Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Tribo Paeter Surui é atração no Flor do Campo



DUELO NA FRONTEIRA:
Tribo Paeter Surui é atração no Flor do Campo

Tribo Paeter Surui é atração no Flor do Campo - Gente de Opinião
 

O boi bumbá Flor do Campo faz sua primeira apresentação no 18º Festival Folclórico de Guajará Mirim na noite deste sábado 11. Durante ensaio geral realizado na noite de quinta feira 9, no bumbódromo a nação vermelha e branca só não colocou na arena as alegorias e cenários, na realidade se levarmos em conta que os artistas do bumbá do Tamandaré montaram o barracão nas dependências do bumbódromo, podemos dizer que o ensaio do Flor do Campo foi completo, com todos os itens se esmerando para mostrar ao público que lotou as arquibancadas que na noite de hoje, o boi da dona Georgina vai realmente em busca do título perdido ano passado.

 

Pamine o Renascer da Floresta

O tema que será apresentado este ano pelo boi vermelho, fala da história da tribo Paeter Surui que habita a região de Cacoal em Rondônia – O povo Paeter Surui acredita que a índia Pamine é responsável pela preservação da floresta- Daí nome do tema do Flor do Campo: “Pamine o Renascer da Floresta”.  A diretoria do bumbá do bairro Tamandaré recebeu todo apoio do povo Peter Surui através da Caniné e do Cacique Almir Suruí tanto que nas apresentações de hoje e amanhã, 20 índios Paeter Suruí estarão se apresentando na arena do bumbódromo. “Pela primeira vez um boi bumbá de Guajará apresenta no bumbódromo uma tribo de índio autêntica”, disse o diretor de arte Ariel Argobe. O Bumbá trouxe de Parintins além do “tripa” o mestre da Marujada do Caprichoso e de Juruti o Pajé da Tribo Muduruku, além das toadas que em sua maioria são de compositores de       Parintins e Juruti.

 

 Tribo Paeter Surui é atração no Flor do Campo - Gente de Opinião
 

Pois é, estamos na cobertura de mais um festival folclórico de Guajará Mirim. É o 18º, apesar do Léo do Malhadinho em um infeliz comentário postado em nosso blog dizer que no primeiro festival não estávamos presente. Tanto estávamos que até entrevistamos  seu Edélcio idealizador do Fefopem.

 

**********

Bom! Feito os esclarecimentos vamos para os finalmente. Na noite de quinta feira os dois bois realizaram ensaio geral. Estava previsto para aquela noite apenas o ensaio do Flor do Campo, porém, como na noite anterior aconteceu um imprevisto durante o ensaio o Malhadinho (o transformador de energia não suportou a carga e desligou tudo), e por isso o boi azul  voltou a arena na noite d quinta feira.

 

*********

Agora, uma coisa é certa, o ensaio do Malhadinho foi nota dez em animação. Já o do Flor do Campo, não sei se porque estavam querendo esconder o jogo, foi muito frio.

 

**********

Porém como já dizia Gentil Cardoso, “Treino é treino e jogo é jogo”. O jogo realmente começou na noite de ontem com a apresentação do Malhadinho.

 

*********

A grande novidade no Duelo deste ano será a participação de índios Surui que vieram de Cacoal especialmente para se apresentar pelo Flor do Campo já que o tema Pamine - o Renascer da Floresta é oriundo da tribo do Almir Suruí o índio mais famoso no mundo!

 

**********

O Gino Serrati até então representante da Secel junto aos grupos folclóricos ficou preocupado quando o Secretário Chicão ligou dizendo que estava passando em Nova Mamoré.

 

*********

Acontece que naquele momento o Malhadinho estava encerrando o seu ensaio e o Gino ficou receoso que sua diretoria protestasse caso o Chicão assistisse apenas o ensaio do Flor do Campo. Terminou que o secretário chegou, conversou com    as duas diretorias e tudo ficou em paz, só não ficou melhor porque o framenguista Alexandre não deixou o escudo do Vasco  sair na foto.

 

Tribo Paeter Surui é atração no Flor do Campo - Gente de Opinião


**********

Aliás, o Gino Serrati desenvolveu e está desenvolvendo ótimo trabalho na coordenação do festival. Nota Dez pro Gino.

 

**********

Independente da apresentação oficial, mas, a Rainha do Folclore do Malhadinho dança demais, pelo menos foi assim no ensaio geral.

 

*********

Cleiton Lopes ex pajé do Malhainho tava no bumbódromo com a camisa da organização do Flor do Campo e ainda confessou pra quem quisesse ouvir. “Agora não saio mais daqui”.

 

**********

Enquanto isso, o Régis Lopes ex pajé do Flor do Campo ensaiou pelo Malhadinho e foi muito bem. Quem está indignado com a atitude do Régis é o Afonso dirigente com direito a voto no Flor do Campo.

 

**********

Já o Arthur Quintela cunhado do Leonilon foi às lágrimas quando ouviu sua toada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida ser cantada no ensaio do Malhadinho. Realmente a toada é boa!

 

***********

O Levantador Tany Melhem chegou quase no final do ensaio e só cantou aquela toada que diz que o boi contrário é “galinha”, alguns comentaram que o Tany quer ser tratado como estrela.

 

***********

Já o Sandro Macho  levantador de toada do Flor do Campo foi um dos primeiros a chegar ao bumbódromo e cantou praticamente todas as toadas. A que vai defender o item melhor  toada, é muito boa!

 

***********

Disputa boa vai ser no quesito melhor apresentador, tanto o Ricardinho do Flor do Campo como o Hugo Miranda do Malhadinho são bons.

 

**********

Aliás, o Miranda me passou todo o roteiro da apresentação do boi azul que está defendendo o tema “Nos Trilhos da Emoção” homenagem ao centenário da Madeira Mamoré.

 

***********

O que estar preocupando os dirigentes dos bumbas, é a exigência por parte do governo estadual da não cobrança de ingresso.

 

***********

Desde quando o Festival era conhecido como Fefopem que se cobra ingresso. A não cobrança de ingresso pode e com certeza vai causar super lotação nas arquibancadas o que não é legal. É preciso se rever esse conceito de que quando o dinheiro vem através do governo não poder ser cobrado ingresso.

 

***********

Até porque, o governo não está patrocinando o festival o que acontece, é que o governo paga para ter sua logomarca postada e  divulgada em tudo que é mídia que diz respeito ao festival

 

**********

É preciso se concientizar os responsáveis por esse setor no governo, de que toda e qualquer publicidade deve ser paga. Então o que se     ouve, se vê e se comenta pelos quatro cantos do estado é o nome do governo estadual atrelado ao do Festival de Guajará Mirim.

 

**********

Devemos acreditar que o repasse que o governo vai fazer para os grupos, é como pagamento por essa publicidade.

 

***********

Bomba! As fontes indicam  que logo que a equipe da Secel retornar a Porto Velho. Cabeças vão rolar na alta cúpula da secretaria. Só posso garantir que o secretário Chicão fica.

 

***********

Amanhã os dois grupos    se apresentam no encerramento do 18º Duelo na Fronteira. O resultado ó sai segunda feira a tarde!

 

Fotos - Roni Carvalho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)