Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Teatro Experimental de Alta Floresta em Porto Velho


Cinco apresentações de dois espetáculos teatrais e uma oficina gratuita movimentam a programação cultural de Porto Velho nesta semana. O grupo Teatro Experimental de Alta Floresta (MT), chega à capital após se apresentar em Manaus na Mostra Comemorativa dos 10 Anos do Festival de Teatro da Amazônia, e em Porto Velho a programação começou na terça-feira (18), com a peça “Dom Quixote”. 

Nesta quarta e no sábado é a vez do espetáculo “A Santa Joana dos Matadouros”, que será apresentada no Tapiri, sede do Grupo O Imaginário e no Teatro Um do Sesc Esplanada. A oficina acontece no sábado pela manhã. Toda programação é gratuita. Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.Teatro Experimental de Alta Floresta em Porto Velho - Gente de Opinião


Espetáculos

“Dom Quixote”, clássico livro de Miguel de Cervantes, é encenada com adaptação e direção de Horácio Manuel e texto de José Antônio da Silva, a partir da obra de Cervantes. De tanto ler com muito prazer e entusiasmo descomunal uma grande quantidade de romances de cavalaria, o fidalgo Alonso Quijada cria para si um mundo fantasioso e irreal e sai pelo mundo como um cavaleiro andante. Escolhe para si o nome de Dom Quixote de La Mancha. Para compor o seu universo imaginário transforma seu frágil cavalo num belo e corajoso animal capaz de enfrentar grandes desafios; prepara suas armas, vê numa camponesa a amada que  todo  cavaleiro  andante  precisa  ter  para  dar  razão  às  suas conquistas, convence um lavrador humilde para lhe servir de escudeiro e começa suas andanças em busca de aventuras.

“A Santa Joana dos Matadouros”, peça escrita por Bertolt Brecht entre 1928 e 1931, expõe de forma clara e didática como as grandes empresas determinam o funcionamento do mercado, liquidando com os concorrentes, criando seus impérios e monopolizando o mercado. Em cena, sete atores mostram a história de uma jovem militante do movimento cristão que trabalha em prol dos pobres e oprimidos e o seu envolvimento e da sua igreja com o universo de um empresário ambicioso que detém monopólio do gado e da carne. Mostram, em tempos de crise e greves, o funcionamento do sistema de produção de carne e de como isso afeta a vida dos empresários e operários.

A classificação da peça é de 14 anos. Serão 4 apresentações: quarta e quinta-feira no Tapiri, às 20h com contribuição voluntária (o expectador contribui com a quantia que desejar); sexta e sábado no Teatro Um do Sesc Esplanada, também às 20h, com entrada franca.
 

Oficina teatral
 

Tertúlia Teatral é a denominação da oficina gratuita que o grupo vai ministrar no sábado, das 9 às 13h no Tapiri. Será um momento de intercâmbio e compartilhamento dos modos de produção, pesquisas e a realidade de coletivos teatrais, além de discutir sobre o processo de montagem de A Santa Joana dos Matadouros e seu diálogo com a realidade amazônica. Em um segundo momento, serão realizados exercícios práticos com as técnicas utilizadas pelos atores na montagem da peça. As inscrições serão realizadas pelo e-mail tapiri.oimaginario@gmail.come são disponibilizadas 20 vagas.
 

Espetáculo: A SANTA JOANA DOS MATADOUROS

Classificação: 14 anos
 

Data: 19 e 20/02 (quarta e quinta)

Horário: 20h

Local: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas

Ingressos: Contribuição voluntária.


TERTÚLIA TEATRAL

Data: 22/02 (sábado)

Horário: 9 as 13 horas

Local: TAPIRI – Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas.


Lenha na Fogueira
 

Vamos iniciar parabenizando a escola de samba Asfaltão pelos 43 anos de carnaval.

*********

Tudo começou com o pessoal da usina de asfalto da prefeitura municipal, que após terminar o serviço de asfaltamento de uma das vias de Porto Velho em pleno carnaval, resolveu passar pela frente do palanque oficial, do jeito que estavam, ou seja, todo melado de piche (asfalto).

********

Hoje uma das nossas mais organizadas escolas de samba o GRES Asfaltão é orgulho, não só dos moradores dos bairros Santa Bárbara e Nossa Senhora das Graças, mas de todo sambista de Porto Velho e do estado de Rondônia pela grandeza e beleza de seus desfies.

*********

Parabéns à família Asfaltão: A festa vai acontecer durante o ensaio da próxima sexta feira na Tenda do Tigre à rua Jacy Paraná com a Brasília.

*********

Aliás, a escola de samba Asfaltão está com a campanha de arrecadação de alimentos, roupas e cobertor, lençol, água mineral etc. que serão doados as famílias vitimas da enchente do Rio Madeira!

********

Quem também aderiu à campanha de arrecadação de mantimentos para as vítimas da enchente do Madeirão foi o bloco carnavalesco Galo da Meia. QG no Terreiro do Galo.

*******

Acho que todas as entidades carnavalescas de Porto Velho deveriam entrar nessa campanha, cada uma na sua comunidade. São muitas as necessidades do povo do baixo Madeira, Triângulo, Baixa da União, Cai N’água enfim, todas as vítimas da enchente.

********

Principalmente os chamados blocos de trio como a Banda do Vai Quem Quer, Us Dy Phora, Até Que a Noite Vire Dia, Arê rê. Axé Folia Mix. Jatuarana Sul, Furacão da Zona Sul, Carna Leste. Todos deveriam aderir à campanha de arrecadação de gêneros alimentícios, material de higiene, cama, mesa e banho enfim, tudo inclusive papel higiênico.

*********

A folia precisa saber que nem só de diversão vive o homem, numa hora dessas, todos devemos ser solidários e ajudar.

*******

As escolas de samba também devem contribuir arrecadando em suas comunidades. Mas que os blocos de trio elétrico, pois as escolas de samba são realmente da comunidade e por isso, tem mais facilidade de arrecadar. É só querer!

*******

Por exemplo, a Acadêmicos da Zona Leste está promovendo campanha de arrecadação lá no seu reduto.

********

Antes de pensarmos em brincar carnaval, vamos pensar nas centenas e até milhares de famílias que estão passando por momentos de necessidade em virtude da grande cheia do rio Madeira.

*******                                        

Isso não quer dizer que a prefeitura através da Funcultural tenha que suspender os desfiles carnavalescos. Nada disso! Até porque as agremiações carnavalescas muito antes da enchente já estavam  trabalhando em seus carnavais e isso gera muito investimento em fantasia, alegoria, sonorização e muitas outras coisas afins.

********

Os profissionais, costureiros, estilistas, artesão, carpinteiros, soldadores, bordadeiras, aderecista e carnavalescos estão contratados desde o ano passado.

********

Então fica difícil suspender as apresentações dessas agremiações, porém elas podem ajudar arrecadando alimento e outros materiais pata doar aos flagelados.

*******

No carnaval do centenário de Porto Velho, vamos ajudar nossos irmão ribeirinhos de localidades como São Sebastião, São Carlos, Nazaré, Boa Hora, Bom Será, Calama, Santa Catarina, Maravilha, Papagaio, Terra Caída e todas que estiverem sofrendo com as alagações.

*******

Tu já viu as empresas que estão construindo as usinas do Madeira dizendo que estão prestando assistência às vítimas da        ENCHENTE DO RIO MADEIRA? Não!

*******

Nem eu!



Cheia do Madeira muda itinerário dos blocos

A cheia do Rio Madeira fez com que os blocos que fazem o circuito Areal/Baixa da União, que é composto pelas ruas Esron Menezes, Alexandre Guimarães, Rio de Janeiro, Prudente de Moraes e Rogério Weber mudasse seus itinerários de desfile.

O Bloco Areal Folia e o Bloco Até Que a Noite Vire Dia que desfilam neste final de semana. Dia 21 sexta feira e sábado 22, respectivamente, distribuíram nota comunicando seus sócios foliões, que a concentração assim com o desfile vai acontecer na rua Pinheiro Machado esquina com a Presidente Dutra. “Pela primeira vez em toda a história das enchentes em Porto Velho, os blocos carnavalescos terão que mudar seus itinerários”, disse Benjamim Mourão Presidente da Uniblocos.

A programação distribuída pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural informa, que do bairro do Areal também saem os blocos Us Dy Phora e o Bloco Canto da Coruja que vão desfilar sexta feira dia 28 de fevereiro. “Caso as águas do rio Madeira não baixe, esses blocos terão que desfilar também no circuito Caiari que é formado pelas ruas Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes até a praça das Caixas D’água.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)