Sábado, 25 de agosto de 2012 - 10h43
A peça é fruto de um projeto contemplado pelo Prêmio Funarte Artes de Rua 2011 e estreou no dia 28 de julho durante o Festival Amazônia Encena na Rua. “A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado” fala sobre a luta de um grupo de trabalhadores para construir uma ferrovia no meio da floresta. Como uma homenagem ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a estrutura do espetáculo é baseada nas memórias, nas narrativas de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas nacionalidades, no período da construção da “Ferrovia do Diabo”. Através da narrativa o grupo buscou dar um sentido humano e universal à história, transformando o drama e as ações humanas em composição de ações poéticas.
O Imaginário, que em suas ações sempre procura seguir os preceitos da Arte Pública, busca também reanimar os espaços públicos da cidade, como as praças. Apesar de alguns problemas de infra-estrutura, como a pouca iluminação, esses locais podem ser utilizado para apresentações culturais e artísticas, estimulando a população a frequentar e movimentar esses locais públicos. As duas últimas apresentaçõesacontecem no próximo fim de semana, sábado e domingo, a partir das 20h na Praça das Três Caixas D’Agua.
A próxima temporada já está marcada para os fins de semana de setembro, desta vez na Praça Aluízio ferreira, nos dias 22, 23, 29 e 30-09, às 19h00.
Serviço
O que: Apresentação do Espetáculo A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado.
Onde: Praça das Caixas D’Água
Quando: 25 e 26 de agosto às 20h00
O boi bumbá Diamante Negro é o grupo folclóricos responsável pela abertura da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro no Arraial Flor do Maracujá.
*********
A apresentação do boi do Amo Aluizio Guedes está marcada para o dia 31 de agosto logo após a abertura oficial do evento que de inicio, está marcada para acontecer as 22h00 no Parque dos Tanques.
**********
Com o tema “Das Raízes ao Poder de Criação – Você como ser humano através do imaginário popular”
*********
Aluizio e sua família acreditam que o título será conquistado fazendo a alegria dos simpatizantes do bumbá da Zona Sul.
*********
Se fosse cumprir o Regulamento a risca, o Diamante Negro só se apresentaria no dia 7 de setembro, na noite dos vices campeões do Flor do Maracujá.
**********
Acontece, informa Aluizio, que em virtude da mudança na data do inicio do Festival, ficamos impossibilitados de atender o que reza o Regulamento e então solicitamos e fomos atendidos pela direção da Federon, que nosso grupo se apresentasse na noite de abertura do Arraial, ou seja, 31 de agosto.
**********
Na realidade o Diamante Negro é a primeira vítima da mudança da data do Flor do Maracujá pois, contratou e trouxe 17 artistas artesãos de Manaus, para fazer suas alegorias cenários e indumentárias, só que as passagens que segundo o presidente do Boi, foram adquiridas com recursos próprios (apesar do grupo estar trabalhando na campanha de dois candidatos a prefeito de Porto Velho), oferecidas em promoções pela agencia de viagem e esse estilo de aquisição, obriga o comprador a assumir o compromisso do dia do embarque de inda e volta, se não, vai ter que arcar com a diferença do preço que é muito alta.
**********
As passagens adquiridas pela direção do Diamante Negro estão com data de retorno marcada para o dia 4 de setembro. Por isso o Aluizio solicitou que seu grupo se apresente na primeira noite do Flor do Maracujá.
*********
Com isso ele coloca o bumbá Az de Ouro na fita. Quer dizer, na programação das TVs que irão transmitir o Flor.
*********
Explica Aluizio Guedes: Caso meu grupo dançasse no dia 7 de setembro, o Az de Ouro do Silfarnei não apareceria na TV porque ao ficar em terceiro lugar no arraial passado, iria dançar na quinta feira e quinta feira, a TV não transmite para o mundo!
**********
“Graças ao Diamante Negro o Az de Ouro vai aparecer na TV”, instiga o Amo do Diamante.
*********
Grandes novidades o boi da dona Eleida Guedes vai colocar na arena do Flor do Maracujá, entre elas o Pajé Régis e o apresentador Ricardinho ambos do Flor do Campo de Guajará Mirim e é claro, grandes cenários confeccionados pela equipe que veio de Manaus.
