Quinta-feira, 26 de setembro de 2013 - 08h33
Luciana Oliveira
O que você vê quando se depara com o rio Madeira? Por acaso pensa que é apenas um curso natural de água que flui de modo infinito e imutável para outro curso d'água? Espero sinceramente que não. Esse rio que nasce lá na cordilheira dos Andes e flui até aqui é o rio de quatro gerações minhas, além de estar entre os 20 de maior extensão no mundo. É um patrimônio que cidade, estado ou país nenhum desprezaria. Infelizmente, apesar de toda essa magnitude o rio onde as memórias mais valiosas que tenho desaguam talvez não resista ao entusiasmo desenfreado pelo progresso. No lado da cidade, os mirantes desmoronam e no outro comunidades ribeirinhas estão igualmente ameaçadas de serem extintas pela força das águas. A natureza silenciosa se vinga. Não se discute a necessidade de progresso, mas o que o homem faz para alcançá-lo. O que realmente se discute é o futuro. A previsão é de que a população da terra aumente absurdamente até 2050, mas na América Latina que representa hoje quase 9% na estatística mundial, caia pra menos de sete. Isso porque nos países em desenvolvimento a taxa de natalidade será maior, ou seja, quanto mais pobre, mais populoso. A pergunta do século é: haverá alimento e trabalho pra todos?
Tracei esse paralelo para chamar atenção à necessidade de preservarmos nossas riquezas naturais, nosso rio que devido à obras monumentais está com sua mata ciliar ameaçada. A destruição de suas margens implica em modificações profundas não só no aspecto visual, mas na vida futura. A vegetação ribeirinha protege contra o assoreamento que engole tudo que está pela frente, fauna, flora e comunidades inteiras. Engole gente, engole história, engole identidade.
Com essa foto espetacular do pôr do sol do Madeira quero chamar a atenção para um projeto que nasceu para proteger esse cenário natural.
Um bando de loucos por esse rio colhe assinaturas pra uma petição em apoio ao projeto Parque dos Beradeiros. É fácil! Você acessa o site peticaopublica.com.br e registra seu apoio num abaixo assinado virtual. O Parque dos Beradeiros vai proteger o cenário que você está vendo com uma infra-estrutura voltada ao lazer. Parabenizo em nome de Rudney Prado Melo os idealizadores e os que apoiam esse projeto. Eu assino embaixo!
A Associação do Grupo Teatral Êxodo convida a imprensa rondoniense para o ensaio geral especial nesta quinta-feira (26), às 19h, do Espetáculo O Homem de Nazaré, na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia.
********
Encenado há mais de 30 anos, o espetáculo já atraiu milhares de pessoas, tendo repercussão nacional e internacional. A peça estréia mais uma edição amanhã sexta-feira (26), às 19h30, com reapresentações no sábado e domingo. Não será cobrada entrada, porém, pede-se a doação, não obrigatória, de um quilo de alimento não perecível.
********
III Congresso Estadual da Unegro - RO. O congresso é o maior e mais qualificado espaço de discussão e decisão do Movimento Negro. Nele reúnem-se dezenas de militantes que constroem um rico espaço de formação, onde se apontam os rumos e as diretrizes do Movimento Antirracista.
*********
O Congresso da UNEGRO é aberto a todos as pessoas, que podem participar comparecendo às mesas que discutirão a Conjuntura do Movimento Negro, e quando delegados, votando na plenária final. Local: Sintero, Data: 04 (noite) e 05 de outubro de 2013 (dia inteiro). Hospedagem - Será disponibilizado alojamento, Informar a necessidade por e-mail: alzemir@hotmail.com 9235 6997 9920 8924
*********
Por falar em reunião, Em audiência pública realizada terça feira no plenário da Câmara Municipal, o vereador Alan Queiroz debateu com autoridades do município de Porto Velho sobre a criação do Parque dos Beradeiros na margem esquerda do Rio Madeira.
********
De acordo com Movimento pró-criação, o Parque dos Beradeiros garantirá a permanência da mata e será uma reserva horizontal, do trecho que faz frente com o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré até, pelo menos, 2 km abaixo do local da ponte. O parque é um instrumento para valer como Área de Preservação Permanente (APP).
********
Geri Anderson, um dos participantes do Movimento explica “O mais importante é que o Parque dos Beradeiros garantiria a não supressão da mata, o não desaparecimento desse patrimônio paisagístico, que tanto nos orgulha e que a todos encanta. Por isso convidamos a todos para assinar o abaixo assinado disponível no site http://www.parquedosberadeiros.com.br
***********
A respeito do Parque dos Beradeiros, publicamos nesta página artigo da jornalista e empresária Luciana Oliveira. Aqui reforçamos o convite para que assinem o abaixo assinado disponível no site acima.
********
E a reforma administrativa não foi votada pelos deputados estaduais na terça feira. Os sindicatos que representam os funcionários públicos estaduais, até que enfim, acordaram e entraram na “briga”, solicitando que seja realizada audiência pública para se discutir os detalhes da Mensagem enviada pelo governo estadual. Tenho a impressão que, apesar do esforço da bancada oficial, a Mensagem não será aprovada na íntegra.
********
Terça feira a Assembléia ficou repleta de secretários, na tentativa de influenciar os deputados na hora da votação a favor da Reforma Administrativa pretendida pelo governo. Porém os sindicalistas mostraram que têm maior força e conseguiram que a Mensagem fosse tirada da pauta.
********
Antes só quem estava se movimentando contra a aprovação da mensagem governamental eram os envolvidos nos segmentos culturais que lutavam pela não extinção da Secel. Agora o movimento é bem maior, com todos os sindicatos se posicionando contra a medida de “contenção”.
*******
Agora é esperar para ver “quem tem roupa no quaradouro!”
Reforma da Lei 190 em discussão
O vereador Everaldo Fogaça protocolou no início da tarde da última terça-feira 24, a minuta da nova Lei de Eventos (Lei 190) do município de Porto Velho, durante audiência com o prefeito Mauro Nazif, no Gabinete da Prefeitura.
A Minuta agora será enviada à Câmara Municipal de Porto Velho em forma de “Mensagem do Executivo” para votação e aprovação. O prefeito Mauro Nazif não deu prazo para o envio, mas assegurou que a matéria é de interesse do Município.
De acordo com o vereador Everaldo Fogaça, antes de chegar às mãos do prefeito, a Lei 190 passou por adequações propostas pela Fundação Cultural, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz).
“A Fundação Cultural é uma das principais interessadas no projeto, pois estava praticamente engessada pela Lei 190. A PGM analisou a legalidade dessas mudanças e a Semfaz, as questões relativas ao Código Tributário”, explicou.
Everaldo Fogaça ressaltou o empenho da presidente da Fundação Cultural, Jória Lima Baptista, que organizou várias mesas de debates com os segmentos culturais da capital, colhendo propostas e discutindo as mudanças da nova Lei e a sensibilidade da Prefeitura que sempre apoiou a iniciativa.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando