Sábado, 27 de julho de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
Se não fosse o compromisso que tenho, com a cobertura jornalística do Arraial Flor do Maracujá, sabe onde estaria durante todo o dia deste sábado?
**********
Pois é, justamente no local que você pensou. Em Jaci Paraná curtindo o Festival de Praia que começou ontem (sexta feira) e só termina amanhã (domingo).
***********
O visual das cunhãs que com certeza estão curtindo a praia de Jaci, não fica dever nada as cunhãs que estão se apresentando ou que vão se apresentar no Flor do Maracujá.
***********
Aliás, nesses tempos de seca dos nossos rios e igarapés, o melhor que se deve fazer, é levar toda a família, ou a namorada ou namorado para um banho num dos nosso balneários e até rios como o Jaci , Preto e Jamari e ainda tem o rio das Garças.
***********
Igarapé é o que mais temos por esse lado do nosso estado. Os balneários que ficam nas proximidades do centro de Porto Velho são muito bons;
***********
Temos praia pra tudo quanto é beira de rio, basta lembrar a da Calderita que é a praia da moda. Se não quiser ficar lá, segue um pouco pra frente, atravessa à famosa “Vala” e vai tomar banho na praia do rio Jamari em frente ao distrito de São Carlos do Madeira.
**********
Bem mais pertinho tem a praia do Belmonte que é muito bonita e fica a beira do rio Madeira é claro na estrada do Belmonte.
**********
No município de Candeias do Jamari existes vários banhos, O Rio Candeias é pródigo em belas praias.
**********
O mais legal é que após passar o dia se bronzeando nas praias e balneários de nossa cidade, à noite você vai ao Flor do Maracujá prestigiar as apresentações dos grupos folclóricos ou então degustar uma saborosa iguaria típica da nossa região.
**********
Estou falando dos atrativos turísticos da capital do estado de Rondônia, a nossa querida Porto Velho. Até o governador Marcos Rocha entende que a população precisa de diversão, tanto que autorizou o pagamento dos funcionários estaduais.
*********
Quer dizer, ninguém pode alegar, que não vai ao Flor do Maracujá porque não tem dinheiro. Ainda mais agora, que o Jobson Bandeira superintendente da Sejucel, garante que os preços estão mais que acessíveis. Na ideia dele, ta tudo baratinho. Basta lembrar que um Pastel foi tabelado a R$ 6. Um copo de suco a Cinco e por aí vai. Barato mesmo, está o ingresso que não custa nada. O passaporte para brincar no Parque de Diversão custa apenas R$ 3 por brinquedo. Esse tá barato mesmo.
***********
O certo é que o Flor do Maracujá está no ar, não posso escrever dizendo que a primeira noite aconteceu dentro das previsões, porque estou escrevendo antes da mesma começar.
***|*****
Comentário sobre as apresentações dos grupos folclóricos e de tudo que vai acontecer no Flor do Maracujá deste ano, só a partir de amanhã.
********
Hoje será o encerramento das apresentações pelo Grupo de Acesso, que contou com a participação de dois grupos de bumbás (Estrela de Fogo e Tira Teima) e cinco grupos de quadrilhas junina, (Brotinhos da Roça, Coração Dourado, Jucadiro, Tradição e Nova Estação), desse apenas dois se classificam para dançar pelo grupo Especial em 2020.
***********
Por falar em Boi Bumbá, tem grupo trazendo praticamente todos os itens (cunhã poranga, rainha do folclore e pajé) de Manaus, junto esses itens trazem suas indumentárias, todas riquíssimas.
**********
Outro fechou parceria com um grupo de Guajará Mirim de onde deve vir uma tribo inteira e mais alguns itens. Enquanto isso, tem grupo que está apostando apenas na chamada Prata da Casa porém, está com dificuldade para reunir seus antigos integrantes, Ta feia a situação desse grupo.
**********
Agora o que está viralizando no meio são os comentários sobre um item que tem idade bastante elevada para a personagem que vai representar. Depois dizem que o fofoqueiro sou eu!