*********
Além disso, as jovens dançarinas que estarão disputando os itens Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Rainha da Batucada estarão se apresentando pela primeira vez como “itens”.
***********
Cunhã Poranga Myrla Pinheiro, Rainha do Folclore Amanda Sara; Rainha da Batucada Leandra Firmino, Levantador de Toada Thiago.
**********
Além disso, a Leda Guedes ex Cunhã Poranga vai se apresentar este ano como Porta Estandarte.
**********
Simone Guedes continua como Sinhazinha da Fazenda, Aluizio Guedes como Amo, Hudson Guedes Mestre da Marujada, Walci do Cavaco cantor e diretor da Banda e o Fabiano que também vai atuar como Pajé juntamente com o Régis Lopes.
*********
A toada que vai disputar o item melhor toada: “Crisálida da Vida” com o ritual da “Procriação”.
*********
Aluizio Guedes garante que seu grupo vai realizar um espetáculo de boi bumbá jamais visto em Porto Velho.
**********
“Não estamos para brincadeira, vamos derrubar o contrário, seja ele quem for, passaremos por cima com nossa criatividade”.
*********
Por tudo isso, acreditamos que a disputa entre os grupos de bois bumbas no Flor do Maracujá deste ano não será fácil.
********
Basta lembrar que o boi Vencedor está trazendo de Guajará Mirim mais de 50 batuqueiros do boi Malhadinho além das indumentárias de todos os personagens,
*********
O Az de Ouro está trazendo uma tribo de Humaitá (AM) e ainda tirou do boi Diamante, três ótimas dançarinas entre elas a Porta Estandarte e a Cunhã Poranga além da tribo Yaporanga.
*********
Pelo lado do campeão Corre Campo dona Branca conta além do artesão Saulo Toscano, com a equipe do Ednarte que nada mais, nada menos, foi campeã pelo boi Flor do Campo de Guajará Mirim.
*********
Silvio deixa de ser Amo e assume como apresentador prometendo deixar “Esse tal de Ricardinho no chinelo”
*********
Para o amigo leitor fazer idéia de como a disputa entre os bois vai ser das melhores, o boi Marronzinho último colocado no ano passado, trouxe de Parintins o compositor e levantador de toada Melquiades Lacerda. O garota é muito bom!
*********
Quer mais, lê nossa coluna diariamente que te passo!
PAULO PEDREIRO
Os fundamentos do mundo
Conhecido pela comunidade do bairro Planalto como Profeta o visionário Paulo Pedreiro, mais uma vez comparece a nossa redação, fato que acontece desde o ano de 1998, para falar sobre passagens da Bíblia Sagrada na sua visão. “Os fundamentos do mundo exercido pela inteligência do homem, fazendo valer seus interesses capitalistas”.
Desprezando os juízos e a justiça da retidão, isso será para eles um caminho e os vossos filhos serão tributários e o Senhor fará recair sobre vossas cabeças a obra das suas mãos, diante da manifestação do Espírito de Deus que se manifesta na unidade da perfeição, fazendo valer a minha figura. como todas as figuras dos Profetas que já existiram na face da terra aos olhos dos homens.
A minha figura aos olhos de Deus representa a figura de Cristo esta é a concepção do Eu Divino. Não alcançando esta obra, desta forma é o que diz Isaías: “Que a vossa iniquidade causa divisão entre vós e o vosso Deus”. A cidade de Deus é do tamanho de uma possessão, nenhum homem no seu maior entendimento pode medir o tamanho de uma possessão, assim dou o discernimento de tudo e de ninguém sou discernido, porque não sabem discernir o puro do impuro e o sagrado do profano, retribuiu-me o Senhor conforme a pureza das minhas mãos. Assim sendo, o Senhor está exaltado, elevado e muito sublime.
“Com o Benigno te mostrarás benigno, com o puro te mostraras puro, como homem sincero, te mostraras sincero, como perverso tu te mostrarás indomável, porque o Senhor abaterá os olhos altivos até o chão” Salmo 18 da tradução João Ferreira de Almeida.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando