Quarta-feira, 15 de agosto de 2012 - 05h50
Estamos de volta à redação após sete dias escrevendo direto de Guajará Mirim ora do hotel Mamoré do amigo Pita, onde está instalado o restaurante do Periquito.
*********
O inicio da coluna é dedicado aos agradecimentos, pois sem nossos colaboradores não produzimos nada. Sendo assim:
********
Agradecemos ao Secretário de Cultura Diego que com muita paciência abria a secretaria para que enviássemos as matérias para a redação do Diário em Porto Velho. Além disso, o Diego com a simplicidade que lhe é peculiar ajudou muito os bumbas Flor do Campo e Malhadinho assim como a coordenação do festival. Obrigado Diego!
*********
Ao Dayan Saldanha que mesmo não estando mais no governo municipal, se colocou a disposição para sanar os problemas que por acaso viéssemos a enfrentar. Graças a Deus não enfrentamos nenhum. Dayan Saldanha é o nome!
*********
Ao amigo Peta que nos ofereceu laudo almoço sábado. Aliás, o Peta ajudou bastante a diretoria atual do Malhadinho. O Peta é Malhadinho tanto que todas as noites estava no bumbodromo com a camisa do boi azul. Isso é que é torcedor. Valeu Peta!
********
Lúcio Jorge esse merece todos os elogios possíveis, pois como locutor oficial do Festival de Guajará sempre estava enaltecendo o Diário da Amazônia e nossa coluna. Lúcio Jorge é um show a parte no Festival Duelo na Fronteira. A partir do dia 24 deste mês, ele estará apresentando o Flor do Maracujá em Porto Velho.
********
Carlos Levy e Golda da Associação Curta Amazônia pela atenção dispensada a nossa equipe.
*********
As diretorias dos bois Flor do Campo e Malhadinho por nos fornecer subsídios para as matérias aqui publicadas. As duas agremiações estão de parabéns.
*********
Ao prefeito Atalibio Pegorini de Guajara Mirim, muito obrigado pela acolhida!
*********
Ao amigo secretário Francisco Leilson – Chicão da Secel e toda a sua equipe que contou com o Gino Serrati, Alexandre Ronald, Cláudio Johnson, Bebel e Othon. Especial mesmo ao Chicão.
********
Ao Ariel Argobe pelas informações importantíssimas sobre os bastidores do festival. Valeu companheiro.
*********
Elogiamos a atitude do presidente do Malhadinho Leonilson Muniz que aos discursar logo após a divulgação oficial das notas dando a vitória ao Flor do Campo. Agradeceu todos que apoiaram seu grupo e ainda reconheceu a vitória do contrário. É assim que se conhece um verdadeiro líder.
*********
O mesmo não podemos dizer da vice presidente do Flor do Campo que em vez de festejar a vitória do seu grupo, retaliou o contrário ao dizer: “Mostramos ao contrário como que se faz boi”. Foi falta de experiência e de humildade!
*********
A vitória do Flor do Campo foi incontestável. Nas duas noites o boi nos proporcionou um super espetáculo de cenário, beleza e coreografia. Nada falhou nas duas apresentações do Flor do Campo.
********
Parabéns a todos da nação vermelha. Em especial a equipe do Ednarte Gomes pelas belas e bem acabadas alegorias. Esse é artista de verdade!
*********
No Flor do Campo estranhamos a mudança do levantador de toada na última noite. O Sandro Menacho foi bem na primeira noite. Será que foi porque tinham que pagar o cantor que veio de fora e não estava fazendo nada, nem mesmo como Amo?
********
Por falar em levantador de toada o Tani do Malhadinho desafinou um bocado e nem por isso foi trocado.
**********
Tenho plena convicção de que, se o compositor do Malhadinho Jorge não falasse aquelas besteiras na primeira noite, o boi poderia até ter perdido, mas, não por tanta diferença: 84.35.
**********
O interessante foi que pelas notas dos jurados, a diferença maior foi na noite de domingo, justamente quando o Malhadinho deu um show de apresentação e não errou nada. Entrou com 20 vaqueiros e 8 tuxauas mesmo assim, perdeu por uma diferença de 17,7. Sexta feira a diferença entre as notas dos jurados de 15,65.
**********
Com a punição na sexta feira, o Malhadinho teve descontado mais 51 pontos que somado a diferença das notas dos jurados chega a 84,35. É muita coisa prum cristão só!
********
Enquanto isso, Ricardinho apresentador do Flor do Campo só não é melhor, porque quer aparecer mais que os itens em julgamento.
*********
Por falar em apresentador o Fábio Goes tentou, mas, não conseguiu empolgar como animador do Malhadinho. Definitivamente ser animador não é a praia do Fábio que em Porto Velho é o Amo do Vencedor.
********
O Tripa do Flor do Campo foi o Marquinho do boi Caprichoso de Parintins.
********
O Tripa do Malhadinho foi o filho do Marquinho tripa do Caprichoso de Parintins. Pelo menos na segunda noite independente dos jurados o filho foi melhor que o pai!
********
Para os críticos de plantão, que estão se vangloriando com a derrota do Boi-Bumbá Malhadinho, conquistamos esse ano o que se pode dizer a maior VITÓRIA de todas, que foi trazer "BOI DE VOLTA AS SUAS ORIGENS", essa VITÓRIA ninguém tira de nós!!!! (Liah Rabelo).
*********
Salve o Flor do Campo o campeão do Duelo na Fronteira 2012!
Festcineamazônia
faz exibição em Manaus
O Festival Latino americano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia iniciará por Manaus a etapa itinerante nas capitais da região Norte. A exibição na capital amazonense aconteceu ontem 14, no Pavilhão do Botânico/Museu da Amazônia, com entrada grátis a todo púbico. Produção local em Manaus é do produtor Chicão Fill, da Amazon Film. O evento é uma integração cultural através do cinema, levando o debate ambiental por meio de audiovisual. Esta etapa inclui ainda Boa Vista, Macapá, Belém e Palmas. As capitais Porto Velho e Rio Branco já foram contempladas com as exibições deste ano.
A etapa itinerante é composta pelos principais filmes e vídeos exibidos na última edição do festival realizado regularmente em Porto Velho, capital de Rondônia. Serve para integrar e ampliar o público do cinema brasileiro. Após as exibições são promovidos debates para estimular a discussão sobre direitos humanos e proteção ao meio ambiente.
O Festcineamazônia é um projeto de difusão da sétima arte. Neste ano uma programação especial marcará os 10 anos de realização, tendo como convidado o artista Ziraldo, autor de personagens como o Menino Maluquinho, Turma do Pererê e outros. O evento principal será de 6 a 10 de novembro. As inscrições para a Mostra Competitiva da edição 2012 estão abertas até 31 deste mês de agosto pelo site www.cineamazonia.com, onde também consta o regulamento.
A cada edição o Festival homenageia convidados que tenham destaque no cinema e na defesa do meio ambiente. Desde 2003, quando iniciou o projeto, já foram contemplados artistas e personalidades como: Lucélia Santos, Marco Palmeira, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Marina Silva, Silvio Tendler, Zezé Mota, Letícia Sabatela, Maurice Capoville, dentre outros.
O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia/ Secel, TAL – Television America Latina, Amazon Film, Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando