Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Teatro: Ferrovia dos Invisíveis nas Três Caixas D’água


Teatro: Ferrovia dos Invisíveis nas  Três Caixas D’água - Gente de Opinião

A peça é fruto de um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Artes de Rua 2011 e estreou no dia 28 de julho durante o Festival Amazônia Encena na Rua. “A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado” fala sobre a luta de um grupo de trabalhadores para construir uma ferrovia no meio da floresta. Como uma homenagem ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a estrutura do espetáculo é baseada nas memórias, nas narrativas de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas nacionalidades, no período da construção da “Ferrovia do Diabo”. Através da narrativa o grupo buscou dar um sentido humano e universal à história, transformando o drama e as ações humanas em composição de ações poéticas.

O Imaginário, que em suas ações sempre procura seguir os preceitos da Arte Pública, busca também reanimar os espaços públicos da cidade, como as praças. Apesar de alguns problemas de infra-estrutura, como a pouca iluminação, esses locais podem ser utilizado para apresentações culturais e artísticas, estimulando a população a frequentar e movimentar esses locais públicos. As duas últimas apresentaçõesacontecem no próximo fim de semana, sábado e domingo, a partir das 20h na Praça das Três Caixas D’Agua.

A próxima temporada já está marcada para os fins de semana de setembro, desta vez na Praça Aluízio ferreira, nos dias 22, 23, 29 e 30-09, às 19h00.

 

Serviço

O que: Apresentação do Espetáculo A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado.

Onde: Praça das Caixas D’Água

Quando: 25 e 26 de agosto às 20h00


O boi bumbá Diamante Negro é o grupo folclóricos responsável pela abertura da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro no Arraial Flor do Maracujá.

*********

A apresentação do boi do Amo Aluizio Guedes está marcada para o dia 31 de agosto logo após a abertura oficial do evento que de inicio, está marcada para acontecer as 22h00 no Parque dos Tanques.

**********

Com o tema “Das Raízes ao Poder de Criação – Você como ser humano através do imaginário popular”

*********

Aluizio e sua família acreditam que o título será conquistado fazendo a alegria dos simpatizantes do bumbá da Zona Sul.

*********

Se fosse cumprir o Regulamento a risca, o Diamante Negro só se apresentaria no dia 7 de setembro, na noite dos vices campeões do Flor do Maracujá.

**********

Acontece, informa Aluizio, que em virtude da mudança na data do inicio do Festival, ficamos impossibilitados de atender o que reza o Regulamento e então solicitamos e fomos atendidos pela direção da Federon, que nosso grupo se apresentasse na noite de abertura do Arraial, ou seja, 31 de agosto.

**********

Na realidade o Diamante Negro é a primeira vítima da mudança da data do Flor do Maracujá pois, contratou e trouxe 17 artistas artesãos de Manaus, para fazer suas alegorias cenários e indumentárias, só que as passagens que segundo o presidente do Boi, foram adquiridas com recursos próprios (apesar do grupo estar trabalhando na campanha de dois candidatos a prefeito de Porto Velho), oferecidas em promoções pela agencia de viagem e esse estilo de aquisição, obriga o comprador a assumir o compromisso do dia do embarque de inda e volta, se não, vai ter que arcar com a diferença do preço que é muito alta.

**********

As passagens adquiridas pela direção do Diamante Negro estão com data de retorno marcada para o dia 4 de setembro. Por isso o Aluizio solicitou que seu grupo se apresente na primeira noite do Flor do Maracujá.

*********

Com isso ele coloca o bumbá Az de Ouro na fita. Quer dizer, na programação das TVs que irão transmitir o Flor.

*********

Explica Aluizio Guedes: Caso meu grupo dançasse no dia 7 de setembro, o Az de Ouro do Silfarnei não apareceria na TV porque ao ficar em terceiro lugar no arraial passado, iria dançar na quinta feira e quinta feira, a TV não transmite para o mundo!

**********

“Graças ao Diamante Negro o Az de Ouro vai aparecer na TV”, instiga o Amo do Diamante.

*********

Grandes novidades o boi da dona Eleida Guedes vai colocar na arena do Flor do Maracujá, entre elas o Pajé Régis e o apresentador Ricardinho ambos do Flor do Campo de Guajará Mirim e é claro, grandes cenários confeccionados pela equipe que veio de Manaus.

*********

Além disso, as jovens dançarinas que estarão disputando os itens Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Rainha da Batucada estarão se apresentando pela primeira vez como “itens”.

***********

Cunhã Poranga Myrla Pinheiro, Rainha do Folclore Amanda Sara; Rainha da Batucada Leandra Firmino, Levantador de Toada Thiago.

**********

Além disso, a Leda Guedes ex Cunhã Poranga vai se apresentar este ano como Porta Estandarte.

**********

Simone Guedes continua como Sinhazinha da Fazenda, Aluizio Guedes como Amo, Hudson Guedes Mestre da Marujada, Walci do Cavaco cantor e diretor da Banda e o Fabiano que também vai atuar como Pajé juntamente com o Régis Lopes.

*********

A toada que vai disputar o item melhor toada: “Crisálida da Vida” com o ritual da “Procriação”.

*********

Aluizio Guedes garante que seu grupo vai realizar um espetáculo de boi bumbá jamais visto em Porto Velho.

**********

“Não estamos para brincadeira, vamos derrubar o contrário, seja ele quem for, passaremos por cima com nossa criatividade”.

*********

Por tudo isso, acreditamos que a disputa entre os grupos de bois bumbas no Flor do Maracujá deste ano não será fácil.

********

Basta lembrar que o boi Vencedor está trazendo de Guajará Mirim mais de 50 batuqueiros do boi Malhadinho além das indumentárias de todos os personagens,

*********

O Az de Ouro está trazendo uma tribo de Humaitá (AM) e ainda tirou do boi Diamante, três ótimas dançarinas entre elas a Porta Estandarte e a Cunhã Poranga além da tribo Yaporanga.

*********

Pelo lado do campeão Corre Campo dona Branca conta além do artesão Saulo Toscano, com a equipe do Ednarte que nada mais, nada menos, foi campeã pelo boi Flor do Campo de Guajará Mirim.

*********

Silvio deixa de ser Amo e assume como apresentador prometendo deixar “Esse tal de Ricardinho no chinelo”

*********

Para o amigo leitor fazer idéia de como a disputa entre os bois vai ser das melhores, o boi Marronzinho último colocado no ano passado, trouxe de Parintins o compositor e levantador de toada Melquiades Lacerda. O garota é muito bom!

*********

Quer mais, lê nossa coluna diariamente que te passo!
 


PAULO PEDREIRO

Os fundamentos do mundo

Conhecido pela comunidade do bairro Planalto como Profeta o visionário Paulo Pedreiro, mais uma vez comparece a nossa redação, fato que acontece desde o ano deTeatro: Ferrovia dos Invisíveis nas  Três Caixas D’água - Gente de Opinião 1998, para falar sobre passagens da Bíblia Sagrada na sua visão. “Os fundamentos do mundo exercido pela inteligência do homem, fazendo valer seus interesses capitalistas”.

Desprezando os juízos e a justiça da retidão, isso será para eles um caminho e os vossos filhos serão tributários e o Senhor fará recair sobre vossas cabeças a obra das suas mãos, diante da manifestação do Espírito de Deus que se manifesta na unidade da perfeição, fazendo valer a minha figura. como todas as figuras dos Profetas que já existiram na face da terra aos olhos dos homens.

A minha figura aos olhos de Deus representa a figura de Cristo esta é a concepção do Eu Divino. Não alcançando esta obra, desta forma é o que diz Isaías: “Que a vossa iniquidade causa divisão entre vós e o vosso Deus”. A cidade de Deus é do tamanho de uma possessão, nenhum homem no seu maior entendimento pode medir o tamanho de uma possessão, assim dou o discernimento de tudo e de ninguém sou discernido, porque não sabem discernir o puro do impuro e o sagrado do profano, retribuiu-me o Senhor conforme a pureza das minhas mãos. Assim sendo, o Senhor está exaltado, elevado e muito sublime.

“Com o Benigno te mostrarás benigno, com o puro te mostraras puro, como homem sincero, te mostraras sincero, como perverso tu te mostrarás indomável, porque o Senhor abaterá os olhos altivos até o chão” Salmo 18 da tradução João Ferreira de Almeida.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)