Três quadrilhas juninas e dois bumbás, hoje no Flor
A noite deste sábado 27, na Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás o público vai apreciar o primeiro duelo entre grupos de bois bumbás.
Dando prosseguimento ao concurso “Eliminatória”, se apresentam os grupos: Boi Bumbá
Estrela de Fogo cujo inicio da apresentação está marcado para as 20 horas e no final, a partir das dos 30 minutos de domingo, o Boi Tira Teima entra na arena. Entre as apresentações dos bois quem vai dominar a arena de dança são as juninas Jucadiro, Tradição e Nova Estação.
A disputa entre os grupos que compõem a categoria Acesso termina na noite deste sábado. Os dois bumbás, de acordo com o Regulamento que rege as apresentações na Mostra folclórica deste ano, estão com a vaga garantida entre os do grupo especial no Flor do Maracujá 2020, pois, dos quatro inscritos, dois desistiram “Vencedor” e “Teimoso”.
Já a disputa entre os grupos de quadrilhas juninas será mais acirrada, pois, cinco juninas pleiteiam as duas vagas para o grupo especial em 2020. “Essa disputa será bem mais acirrada que a disputa entre as quadrilhas do grupo especial” disse o especialista em Flor do Maracujá João Alves o Joãozinho Matador.
Segundo o professor Marco Teixeira responsável pela Comissão Julgadora e Apuração. O resultado do Concurso das Eliminatórias, será conhecido na tarde de domingo 28, quando os envelopes com as notas dos julgadores serão abertos e divulgadas. “A apuração vai acontecer na sede da Federon localizada no Parque dos Tanques domingo a partir das 14 horas”.
Segundo Alberto Rodrigues que está coordenando o setor de alegorias no Parque dos Tanques, o público pode ficar tranquilo quanto à criatividade que será desenvolvida pelos grupos do “Acesso”. “Apesar de não contarem com ajuda financeira oficial, os grupos do Acesso se esmeraram em suas preparações e tenho certeza, que o corpo de julgadores terá dificuldade para escolher os dois melhores”, disse Beto Rodrigues.
Flor do Maracujá
Segundo os expert na nossa maior festa folclórica, a verdadeira Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás começa mesmo, na noite de domingo 28, quando começam as apresentações dos grupos que fazem parte da categoria especial. “Essa disputa é que dar o tom da brincadeira, pois, apesar de ser uma festa onde os participantes trocam figurinhas o ano inteiro, porém, quando se trata de apresentação no Flor do Maracujá, é cada um por si e até existe quem diga: “Quem for podre que se quebre”.
A RedeTV-RO transmite ao vivo as apresentações, a partir das 20h30.
TURISMO
Equipe da Setur atende em barraca no Arraial Flor do Maracujá
A Superintendência Estadual de Turismo – Setur está com sua equipe divulgando os atrativos turísticos do estado de Rondônia no Arraial Flor do Maracujá.
A Setur mantém uma tenda, onde durante os dez dias de festa, estará distribuindo panfletos com a história de cada atrativo turístico de cada roteiro dos municípios do nosso estado. “O potencial de Rondônia quando falamos de turismo, é dos mais valiosos do Brasil, aqui temos praticamente atrativos que agradam turistas de qualquer parte, não só do Brasil, mas, do mundo”, disse o superintendente Gilvan Pereira.
A equipe que faz parte do Cadastur orienta os empresários, interessados em fazer parte do trade turístico de Rondônia e que para isso, precisam ser cadastrado no Ministério do Turismo, enquanto as pessoas que apenas vão se divertir no Arraial podem reservar alguns minutos e ficar assistindo o vídeo com as belezas de Rondônia.
O stand da Setur fica ao lado do stand da administração do Arraial peo lado esquerdo de quem entra no Parque dos Tanques pelo portão principal. O stand funciona entre as 19 e 23 horas.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando