Sábado, 1 de fevereiro de 2020 - 11h05
Lenha na Fogueira
Hoje começa pra valer, as festas em comemoração aos 40 anos, de desfiles da Banda do Vai Quem Quer.
***********
A programação começa a partir das 13 horas deste sábado dia 1º de fevereiro, na Praça das Caixas D’agua e vai até as 22 horas, com muita história e estórias sobre a Primeira Década do maior bloco carnavalesco da Região Norte.
**********
O bicho vai pegar pra valer, quando a Banda da Banda começar a executar as marchinhas que fizeram parte dos primeiros Dez Desfiles da Banda e o Silvinho começar a exibir o documentário, com os compositores das marchinhas contando a história de como surgiu cada uma das músicas.
**********
Tem também depoimento de outros membros da Banda, aqueles que fazem parte realmente da história do bloco, que foi criado em 1981 pelo Manelão e sua turma.
**********
Serão quatro eventos que acontecerão durante os sábados de fevereiro, sempre na Praça das Caixas D’água cada sábado, a história de uma Década da Banda.
**********
A presidente Siça Andrade escolheu a Praça das Caixas D’água para a realização dos ensaios, “Porque a Praça é o ponto de referencia dos foliões que brincam carnaval na nossa Banda”, disse Siça.
**********
Hoje quem comparecer ao ensaio da Banda, vai apreciar a apresentação da Musa das Musas da Banda Dulce Silva dançando apenas com o corpo pintado, em mais uma obra do artista Pataka.
**********
A pintura corporal produzida pelo Pataka é tão perfeita, que se você não for bom de observação, não percebe que a menina está apenas com o corpo pintado, quer dizer: ‘peladinha’.
**********
Vai lá ver se tu descobres se a Dulce estará pelada ou não. Eu o Eyder e o Evandro fomos proibidos de assistir à apresentação da Dulce pelas NOIVAS Ana Célia, Sicília Andrade e Yale Dantas.
**********
Pois é, esse trio de casais resolveu juntar as escovas de dentes, justamente no dia 22 de fevereiro, ou seja, dia do desfile da Banda e o mais interessante, a cerimônia de troca de alianças vai acontecer minutos antes da saída da Banda em cima do Trio Elétrico.
*********
Tudo por conta dos 40 anos de desfile da Banda do Só Vai Quem Quer.
**********
Bom, pra não dizerem que eu puxo a brasa só para o lado da Banda do Vai Quem Quer.
**********
Lembro que hoje o Beto Cezar se apresenta com o Grupo Doce Melodia a partir das 11 horas, no Mercado Cultural durante a Feijoada do Sinésio que está fazendo o maior sucesso. Almoça lá e depois vai pra Banda.
**********
Hoje também acontece a partir do meio dia, a festa de lançamento do samba enredo da escola de samba Acadêmicos do São João Batista,
**********
A festa da São João Batista vai acontecer no Parque dos Tanques com entrada pela Estrada do Nacional. Tem feijoada também e apresentação da Bateria Treme Terra e sua Rainha Jak.
***********
Na oportunidade a Fundação Rio Madeira presta homenagem ao carnavalesco Flávio Daniel com a entrega da Comenda Bola Sete.
**********
Vou começar a via sacra, pela escola São João Batista, depois é que vou pra festa da Banda e ainda vou contar história da Banda no programa de rádio do Carlinhos Maracanã as 16 horas na FM 105.9 Transamazônica.
Vai Quem Quer realiza ensaio com a história dos seus Dez Primeiros Anos
Como foi que surgiram as primeiras marchinhas da Banda do Vai Quem Quer, como e em quais circunstancias foram compostas?
Essas e outras histórias, o folião passa a conhecer a partir das 13 horas deste sábado 1º, durante o primeiro ensaio aberto ao público, que a direção da Banda vai realizar na praça das Três Caixas D’água.
Serão quatro eventos do tipo, cada um contando a história de uma década do bloco. Neste primeiro ensaio, será a história dos DEZ PRIMEIROS ANOS. No próximo sábado dia 8, a história da segunda Década, no dia 15 a Terceira Década e no dia 22 entre as 12 e as 16 horas, a história da Quarta Década cujo ápice será o desfile em comemoração aos 40 da Banda na Avenida.
PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO
As atividades começam a partir das 13 horas, na praça das Três Caixas D’água, com a equipe comercializando camisetas e outros brindes da Banda como Canecas, Chaveiros etc.
A partir das 16 horas, começa a ser exibido Documentário com depoimentos dos compositores da Banda e diretores, sobre a história de suas composições e “causos” que se passaram nos desfiles.
As 18 horas, a Banda da Banda começa o ensaio propriamente dito, executando as marchinhas que fazem parte da história da Primeira Década da Banda do Vai Quem Quer.
Hino da Banda (Chegou à Banda a Banda a Banda...); Chegou a Banda (Chegou, chegou agora a Banda do Vai Quem Quer...); Praça Rondon (Eu vou iniciar meu carnaval no sábado, na Banda do Vai Quem Quer... Mas, na quarta feira, quero amanhecer lá na Praça Rondon...); O Pai do Manelão (O Pai do Manelão come besouro pra pegar mulher...); Rabo de Porco (Ele é ligeirinho, quase sempre vai embora, é o Rabo de Porco que perturba toda hora...); Lá Vem a Banda (Lá vem a Banda, venha ver como é que é. Vamos todos na Banda, na Banda do Vai Quem Quer...). Essas são algumas das marchinhas que serão executadas durante o ensaio na Praça das Caixas D’água e ainda tem as marchinhas tradicionais do carnaval brasileiro, como “Aurora, As Águas Vão Rolar, Me dá um dinheiro aí, Cabeleira do Zezé e tantas outras.
“Esperamos nossos foliões a partir das 13 horas, na Praça das Caixas D’água eles são nossos convidados especiais”, disse a presidente Siça Andrade.
Fundação Cultural Rio Madeira
homenageia Flávio Daniel
Flávio Daniel Pereira da Silva ou simplesmente Flávio Daniel, considerado um dos melhores carnavalescos da região Norte, será homenageado com a Comenda Bola Sete, pela Fundação Cultural Rio Madeira que tem a frente os agitadores culturais Antônio Serpa do Amaral Filho – Basinho e o Heitor Almeida na tarde deste sábado dia 1º de fevereiro de 2020.
Flávio Daniel
O pernambucano Flávio Daniel chega a Rondônia como Cabo Telegrafista da Aeronáutica e foi atuar no Real Forte Príncipe da Beira no inicio da década de 1960, depois veio para Porto Velho e se entrosou com os sambistas da escola de samba Os Diplomatas onde ficou até o inicio do ano de 1970 ,quando a convite de Silvio Santos foi para a escola de samba Império do Samba Os Pobres do Caiari e assumiu como Mestre de Bateria.
Na década de 1980 começa a esboçar seus primeiros enredos e passa a fazer parte da equipe de criação da escola azul e branca. Uma de suas primeiras investidas como carnavalesco, foi com o enredo “Das Loucuras da Vida a Grande Ilusão do Carnaval” desenvolvido em parceria com o Jader no inicio da década de 1980. Entre tantos enredos pesquisados e levados à avenida com sua assinatura destacamos: Ceara, Lendas, Rendas e Crenças - Ceara de Iracema em parceria com Marise Castiel e João Otávio Pinto (para a Caiari) e Simpatia é Quase Amor e a Louca que Caiu da Lua (Diplomatas) entre tantas obras que enriqueceram os desfiles das nossas escolas de samba.
Flávio Daniel será homenageado na tarde deste sábado, durante a festa de lançamento do samba enredo da escola de samba Acadêmicos do São João Batista, que vai acontecer a partir do meio dia, no Parque dos Tanques com entrada pela Estrada do Nacional.
Flávio Daniel é merecedor dessa e de outras homenagens, por seu trabalho em prol do carnaval das escolas de samba de Porto Velho.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando