Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Triângulo, o braço do violão no carnaval do Asfaltão - Agenda cultural do final de semana - Funcultural


Triângulo, o braço do violão no  carnaval do Asfaltão - Agenda cultural do final  de semana - Funcultural - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira 

Estamos orgulhosos da nossa sobrinha Maria Eduarda. Acontece que a Duda como é carinhosamente chamada, participou do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, que aconteceu na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro/RJ, realizado 26 a 30 de junho.

***********

O Campeonato reuniu atletas e equipes de 13 estados do Brasil, dentre este Rondônia, que se destacou através de sua única representante, a ginasta Maria Eduarda Tavares das Neves, que se classificou entre as 10 melhores atletas do Brasil nos instrumentos “massa” e “bola” categoria adulta.

**********

A ginasta mal chegou do Rio de Janeiro e já está de malas prontas com destino a Manaus/AM para mais uma disputa, a Copa Bianca Maia. Quem está toda pávula é a mamãe Estefânia e toda família. Parabéns Duda!

**********

Enquanto isso, a turma do Asfaltão vai curtir o por do sol, lá no Porto do Cai N’água. É que a escola do ‘Tigre’ vai contar no próximo carnaval (se tiver desfile de escola de samba), a história do bairro do Triângulo.

**********

É, as escolas de samba não estão paradas não, os carnavalescos apostam que no próximo ano, o prefeito de Porto Velho vai apoiar com aporte financeiro, seus desfiles.

*********

Hoje o Asfaltão apresenta seu tema para o carnaval 2020 que vai contar a história do 1º bairro de Porto Velho o Triângulo. Os autores do enredo são os carnavalescos Tatá e Oscar.

**********

Tata tem conhecimento de causa, pois, viveu a infância e adolescência amossegando trem, empurrando trole e passeando de cegonha, pelos trilhos da Madeira Mamoré.

**********

Se bem explorado, é um ótimo enredo. Já pensou a boemia do triângulo sendo lembrada em uma alegoria, na qual estarão figuras representando o Black o violonista e cavaquinhista que era convidado para tudo quanto era festa, nas residências do morro.

 

***********

Manga Rosa que apesar de não morar no Triângulo não saia de lá, em especial da residência da dona Abgail que para muitos, está para o samba de Porto Velho, como Tia Ciata está para o samba carioca.

**********

Moraes o tocador oficial do clarim, da Corte do Rei Momo nas décadas de 1950/60. As rodas de boemia a beira da ferrovia e na casa do Guarda Miguel no Morro do Triângulo.

*********

Tô falando da movimentação das escolas de samba! Na próxima semana a Diplomatas vai realizar um grande evento na Tenda do Mocambo, inclusive com open bar.

*********

A escola de samba Acadêmicos da Zona Leste vai realizar o workshop sobre carnaval. O negócio é por aí. E isso é porque não falei da minha São João Batista que não parou desde carnaval passado, no qual não aconteceram os desfiles das escolas. Pai Beto tá que tá com o presidente de Honra trabalhando pelo carnaval 2020.

***********

Mudando de pau pra cacete. Quarta feira passada, após mais de 4 horas de discussão (no bom sentido), os dirigentes de Bois Bumbás de Porto Velho aprovaram o Regulamento que vai gerir as apresentações dos bumbás no Flor do Maracujá deste ano.

***********

Entre os pontos positivos, foi a volta do quesito TOADA (ano passado não teve) Letra e Música. E a toada inscrita para disputar a pontuação deve ser AUTORAL ou seja composta para aquele grupo.

**********

O outro, foi a inclusão do inciso que pune o grupo que fizer uso de mídia eletrônica tipo CD, Pen Drive, ou outra qualquer plataforma para reproduzir as toadas. Quer dizer, as toadas terão que ser cantadas ao vivo pelo Levantador de Toadas de cada grupo e não como aconteceu ano passado quando um grupo de Boi usou CD com toadas dos Bois de Parintins e depois de uma manobra suspeita, ficou com o 3º lugar. Agora quem fizer usos de tal artificio perderá DEZ PONTOS na pontuação geral. Bom!


CARNAVAL 2020

Triângulo, o braço do violão no carnaval do Asfaltão - Enredo


A comunidade carnavalesca de Porto Velho vai se encontrar na tarde/noite desta sexta feira 5 de julho, no Porto do Cai N’água no Mercado do Peixe.

A escola Asfaltãio vai colocar na passarela do samba em 2010, o enredo “Triângulo, o braço do violão no carnaval do Asfaltão” uma pesquisa do Altair dos Santos Lopes – Tatá e do compositor Oscar Dias Knightz.

Seguindo o que foi estabelecido no Planemento da Agremiação, realizado no mês de março deste ano, nesta sexta feira, dia 5 de julho, a Escola fará o lançamento oficial de seu tema. Neste mesmo ato, entregará a sinopse aos componentes da Ala de compositores e convidados.

 

SOBRE O TEMA 

O passado histórico é mesmo uma reverberante canção longínqua, interminável, que até silencia, mas não cala jamais... Coisas da psicoacústica, dos fatores e características físicas e temporais do som e seus efeitos. Essa história começou quando ainda meninos, moleques levados, a andarmos sobre os trilhos e dormentes desde a estação da EFMM até o interior do Bairro do Triângulo, onde morávamos.

A imaginação nos ofertou o definitivo carimbo na curiosidade comparativa de ver ali, naquela composição, o braço dum enorme violão deitado. Espraiou-se essa concepção quando avistamos na sinuosidade do barranco, entre o Cai N´Água e o porto da ferrovia, aquelas curvas e seus traços que nos arremetiam ao bojo e parte da caixa sonora do instrumento. E assim, nessa viagem, desde lá, até hoje e amanhã... Eis o violão!

Isso impregnado e tatuado na mente, conosco andou e anda por anos e anos até que, nos tempos atuais, daquilo tudo, fluíram inspiradores, uns versos e uma poesia, suscitadores de um tema, um enredo de carnaval. Não à toa, justo naquele berço, diariamente, boêmios, seresteiros e todos das diferentes lidas e vidas dali, faziam o ir e vir das suas rotinas como a afinar e dedilhar aquelas imaginárias e sonoras cordas históricas.

Agora, houvemos, em parceria com o atento e detalhista carnavalesco e amigo Oscar Knightz, de encampar e animar uma história, um auto de carnaval em forma de enredo para o Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, justo externando algumas tantas minúcias daquele bairro, buscando no seu passado nem sempre tão glorioso, porém ímpar, instigante e repleto de histórias e estórias, bem como reportar-se ao seu contexto atual e vigente e, nisso tudo, folhear as elementares linhas e cifras animadoras desse pentagrama e seu decifrar.

É indissociável citar ou debulhar o rosário de existência do Bairro do Triângulo, sem que dessa feitura conste a influência marcante e determinante da Estada de Ferro Madeira Mamoré e os ecos sócio-políticos, culturais e históricos que possibilitaram ali, um efervescente e multifacetado núcleo urbano e habitacional.

O que para nós fora um paraíso (talvez nem tanto), para outros que o negavam e renegavam não passava de um cortiço. Mas alheios a isso, vivíamos ali consorciados, ao aroma que as flores exalavam, às fartas águas que banhavam, aos poetas que exaltavam e aos trens que nos levavam, compondo exatos e solenes na memória e no sentimento, uma ode sobre a vida e os viventes dali naqueles e nesses tempos, idos e atuais... (Escreveu Tatá).

 

CARNAVAL – 2020 

Triângulo – O Braço do Violão, no Carnaval do Asfaltão.

Este encontro se dará às 17hs, onde o público presente poderá ouvir uma boa música e contemplar o mais lindo por do sol.

Sabe onde? No Porto do Cai N'Água (Mercado do Peixe) – Entrada do Bairro do Triângulo, homenageado no tema de Enredo da Escola.


Triângulo, o braço do violão no  carnaval do Asfaltão - Agenda cultural do final  de semana - Funcultural - Gente de Opinião


Agenda cultural do final  de semana - Funcultural 


Como grande incentivador da cultura regional, o prefeito Hildon Chaves determinou à Fundação Cultural do Município (Funcultural) que dê o apoio necessário para a realização de festividades e manifestações culturais. Neste fim de semana, serão realizados sete eventos por associações e grupos, com o apoio da Fundação.

Segundo o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, o mês de julho está repleto de atividades que recebem o apoio logístico e estrutural da Fundação, como palco, som e iluminação. Alguns dos eventos que terão apoio do Município é o “Arraiá  Caiari” que vai acontecer sábado (6) e domingo (7), na praça das Três Caixas D’água, Arraial Flor do Maracujá e o Festival de Praia de Jaci-Paraná.

A Prefeitura de Porto Velho acredita que o apoio fortalece a cultura e movimenta a economia local, já que, como festividades, concentram grande público consumidor da culinária, do artesanato e de serviços.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)