Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 - 07h23
O presidente vitalício da Banda do Vai Quem Quer popularmente conhecido como Manelão o “General da Banda”, escolheu a data de 18 de fevereiro sexta feira, para apresentar à imprensa e convidados especiais, a Camiseta do Bloco para o carnaval deste ano. Considerada o maior bloco da Amazônia, a Banda do Vai Quem Quer vai se apresentar pela trigésima primeira vez (31ª) no carnaval de rua de Porto Velho, sempre desfilando aos sábados de carnaval. “Apesar de muitos insistirem que deveríamos realizar um segundo desfile durante os dias de carnaval, procuramos manter a tradição de só desfilarmos no sábado”, disse Manelão. Outra tradição mantida pela direção da Vai Quem Quer é o Coquetel oferecido a imprensa de um modo geral. “Essa foi a maneira que encontramos para agradecer os jornalistas, radialistas e agora os weber máster e os meios de comunicação, pela divulgação da nossa programação”, lembra o General.
Em seu 31º desfile, a Banda do Vai Quem Quer presta homenagem às mulheres, que vêm a cada dia, galgando cargos de relevância, tanto na política, como é o caso da nossa presidente da república Dilma Roussef, como nos meios empresarias e demais segmentos da sociedade, Assim sendo, o tema escolhido para o desfile da Banda este ano segundo nossas fontes é “A Banda Solta o Som de Salto Alto e Batom”.
Os foliões interessados em adquirir as camisas da Banda do Vai Quem Quer devem entrar em contato com o General Manelão na sede da Banda que fica à rua Gonçalves Dias sub esquina com a Afonso Pena no centro de Porto Velho.
Você sabia que hoje tem mais um módulo do Projeto “A Fina Flor do Samba” no Mercado Cultural.
********
Sabia que Ernesto Melo continua coordenando o Projeto “A Fina Flor do Samba”.
*******
Sabia que o Assis do Areal vai interpretar oficialmente, o samba da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande na noite de hoje, dentro do Projeto “A Fina Flor do Samba”.
*******
Sabia que o refrão “Bate Tambor”, está sendo o mais cantado nas rodas de sambistas em Porto Velho.
********
Então não custa nada, você também cantar junto com o Assis hoje a noite no Mercado Cultural.
********
Vamos ao que realmente interessa:
********
A respeito do que publicamos na coluna de ontem sobre a Casa da Cultura Ivan Marrocos, nosso amigo administrador do logradouro Geraldo Cruz solicita que divulguemos o que segue:
********
Amigo Zekatraca! O edital que divulgamos refere-se à Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, criada através do Dec. 13.148 de 14/09/2007. Essa Galeria, por força de Lei é exclusiva para exposições de artes visuais e exige a publicação de edital para que os interessados sejam submetidos a uma curadoria e consequentemente selecionados:
*******
Os outros espaços da Casa, conforme você disse com muita propriedade, realmente são destinados aos vários segmentos culturais. Se você observar toda a programação da Casa da Cultura, desde que assumimos a sua direção esses segmentos ocuparam amplamente esses espaços. Nunca essa Casa fechou as portas para nenhum segmento cultural.
********
Para ser mais explícito: Nossa programação sempre foi recheada de muita poesia, artesanato, lançamento de livros, fotografia, capoeira, teatro de rua, feira de troca solidária, exibição de vídeos, cinema de animação (mostras e oficinas), ensaios de grupos teatrais e de bandas, seminários culturais, cursos de xilogravura, fotografia, artesanato, palestras, seminários e conferências, saraus, atividades circenses...
*********
Zé, em nenhum momento cobramos pela ocupação dos espaços da Casa da Cultura, o que acontece, como é o caso da Caixa, é que para atender exigências feitas pela Caixa Cultural, a produtora AORI que ganhou a licitação para realizar o Projeto Galeria Caixa Brasil simultaneamente em todos estados, fizeram adaptações e instalaram equipamentos de segurança e de monitoramento de temperatura e umidade.
*********
A Casa da Cultura é um espaço público e de acesso gratuito a todas as manifestações culturais.
**********
Reconhecemos a sua contribuição na difusão cultural de Rondônia, só lamentamos que raríssimas vezes você divulgou e participou da vasta programação desta Casa.
********
Pra finalizar, queremos salientar que esta Casa é uma unidade cultural da SECEL, subordinada diretamente à Gerência de Cultura e em nenhum momento podemos agir como se Gerência fôssemos.
********
A Casa sempre esteve e sempre estará à disposição de todos os segmentos culturais que queiram utilizar as dependências da mesma. É SÓ NOS PROCURAR.
********
Nosso Blog casadaculturaivanmarrocos.wordpress.com também está a inteira disposição para divulgar todo o potencial artístico e cultura de Rondônia. Façam uso. Mandem-nos material através do e-mail casadaculturaim@gmail.com.
********
Geraldo Cruz - Diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos
********
Assim vamos sobrevivendo e nos aturando democraticamente!
AUDIOVISUAL
EBC seleciona projetos para produções
Inscrições para o Fundo Setorial do Audiovisual vão até o dia 25 de janeiro - A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) receberá até o dia 25 de janeiro propostas de séries documentais, de ficção e animação, de produtoras independentes que queiram propor à TV Brasil a pré-contratação de licenciamento de sua obra para concorrer aos investimentos do Fundo Setorial Audiovisual / PRODAV, em 2011.
A seleção levará em conta a pertinência do projeto para a programação da emissora; o limite financeiro estabelecido pela EBC, de acordo com as possibilidades orçamentárias, e o cumprimento das regras estabelecidas no âmbito do PRODAV.
Para concorrer aos recursos do Fundo Setorial, o projeto audiovisual precisa ter o compromisso de pré-licenciamento de uma emissora de televisão, que se compromete a aportar 10% ou 15% do valor da produção. Em 2010, a EBC/ TV Brasil pré-licenciou 15 projetos, dos quais nove foram aprovados pela Finep/Ancine e estão em fase de contratação.
Os projetos deverão conter: 1) Identificação do produtor e da empresa proponente: nome, endereço, e-mail, CPF, CGC, telefone, celular, nº do registro na Ancine;
2) Dados do projeto: título, formato, classificação, técnica a ser utilizada na obra, nº e duração dos episódios, registro na FBN, sinopse da série e dos episódios ou projeto criativo;
3) Currículo do autor ou diretor e do roteirista;
4) Dados orçamentários: orçamento detalhado, valor total do projeto, valor do orçamento de produção, percentual solicitado ao FSA, carta-proposta de pré- licenciamento à EBC;
5) Cronograma de execução da série/seriado;
6) Projeto de comercialização, projeto transmídia e piloto ou DVD demo, se houver;
7) Termo de ciência do edital FINEP/FSA/PRODAV - 01/2010.
Para esta chamada, os projetos deverão ser encaminhados, via Sedex, para a Gerência Executiva de Programas Institucionais da TV Brasil. (Rua da Relação nº 18, 6° andar, Rio de Janeiro (RJ), CEP: 20231-011).
O resultado da seleção, que será feita por uma comissão de cinco representantes da EBC, será divulgado até o dia 2 de fevereiro, através do site www.tvbrasil.org.br
Mais informações sobre o PRODAV no site http://www.finep.gov.br/ .
ESCRITOR
Fliporto homenageia Malba Tahan
A Matemática é sem dúvida uma das ciências mais fascinantes de toda a história da humanidade. É comum ouvirmos falar em diferentes correntes de ensino usadas por professores, estudiosos e admiradores dessa arte denominada Matemática. Mas, enquanto disciplina obrigatória nos currículos escolares, o ensino da Matemática adota metodologias que tornam a matéria detestada por parte expressiva das crianças.
O ex-presidente Lula em seus oito anos de governo desenvolveu atividades e programas para dar mais oportunidades de crescimento intelectual e profissional a crianças, jovens e adultos brasileiros. Apesar de existir muito antes do governo Lula, a Olimpíada Brasileira de Matemática teve muita repercussão e visibilidade durante os últimos anos, especialmente na gestão de Eduardo Campos no Ministério de Ciência e Tecnologia.
Quando penso nisso, vejo que é de extrema importância trazer à tona a iniciativa e homenagear obras e projetos que visem a construção de um melhor raciocínio lógico, através de um nome inovador na pedagogia: Malba Tahan, um precursor da arte de tornar a matemática algo mais prazeroso no lúdico universo infantil. Ele, eterno incentivador do imaginário infantil, muitas vezes ignorado pelas escolas convencionais, escreveu diversos livros didáticos primorosos que servem tanto para estudantes quanto para professores.
Suas obras tratam de temas como o desenvolvimento da capacidade de pensar diante de situações cotidianas num contexto de multidisciplinaridade, pois como afirmou o próprio Tahan “é preciso, ainda, não esquecer que a Matemática, além do objetivo de resolver problemas, calcular áreas e medir volumes, tem finalidades muito mais elevadas. É um dos caminhos mais seguros por onde podemos levar o homem a sentir o poder do pensamento, a mágica do espírito.”
Tahan, enquanto professor ensinou matemática a crianças e jovens de diferentes idades de uma maneira única, pois tornava, ao seu modo, coisas que antes pareciam difíceis em coisas simples, fáceis e claras. Como escritor passava, através das letras, toda sua técnica de ensino e idéias.
Malba Tahan, que na realidade se chamava Júlio César de Mello e Souza, faz uma grande falta a todos os alunos e professores não apenas do Brasil, mas de todo mundo. A obra mais fascinante desse grande matemático foi “O Homem que Calculava” – reunião de problemáticas implícitas em aventuras de um matemático persa. A ficção e a ciência dos números tornaram-se escopo para uma das expressivas fontes da arte de ensinar.
Certa vez, o não menos admirável Monteiro Lobato classificou o livro como uma obra que “ficará a salvo das vassouradas do Tempo como a melhor expressão do binômio ‘ciência-imaginação’.” É com o objetivo de relembrar esse carioca falecido no Recife em 1974, que a Festa Literária Internacional de Pernambuco – FLIPORTO o escolheu como homenageado de um dos espaços de maior importância do evento.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando