Sábado, 8 de junho de 2019 - 11h18
Lenha na Fogueira
Olha só! O Madeira Festival de Teatro está bombando. Na noite de quinta feira dia 6, fui assistir a peça Tabule e sabe de uma coisa, pensando que daria pouca gente, cheguei ao teatro por volta das 19 horas. Sabe onde estava o “rabo” da fila? Em frente ao Palácio das Artes. Quase não consigo a Senha para assistir a peça. Consegui mas fiquei sentado no corredor do teatro. Porto Velho tem sim, público para teatro
**********
Tabule é um texto e direção do Júnior Lopes, é uma tragicomédia apresentada por Zahara uma cômica heroína Libanesa, que veio parar no Brasil e sem querer, matou o marido Salim.
*********
Lopes que também vive a personagem Zahara deu um show de interpretação e recebeu calorosos aplausos.
**********
Tabule é séria candidata ao título de melhor do Festival, se não a peça, mas, o Júnior como melhor ator.
**********
O Festival foi idealizado pelos artistas e produtores rondonienses Édier William e Mari Santos, realizado por meio da Lei de incentivo àCultura, através do Ministério da Cidadania, realização da Zenital Produções, apoio da Funcer, Sejucel, Funcultural e possui patrocínio do Atacadão S/A e Governo Federal.
**********
Hoje teremos a encenação da peça “Viúvas do Mar” O espetáculo "Viúvas do Mar", do grupo de teatro Encena DE Ji Paraná, apresenta a história de quatro mulheres que precisam lidar com a Perda de seus maridos pescadores que saíram para trabalhar e acabam se perdendo no Mar..
************
As senhas começam a ser distribuídas a partir das 18h30, na portaria do teatro Guaporé, pela rua Tabajara.
Domingo que vai se apresentar é o grupo formado por alunos da UNIR que vai encenar a peça “Inimigos do Povo” com início marcado para as 16h30. Também no teatro Guaporé.
***********
Os vencedores do Madeira Festival de Teatro recebem seus prêmio logo após o término do espetáculo “Inimigos do Povo”. Lembrando que a entrada é gratuita.
***********
Para quem gosta de dança folclórica e comida típica das festas juninas o endereço é o ArraiáLeste que desde ontem está acontecendo no Campo de Futebol do bairro JK.
*********
O ArraiáLeste acontece até o dia 16 deste mês e todo dia conta com apresentações de grupo folclórico, com exceção de segunda feira dia 10, quando os show serão com bandas Gospel.
**********
Além de muita dança de quadrilha e boi bumbá, o Arraial do Maik da MK conta com parque de diversão para a gurizada se divertir.
**********
Será que este ano vai acontecer no ArraiáLeste o duelo entre grupos de quadrilhas. Geralmente quem desafia é a quadrilha Matutos do Socialista dirigida pelo meu amigo Nenezão.
**********
To achando um pouco desorganizado o Arraial este ano. Até agora não fecharam a programação com os nomes dos grupos que vão se apresentar. Distruiram uma programação que só diz que em tal horário vai dançar uma quadrilha adulta ou mirim, mais não diz o nome do grupo. Ta feia a coisa por aí Maik!
***********
Na próxima semana, teremos dois feriados: Dia 18 comemora-se o Dia do Evangélico, é feriado estadual. Rondônia é um dos poucos estados que festejam o Dia do Evangélico com Feriado.
***********
Na quinta feira o feriado é nacional pois é o dia de Corpus Christi. Este ano a igreja católica vai festejar o Corpo de Cristo na Igreja Nossa Senhora de Nazaré na Pinheiro Machado no bairro Igarapé. Até o ano passado a festa aconteceu no Campo de Futebol da 17ª Brigada de Selva.
**********
Lembrando que no dia 20 o Grupo Êxodo realiza após quatro anos o espetáculo “O Homem de Nazaré”, na cidade Jerusalém da Amazônia. A peça será encenada nos dias 20, 21 e 22 com entrada franca.
*********
A pedida da tarde deste sábado é o Samba Autoral, que vai acontecer no Bar do Calixto com o Tributo a Beth Carvalho. Depois do Tributo os compositores apresentam suas novas obras. To dentro!
Tributo a Beth Carvalho no 42º Samba Autoral
Na tarde deste sábado 08, o Projeto Samba Autoral em sua 42ª edição, presta homenagem a Madrinha dos Sambistas Beth Carvalho, falecida no último dia 30 de abril no Rio de Janeiro.
Os compositores de samba que fazem parte da confraria Samba Autoral, se reúne a partir das 14 horas, no Bar do Calixto a rua Jacy Paraná esquina com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças, para homenagear a cantora responsável pelo lançamento de vários compositores de samba que hoje fazem sucesso em todo o Brasil como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e tantos outros que frequentavam as rodas de samba na sede do bloco carnavalesco Cacique de Ramos. Entre outros feitos da cantora Beth Carvalho se destaca o regaste da obra de Nélson Cavaquinho e do grande Cartola.
A coordenação do Projeto Samba Autoral coloca no Bar do Calixto, cantando as obras musicais que foram gavadas e se transformaram em sucesso na voz da cantora, o que podemos classificar como a Nata do Samba de Raiz de Porto Velho. A partir das 14 horas os amantes do bom samba vão curtir as interpretações dos compositores, cantores e cantoras:
Misteira - Meu Guri (Beth); Lembranças da Madame (Autoral); As Pastoras - Vou festejar (Beth) e Forma de Oração (Autoral); Makumbinha - Coração Feliz (Beth) Enluarada (Autoral – Zeca Pagodinho Cover); Ernesto Melo - Colabora (Beth) e A Sentinela do Samba (Autoral); Rafael - Morrendo de Saudade (Beth) e Para de me cozinhar (autoral).
Lembrando que o Samba Autoral começa as 14 horas na calçada do Bar do Calixto a rua Jacy Para com a Brasília, bairro Nossa Senhora das Graças com entrada franca.
Tudo pronto para a inauguração dos passeios com a litorina (trem em miniatura num só vagão, a motor) na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).
Uma solenidade, às 8h30, neste próximo domingo 9, marca o resgate de parte do patrimônio histórico da cidade.
A litorina foi reformada pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm), com o apoio da Prefeitura que, por determinação do prefeito Hildon Chaves, não mediu esforços para a concretização da revitalização. A litorina vai percorrer um percurso de 2,3 quilômetros, saindo da igreja de Santo Antônio sentido Casarão. O passeio terá cerca de 25 minutos e capacidade de 14 passageiros. De acordo com a Asfemm, funcionará de terça a domingo, com uma taxa simbólica para custear a manutenção dos serviços.
Parceiros
A retomada da litorina ocorre com o apoio do Governo do Estado de Rondônia (Casa Civil, as Superintendências de Turismo e de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos), Exército Brasileiro e voluntários.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando