui no Rio de Janeiro representando nossa Amazônia no Encontro de Artes Públicas. É uma demonstração do trabalho do O Imaginário”, informou Chicão direto do espaço do Seminário.

O Seminário foi realizado com o apoio da Funarte e coordenação do Grupo “Tá Na Rua” que tem a frente nada-mais nada-menos que Amir Haddad o mago do teatro de rua no Brasil.A respeito do evento Amir divulgou o seguinte:

Há uma arte latente em toda a cidade que não se manifesta totalmente (em sua totalidade) por acharmos que a arte só pode se manifestar nos espaços para ela destinados. Assim há uma arte imanente e pulsante na vida e no convívio urbano que não se manifesta livremente por que tem de, necessariamente, ser encaminhada para o local a ela destinado, determinando muito de sua forma e, principalmente, de seu conteúdo. A essa possibilidade e manifestação humana espontânea na vida das cidades queremos chamar de Arte Pública: Arte Pública é aquela que se manifesta em toda e qualquer parte da cidade, para todo e qualquer público, sem discriminação de nenhuma espécie e que não se compra e não se vende.

Sua vocação e natureza é deixar-se devorar pelo espectador com que dialoga, e obedece ao impulso da mais generosa capacidade de doação do ser humano. Arte, portanto, é, por natureza do ser humano, obra pública feita por particular. Só se privatiza nos últimos 400 anos, obedecendo à ética desenvolvida pelo pensamento mercantilista da burguesia capitalista protestante, mas não perde sua natureza pública, apenas a traveste em necessidade individualista, egótica, voltada para o mercado.

O homem caminha para sua possibilidade pública, abafada por alguns séculos, mas agora insuflada pela necessidade absoluta de organização mais que perfeita das relações que se estabelecem entre o público e o privado. Qual é o equilíbrio possível? Estaremos perto disto? Longe disso?

Levantar a questão da Arte Pública e tentar discuti-la também publicamente, é começar a buscar em nós mesmos as ferramentas necessárias para a buscar novas possibilidades, ou  pelo menos contribuir para  isso. O futuro só acontece no presente.

Esta talvez seja a justificativa mais forte e determinante para a organização de um seminário para discutir estas questões e outras correlatas. Será apenas o inicio, mas poderá abrir espaços e perspectivas enormes para vivermos urbanamente, em comunidade. (Amir Haddad)



Diz o dito popular: Quem foi rei sempre será majestade!

*********Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de Opinião
Aliás, Rei é rei o resto é súdito. No Brasil temos dois reis. Pelé o Rei do Futebol e Roberto Carlos que no inicio era apenas o Rei da Jovem Guarda e com o envelhecimento da Jovem Guarda passou a ser o Rei de todos os brasileiros.

*********
Só pra você sentir o quanto o reinado do Roberto Carlos é poderoso, basta lembrar que há muito tempo ele não lançava disco e de repente, surge com um CD com apenas quatro músicas.

*********
No tempo que ele era apenas o Reio da Jovem Guarda um disco (de vinil) com apenas quatro músicas, era chamado de “Compacto Duplo”.

*********
Pois esse Cedezinho que acho que é o primeiro com apenas quatro músicas, lançado comercialmente no Brasil, está batendo todos os atuais recordes brasileiros de vendagem e de divulgação em rádios e outros meios de comunicação.

*********
O CD com as quatro músicas já vendeu mais de HUM MILHÃO de cópias em menos de um mês do seu lançamento. Tudo por conta a música “Esse Cara Sou Eu”.

*********
Pois é, tudo porque Roberto Carlos canta em suas canções, o verdadeiro romantismo, canta o amor puro coisa que os demais cantores brasileiros não fazem.

********
Sem coreografias sensuais, sem apelo sexual, fato constante nas letras do chamado “Sertanejo Universitário”

*********
Onde só escutamos os teretete, vem que te pego, assim você me mata, e os tchum. Tudo insinuando ou convidado a ótima prática do ato sexual, mas, que não contribuiu em nada para a formação moral da juventude, muito pelo contrário, incentiva as “cachaçadas” e as “baladas” onde o consumo de droga é o que mais rola. Apesar de suas letras instigarem ou serem um convite a se praticar sexo, o que mais se nota são os jovens primeiro se acabando nas drogas o que casa muito bem com o refrão das músicas: Aí se eu te pego; Assim você me mata... E vai matar mesmo!

********
Roberto Carlos chegou dizendo que é o cara, fazendo confissões de amor à mulher amada e pronto, o Brasil todo aderiu a onda. Aliás, o brasileiro está redescobrindo o amor verdadeiro, o amor que conquista a mulher através do romantismo, das declarações poéticas.

*********
A Globo de algum tempo pra cá vem tentando mostrar ao público noveleiro, que temos músicas de boa qualidade, não deu certo. Até que na novela passada resolveu colocar na trilha as músicas de consumo.

*********
Aí de repente a Glória Perez autora da novela “Salve Jorge” solicita uma música ao Rei Roberto Carlos e ele compõe “Esse Cara Sou Eu”

**********
O cara que pensa em você toda hora/Que conta os segundos se você demora/Que está todo o tempo querendo te ver/Porque já não sabe ficar sem você/E no meio da noite te chama/Pra dizer que te ama/Esse cara sou eu.

 

**********
O cara que pega você pelo braço/Esbarra em quem for que interrompa seus passos/Está do seu lado pro que der e vier/O herói esperado por toda mulher/Por você ele encara o perigo/Seu melhor amigo//Esse cara sou eu...

***********

O CD conta ainda com mais três música, “Furduncio” que também está na novela “A Mulher Que Eu Amo” e “A Volta”


**********
Esperamos que depois desse sucesso de venda, As gravadoras distribuidoras de disco, voltem a valorizar a música menos apelativa.


 


Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de Opinião


**********
Mudando de pau pra cacete! O assunto que está em tudo quanto é mídia, diz respeito à falta de respeito entre o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia e o governador do estado contra o povo.


*********
É bom lembrar que quando elegemos os deputados foi com o intuito de vê-los defendendo os interesses de Rondônia e não para defender seus interesses.

 

*********
A mesma coisa aconteceu quando o governador era Ivo Cassol gerando aquela baixaria praticada pelos deputados da época, que para não abrir o processo de impchaman contra Cassol foram flagrados cobrando propina do governador e o resultado deu no que deu. Rondônia no Fantástico com mais uma noticia ruim.

 

Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de Opinião*********
O colunista
Carlos Sperança publicou edital no site Gente de Opinião sobre o assunto e em determinado parágrafo escreve:

 

************
Com certeza, o que acabou se tornando uma briga de rua, envolvendo o presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia Hermínio Coelho e o governador Confúcio Moura não é uma causa do povo de Rondônia. É uma briga deles, de interesse político deles – afinal, um quer cassar o outro – e o mar de lama advindo deste confronto só vai prejudicar o estado. Afinal, quem pode confiar num governador e num presidente da Assembléia Legislativa que estão se enlameando?

 

Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de Opinião**********
Outro que também comenta sobre a “baixaria” das nossas autoridades é o
Léo Ladeira.

 

*********
Recomendo a leitura dos dois artigos no Gente de Opinião (
www.gentedeopiniao.com.br)   

 

*********
Precisamos acabar com o cassino no qual se transformou nossa ALE onde o jogo mais praticado é o “JOGO DE INTERESSE”.


DANÇA

Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de Opinião

 

Público prestigia
Mostra de Dança do Sesi


Fundada há 22 anos a Academia de Dança do Sesi dissemina a arte da dança em Porto Velho

No último final de semana (23 e 24), aconteceu, a “22ª Mostra de Dança do Sesi” em Porto Velho, reunindo diversos estilos de dança como balé clássico de repertório, jazz, dança de salão com samba e zouk e ainda a participação especial da academia de dança do SESI Pimenta Bueno e dos alunos de Taekwondo com uma luta coreografada em dança. 

A cada ano a academia busca inovar em suas apresentações, mas sempre incluindo em seu repertório coreografias clássicas. Abrindo o evento a academia apresentou parte do balé de repertório clássico “Paquita”. Na seqüência foram apresentadas coreografias de jazz, samba, zouk e dança livre. 

Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de Opinião

Fundada há 22 anos a Academia de Dança do SESI dissemina com primor a arte da dança em Porto Velho, tendo atualmente cerca de 250 alunos matriculados nas modalidades de Ballet (baby ballet, iniciante, intermediário, e avançado), e Dança de Salão (samba de gafieira, forró, bolero), dentre outros ritmos.

Ao mesmo tempo em que estudam a dança, os alunos realizam apresentações em eventos, participam de cursos e oficinas durante o ano inteiro como, a Mostra de Dança do Porto Velho Shopping que este ano contou com a participação de 198 alunos; 1ª Mostra de dança da Fundação Cultural em Cacoal realizada no Teatro Municipal, entre outros.

Teatro de Rua: Seminário de artes públicas ano zero - Gente de Opinião

Este ano alunas de Balé participaram da seleção para a Escola de Dança do Bolshoi na cidade de Joinville/SC que reúne um grupo seleto de bailarinos de todo Brasil. A bailarina Maria Carolina Soares ficou entre as 10 melhores concorrendo com 227 candidatos de 16 a 18 anos com conhecimento prévio na dança clássica e contemporânea, hoje com 16 anos, ela estuda dança no SESI desde os seis anos de idade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)