Quinta-feira, 12 de novembro de 2015 - 05h04
Começou na manhã desta quarta-feira (11) o IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA), evento que está sendo realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, até o dia 14 de novembro.
A mesa de abertura foi composta pela reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho; pelo integrante da comissão organizadora do evento, professor mestre Francisco Oliveira; pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq/UNIR), professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott; pela representante da Pró-Reitoria de Cultura Extensão e Assuntos Estudantis, professora mestre Marcelle Pereira; e pelo professor Damián Keller, docente do curso de Música da Universidade Federal do Acre (UFAC) e idealizador do SIMA.
A reitora desejou boas-vindas aos participantes e sucesso ao evento que está sendo realizado na UNIR mesmo com todas as dificuldades enfrentadas atualmente pelas Instituições Federais de Ensino.
O professor Francisco Oliveira afirmou que o seminário é de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa em Música, pois reúne profissionais e pesquisadores nacionais e estrangeiros no debate sobre o tema.
Na opinião do professor, a realização do seminário na UNIR tende a fomentar a pesquisa em música e ampliar as possibilidades de criação de pós-graduações na área. “Hoje temos o curso de licenciatura [em Música] e a intenção é de crescer na pós-graduação, abrir especializações e mestrados” disse o professor.
O professor Damiaán Keller falou sobre o histórico do seminário, desde seu início “humilde”, em 2010, passando por aperfeiçoamento em 2013, até chegar ao formato utilizado em 2014 e repetido em 2015.
Após a abertura oficial, o professor mestre Leonardo Vieira Feichas (UFAC) iniciou as atividades acadêmicas com a apresentação de um Recital-Palestra com o tema “O violino brasileiro: diversos estilos composicionais”.
O IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA) acontece na Unir-Centro pela manhã, tarde e noite, até sábado, dia 14 de novembro.
Lenha na Fogueira
Começamos a coluna lamentando o falecimento da querida Tia Nôa a líder comunitária do Marcos Freire e por que não dizer da Zona Leste.
*******
Conheci Tia Nôa em meados da década de 1990, no chaveiro Gold do Manelão, aonde ela ia sempre conversar sobre política.
********
É isso mesmo, dona Flauzina Fialis Diniz a Tia Nôa como era realmente conhecida, foi durante parte da sua vida militante política, participante mesmo daquelas que ia pra luta, batendo de porta-em-porta pedindo voto para o candidato que fechasse apoio com ela.
********
Muitas e muitas vezes a gente saia do Chaveiro Gold na boca da noite e ia direto para o Bairro Marcos Freire onde morava Tia Nôa ali éramos recebido com aquele sorriso e aquele cafezinho feito na hora no coador de pano.
*******
As paredes de sua casa, eram cheias de santinhos de políticos, bastava que ela estivesse apoiando o partido ou a coligação. Não interessava o candidato o importante era a coligação.
********
O trabalho da Tia Nôa não se limitava apenas em campanha política, ela saia colhendo doações de alimentos, roupas etc. para distribuir com as pessoas carentes da comunidade. Muitas vezes abrigava quem não tinha onde dormir em sua casa.
*********
Mãe de 11 filhos tendo mais de 20 netos e bisnetos Tia Nôa de sua atitude em vida uma lição de amor e respeito ao próximo. Lembro que toda vez que nos encontrávamos seja la onde fosse, ela sempre nos cumprimentava com aquele sorriso e a frase: “Como vai você meu filho, ta com saúde, a família vai bem?”. Era assim.
********
Não dizer se a Tia Nôa chegou a ser agraciada com alguma comenda pela câmara de vereadores. Se não foi ainda está em tempo.
********
Sugiro que dêem o nome da principal rua do Bairro Marcos Freire de Tia Nôa. Tem que ser TIA NÔA e não seu nome de batismo. Poucos sabiam seu o nome de batismo. Nem mesmo a nossa turma, que em outros tempos não saia da casa da Tia Nôa.
********
Seu corpo foi merecidamente transportado para o cemitério Jardim da Saudade no Carro de Bombeiros na última terça feira dia 10. Tia Nôa estava com 77 anos de idade. Estou com muita saudade da Tia Nôa. Descansa em paz guerreira!
*********
Mudando de assunto. Hoje estaremos participando da Jornada Literária do Sesc conta a história do Boi Bumbá em Porto Velho. Nossa participação está marcada para começar as 18h00 na quadra do Sesc Esplanada.
********
Vai lá conhecer a verdadeira história da brincadeira de boi bumbá. Além de relatar como a brincadeira chegou em Porto Velho, nossa equipe encena o “Auto do Boi”.
*******
Quem também está na programação da Jornada Literária do Sesc é o Poeta Mado com o espetáculo teatral Solo e Outros com inicio às 20 horas também na quadra do Sesc Esplanada.
*******
A contadora de história Adriana a Cruz veio do Pará para ministrar a Oficina de Contação de História. O evento está acontecendo na sala de dança do Sesc.
*******
A professora Doutora Nair Gurgel também participa com seu livro Encantos do Rio Madeira, Histórias Ribeirinhas no Audicine Sesc.
*******
A Semana Literária do Sesc também conta com exposição de fotografias, e outras atividades como a da turma da Arigoca.
********
Outra programação super bacana é o Simpósio de Música que está acontecendo na UNIR Centro. As atividades desse Simpósio acontecem durante todo o dia. Vai lá músico acadêmico.
********
Vamos parabenizar os BOTAFOGUENSES pela volta do time da Estrela Solitária à elite do futebol brasileiro.
********
Enquanto isso meu Vasco da Gama...
Vai permanecer na ELITE do futebol sim.
O Corinthians jamais festejará o título de 2015 em nossa casa São Januário. Fui pro Sesc!
Sesc realiza XI Jornada Literária
De 11 a 13 de novembro, a Unidade do Sesc Esplanada será a sede para a realização da XI Jornada Literária. O projeto irá proporcionar aos participantes uma troca de experiências com escritores, poetas contemporâneos, críticos, compositores e professores, através de atividades que envolvem a escrita, oralidade e a poesia da região norte.
A XI Jornada Literária iniciou nesta quarta-feira (11), na sala de dança do Sesc esplanada, às 19h, com a oficina “Contador de história”, ministrada pela professora paraense, Adriana Cruz, autora da coleção “As viagens de Zé Mureré”. Uma coleção que fala de uma forma diferente sobre a geografia nortista voltada para público infantil. Adriana em sua oficina irá trabalhar toda essa vivência no cenário regional. A oficina será desenvolvida nos três dias da Jornada.
Adriana Cruz é docente da Universidade Federal do Pará, do Instituto de Ciências da Arte, e atriz integrante do grupo In Bust – Teatro com Bonecos, grupo que realiza o programa Catalendas, na TV Cultura do Pará, veiculado em várias cidades do país. Trabalha como roteirista e manipuladora no programa, dirige espetáculos teatrais deste e de outros grupos.
Este ano a programação está bem interativa com exposição e vendas de livros, exposição fotográfica, palco aberto para intervenções culturais, roda de conversa, apresentação de espetáculos, sarau poético, oficinas de confecção de livro, lançamento do II Prêmio de Poesia, e muito mais. Toda a programação é aberta ao público.
A Jornada Literária atualmente proporciona à comunidade de Porto Velho um evento literário de maior expressividade na região norte. “Para o sucesso da Jornada Literária o Sistema Fecomércio e o Sesc contam com a contribuição de vários parceiros como a Livraria Paulinas, Livraria Exclusiva, Temática Editora, Livrarias Paim, Loja do Livro, FTD Editora e Casa Arigóca. Parceiros estes que abraçaram o projeto e prol da literatura regional. A este eu deixo os meus agradecimentos ” diz Raniery Araújo, Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando