Domingo, 8 de maio de 2016 - 09h02
As Três Mães de Chico
Inez, Cotinha e Florzinha nasceram e se criaram na localidade de São Cristóvão no distrito de São Carlos. Inez a mais velha das três, se casou com José Caminha dos Santos em 1943 e teve três filhos Silvio, Berenice e Francisco dos quais, apenas Silvio nasceu em São Carlos. A família se mudou para Guajará Mirim no final do ano de 1947.
Tudo corria as mil maravilhas, em 1948 nasce Berenice e a vida continuou em novembro de 1950 por já estar entrando no nono mês de gravidez, sua irmã Florzinha (Maria das Dores) chega de Porto Velho para lhe fazer companhia, nesse ínterim, exatamente no dia 10 de novembro José Caminha ao passear pela cidade de bicicleta, foi vítima de uma queda e fratura algumas costelas, em conseqüência, veio a falecer.
Logo após o velório o irmão de Zé Caminha comunica que vai precisar da casa onde Inez morava, alegando que o imóvel era seu. Sem marido, sem casa e sem perspectiva nenhuma nasce no dia 8 de dezembro seu filho Francisco. Florzinha vendo que seria difícil Inez criar seus filhos que agora eram três e o mais velho completou 4 anos de idade justamente no dia que Chico nasceu e Berenice ainda iria completar dois anos, escreveu uma carta para sua irmã Cotinha (Maria da Conceição) recém casada com Agostinho Rivero, alto funcionário do governo do Território Federal do Guaporé, narrando à situação da irmã Inez e perguntando se Cotinha poderia receber a família em sua casa. Proposta aceita.
Em janeiro de 1951, Inez e seus filhos desembarcam na estação da Madeira Mamoré. Cotinha já havia providenciado o aluguel de uma casa no mesmo terreno da sua. Para sustentar seus meninos Inez passou a vender comida na feira livre e deixava Berenice e Chico com as tias Florzinha e Cotinha.
Francisco passou a ser o xodó das tias e do tio e mesmo nos dias que sua mãe Inez passava em casa, pois naquele tempo a feira livre só funcionava entre quinta feira e sábado, as tias Cotinha e Florzinha faziam questão de ficar cuidando dele.
Assim Francisco cresceu, estudou se formou, casou e até hoje quando perguntado quem é sua mãe responde: tenho três mães Inez à mãe biológica, Florzinha a que o viu nascer e Cotinha que o abrigou em sua casa.
Das três, apenas Florzinha está viva e chama Francisco de “meu filho”, ele corresponde a chamando de mãe. Com certeza neste domingo consagrado às mães, Florzinha que completou 91 anos no último dia 2, vai receber flores e carinhos do seu filho mais velho Francisco Macedo do Santos.
Salve o dia das Mães!
Lenha na Fogueira
Salve o dia das Mães!
*********
Apesar da crise vivida pela população brasileira, com certeza o comercio vai faturar bastante no dia de hoje.
********
Afinal de contas, qual é o filho que não quer presentear nem que seja com uma rosa sua querida mãezinha. Dizem os especialistas que o dia das mães é o segundo em vendas comerciais. Só perde pro Natal.
********
Será que apenas um presentezinho, consegue fazer o coração da mãe ficar feliz? Com certeza que sim. Não precisa nem ser presente comprado nas lojas, basta um beijo de carinho para a mãe ficar feliz.
*********
Quando se trata de filho, não existe quem supere o amor de mãe. Não interessa se o filho está cumprindo pena numa penitenciária. Quer confirmar o que escrevo, vai hoje pela manhã cedinho, até o complexo penitenciário formado pelos presídios Urso Branco, Urso Panda, Pandinha, Colônia Enio Pinheiro ou qualquer outro, que você vai encontrar filas e filas enormes, são as mães que vão visitar seus filhos e receber seus carinhos por alguns minutos.
********
Mãe não quer nem saber se o filho é considerado “marginal” pela sociedade. Pra ela seu filho sempre será o filinho querido da mamãe.
********
Poucos são os filhos que choram pelas mães, porém toda mãe chora pelo seu filho. Chora de felicidade ou de desgosto. Chora de amor ou pelo desamor. Chora pela doença ou pela saúde. Chora de angústia por vez seu filho desempregado e chora de alegria quando ele chega em casa dizendo que conseguiu emprego.
********
Chora pela maternidade de mais um filho e chora pela sua morte. Mãe é assim, não tem jeito. Para a mãe, o filho sempre está com razão, não tem tempo ruim. Para mãe todo filho é bonito, é inteligente, assim como é danado.
*********
Quantas mães estarão chorando na hora do almoço de hoje, ao lembrar daquele filho que partiu precocemente? Ah meu Deus o que foi que eu fiz para sofrer tanto? Esse questionamento é comum entre as mães.
********
Quantas mães estarão agradecendo por seus filhos estarem formados, casados com filhos e todos vivendo na maior harmonia.
********
E quantas passarão esse dia à beira de um leito de hospital, acariciando o rosto do filho que foi vítima do trânsito, sofre de câncer, zika, dengue, chicugunha e outros males.
*********
Gostei desse poema que encontrei na Internet – SER MÃE
********
Ser mãe não é apenas carregar no ventre, por alguns meses, um óvulo fecundado!
********
Ser mãe não é somente passar pela dor cruciante de trazer um filho ao mundo!
*********
Ser mãe não é simplesmente dar o alimento, vestir e cuidar do físico e dos estudos!
*********
Ser mãe não é embonecar uma criança, fazendo dela um enfeite, um “bibelô”!
**********
Ser mãe é muito mais do que isso! Ser mãe é dividir o que se tem, sempre priorizando os filhos;
**********
Ser mãe é cuidar, amar, amar e amar! Ser mãe é depender da graça de Deus dia após dia, hora após hora, minuto após minuto;
**********
Ser mãe é estar na dependência total do Deus Maravilhoso que não falta nunca, que sempre nos protege e nos ampara;
**********
Ser mãe é se sentir abençoado por ter recebido do Senhor o privilégio de tomar conta de um pequeno ser;
**********
Ser mãe é ver o seu amor imperfeito comparado ao perfeito amor do grande Deus. Ser mãe é envelhecer sorrindo; Mesmo na solidão do ninho que ficou vazio; Porque sabe que cumpriu a sua parte;
E o que faltou, o Pai celeste completará; Pois dele vem a promessa: “Não temas, pois Eu estou contigo em todos os momentos”.
*********
Ser mãe é ser feliz somente por ser mãe!
*********
Que Deus proteja todas as mães, não apenas no dia de hoje, mas, todos os dias. Salve o DIA DAS MÃES!
Bailarina russa se
apresenta em Porto Velho
A bailarina integra a equipe do Ballet Nacional da Rússia
Umas das principais bailarinas da Rússia, Anastasia Kasanova, estará em Porto velho nos dias 27 e 28 de maio, junto com os outros solistas das renomadas companhias russas - Bolshoi, Kremilim, Kirov e Moscou - para apresentar a turnê 2016 do Ballet Nacional da Rússia, no Teatro Estadual Palácio das Artes.
Os ingressos estão à venda na Junior Sun, na Palladyo, na Eletrônica Criativa e na Opus Ballet. O espetáculo será composto por dois atos – cada um com 40 minutos de duração, com intervalo de 15 minutos. Apenas 40% dos ingressos são destinados à meia entrada, beneficiando professores e estudantes. Os bilhetes podem ser adquiridos por meio de cartão de crédito.
A turnê deste ano é intitulada de "A Excelência do Ballet Russo". O espetáculo reúne os melhores momentos de O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Scheherazade, Gisele, Spartacus, Corsário, Cinderela, Carmen, Don Quixote, entre outros. A iniciativa de trazer a CIA ao Brasil é do produtor brasileiro Augusto Stevanovich.
O trabalho conta com o apoio do Ministério da Cultura da Rússia. O objetivo do Governo é popularizar o ballet daquele país no Brasil e nos demais países da América Latina, assim como preservar a tradição dos grandes ballets de repertório russos e da Europa ocidental.
A companhia fará apresentações em 27 capitais. “Será um encontro entre o erudito e o moderno”, afirma Augusto Stevanovich. São 20 solistas que se revezam durante as apresentações nos estados.
Informações: 9276-3090, 9984-4876, 9600-9916, 3026-2113
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando