Quarta-feira, 17 de julho de 2013 - 05h22
As oficinas serão das 9 às 12h00 nos dias 24, 25 e 26 deste mês de julho. Inscreva-se pelo e-mail tapiri.oimaginario@gmail.com enviando seu nome completo, RG e telefone. Assim você terá sua vaga reservada, mas a inscrição será efetivada no dia 24 às 8h30, primeiro dia das oficinas. Caso falte, perderá a vaga, que será preenchida por outra pessoa da lista de reserva.
A VI edição do Festival Amazônia Encena na Rua vai acontecer de 23 a 28 de julho, na Arena Madeira Mamoré, com espetáculos de teatro, dança e circo, todos os dias a partir das 19 horas. A abertura, como de costume, se iniciará com um cortejo saindo da Praça das Caixas D'Água às 17h00 até a Praça Madeira Mamoré, na terça-feira dia 23.
A sexta edição é realizada por O Imaginário e SESC Rondônia e tem patrocínio da CAIXA.
Oficinas
1. Técnicas Circenses - Núcleo Pavanelli (SP)
2. Introdução à Mímica Corporal Dramática - Zé Regino, Celeiro das Antas (DF)
3. Oficina Brincante - Mariana Arruda e Hugo Araújo, do Grupo Maria Cutia (MG).
Olá amigo Zekatraca, um abração fraterno do Recife. Fico intrigado sobre a Festa do Flor do Maracujá (festas juninas), aqui no Nordeste nem tem mais graça. Somente para o ano. Enquanto na minha terra PVH, a novela continua... Qual o Problema? em fazer no mês de junho? Responda-me amigo. Ass. Leonildo Bezerra
*********
Respondo com outra pergunta: Responda-me amigo Leonildo Bezerra! O governador de Pernambuco nasceu em qual estado?
*********
O prefeito de Recife nasceu em qual cidade?
*********
O governador de Rondônia nasceu em Goiás, terra onde não existe a brincadeira de Boi Bumbá, o negócio deles é apenas dupla sertaneja, cavalhada, mouros e procissão do fogarel. No caso do nosso governador o local onde ele nasceu hoje faz parte do estado de Tocantins e a cultura é fazer artesanato com o Capim Dourado do Jalapão. Não tem nada a ver com festa junina e tão pouco com brincadeira de Boi Bumbá.
**********
O prefeito de Porto Velho se não me engano nasceu em Niterói no estado do Rio de Janeiro e o negócio do carioca é apenas Funk e Samba, agora mais pro Funk. Praquelas bandas o boi que existe é o boi de Reisado cujo ciclo é o de Natal até a Festa dos Reis Magos.
*********
Tá vendo aí qual a diferença de se ter governantes que fazem parte da cultura da terra onde nasceram!
*********
Quando os caras acabam até com um evento que tem tudo a ver com a cultura do estado onde nasceram, no caso a Expovel a nossa Feira Agropecuária, como exigir que se importem com um evento que tem a ver com a cultura local, com nossos costumes, com os nossos fazeres?
*********
Os grupos folclóricos estão agradecendo aos deuses por pelo menos, estarem anunciando que vão realizar o Arraial Flor do Maracujá no final do mês de agosto.
********
Sabe por quê? Porque estão ensaiando desde março (alguns começaram em fevereiro) e para não perderem seus brincantes, precisam dançar vestindo as indumentárias novas e essas roupas só são usadas no Flor do Maracujá.
********
Além disso, precisam mostrar aos colaboradores (patrocinadores), o investimento que fizeram e para isso necessitam se apresentar em um grande Arraial como é o caso do Flor do Maracujá.
********
Quer outra resposta! O governador atual de Rondônia, nunca foi ao Flor do Maracujá assistir a apresentação de qualquer grupo folclórico, seja de Quadrilha ou Boi Bumbá e em conseqüência, não sabe do potencial criativo dos nossos artesãos, coreógrafos e dirigentes.
*********
O prefeito do mesmo jeito. E como é que essas autoridades vão se importar com uma coisa que eles nunca viram?
*********
Nunca pararam para assistir, creio que nem pela televisão?
********
Ainda mais, quando temos uma equipe cultural que também nunca foi assistir um grupos folclórico dançar no Flor do Maracujá e nem em qualquer outro arraial.
********
Aí fica difícil se querer que essas pessoas encarem seus superiores, no sentido de fazê-los compreender que a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vem acontecendo no Arraial Flor do Maracujá, foi criada para acontecer no período das festas juninas?
*********
Quando não se tem identidade cultural, nada se pode fazer. Depois quando os meninos do Movimento Muda Cultura ocupam o prédio da Secel, tem neguim que critica.
*********
Aliás! De acordo com o que ficou acordado na quarta feira passada, hoje é pra turma voltar a ocupar o prédio do relógio em busca da resposta para as reivindicações entregue à secretária na semana passada.
*******
Amigo Leonildo Bezerra, em Rondônia as coisas são muito “DIFICI”
PREMIO
Petrobras seleciona 67 espetáculos teatrais
Maior seleção pública para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura anunciou nesta terça-feira (16) os projetos selecionados em sua terceira edição, com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2013-2014. Ao todo, foram escolhidos 67 espetáculos, com representantes de todas as regiões do País, nas categorias adulto (52) e infanto-juvenil (15). As apresentações ocorrerão em todos os estados, em mais de 120 municípios.
Este ano, o PPDC teve um crescimento de 30% nas inscrições em relação à última seleção, somando 420 projetos. Um dos destaques foi a Região Nordeste, com alta de 70% no número de inscritos.
"Como uma empresa presente em todo o Brasil, a BR vê a importância de capilarizar também suas ações de patrocínio, exposição de marca e relacionamento. Por isso, buscamos ampliar a abrangência do PPDC, para extrapolar os tradicionais eixos de produção e circulação. Todos ganham: a BR, a classe artística envolvida, mas principalmente o público de todo o País, que verá espetáculos de qualidade em suas próprias cidades", afirma Alena Aló, gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora.
Anúncio – No evento de divulgação dos vencedores, na Sede da BR, estiveram presentes a ministra de Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, representantes da classe artística e dos projetos inscritos.
O objetivo do PPDC é contemplar projetos teatrais não inéditos, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura (MinC). Desde 2009, a BR já viabilizou a circulação de 90 espetáculos teatrais, com mais de 850 apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 300 mil pessoas.
A lista completa dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, para o biênio 2013/2014, está disponível no site www.br.com.br/cultura.
O estado de Rondônia foi agraciado com os seguintes espetáculos:
Projeto: A Santa Joana dos Matadouros.
Projeto: Flor de Macambira.
Projeto: O Cavaleiro da Triste Figura.
Projeto: Coisas que a Gente Não Vê.
Projeto: Leonardo - O Pequeno Gênio da Vinci.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando