Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 - 06h35
A Banda do Vai Quem Quer considerada a maior atração do carnaval de rua de Porto Velho, está de sede nova. A nova morada do maior bloco da região amazônica fica a rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e a D. Pedro II, justamente onde morou por mais de trinta anos o General da Banda Manelão. Segundo a herdeira do bloco, Sicilia Andrade filha do carnavalesco, desde quando seu pai faleceu que ela pensou em transformar a residência em sede da Banda e futuramente no “Memorial Manelão”. “Foi naquela casa que ele viveu a maior parte de sua vida, inclusive guardando todo o acervo da Banda, por isso a idéia de levar a sede do bloco pra lá”, disse Siça. O desejo só pode ser concretizado após conversa com seus irmãos e viúva do Manelão que concordaram em arrendar a casa para a Banda. “Foi muita conversa, principalmente com a dona Ivone que no início não concordou que transformássemos a residência em sede da Banda, mas, depois de explicarmos qual o verdadeiro objetivo, que é transformá-la em Memorial Manelão onde vamos disponibilizar, não só a história da Banda, mas, a história do meu pai ela concordou”, concluiu Siça.
A Banda do Vai Quem Quer vai desfilar no carnaval de 2013, no dia 9 de fevereiro. As camisetas serão colocadas a venda a partir do 1º de janeiro, com as entregas começando no dia 26 de janeiro. “Quem quiser aparecer pra bater um papo, a nossa sede abre no horário vespertino de segunda a sexta e pela manhã aos sábados” convida Siça.
Alteração da data e horário da reunião do Conselho Municipal de Cultura:
**********
A Fundação Cultura do Município – FUNCULTURAL, convida os Conselheiros Titulares e Suplentes representantes do Poder Público edas Setoriais para participarem da Reuniãodo Conselho de Cultura, que será realizada no dia 14 de dezembro de 2012, às 15h na Fundação Iaripuna, Rua Tenreiro Aranha, 3205 - Olaria.
**********
O Regulamento dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2013 foi aprovado na noite da última segunda feira, numa reunião super participativa.
**********
Com a ausência do presidente Ariel Argobe que se encontra em Guajará Mirim onde deve assumir o cargo de secretário de cultura e turismo, o vice Cristóvão Parente abriu os trabalhos solicitando ao secretário Cantarelli que desse conhecimento aos presentes da pauta da reunião.
**********
Apenas o representante da escola de samba Império do Samba não compareceu, e assim os artigos e itens do Regulamento foram sendo lidos e aprovados ou não pelos presentes: Diplomatas do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Asfaltão, Acadêmicos do Armário Grande, Unidos da Rádio Farol e a nova escola Acadêmicos da Zona Leste.
**********
Um dos itens que foi modificado foi o que proibia o uso de merchandising durante os desfiles das escolas. Por sugestão do Sandro Sarará e do Cantarelli agora passa a ser permitido apenas nos instrumentos da bateria. Eufrásio da Diplomatas sugeriu que também se utilizasse a avenida como um todo. O que foi rechaçado pelo secretário da Fesec que disse que a estrutura é da prefeitura e por isso, a Fesec não poderia autorizar a colocação de placas, banners, e outros meios de divulgação ao longo da avenida e até nas arquibancadas e camarotes.
*********
Numa manobra digna de ser classificada como boa “malandragem”, a Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste, conseguiu aprovação da maioria dos presentes, e agora vai poder receber subsídios como auxilio montagem já para o seu primeiro desfile. O Regulamento anterior dizia que uma escola para fazer jus ao repasse teria que participar de dois anos desfilando sem auxilio da Fesec.
*********
Presente a reunião, discordei da posição e principalmente da forçação de barra por parte do Canterelli em querer de qualqer maneira, colocar a solicitação da Escola da Zona Leste para apreciação. A primeira votação ficou empatada e o presidente Cristóvão usando o direito do voto de minerva, votou contra a colocação na pauta daquela reunião a decisão sobre o artigo 42 do Regulamento que diz respeito ao repasse dos subsídios.
*********
Numa manobra super inteligente Canterelli e Sandro Sarara conseguiram colocar de novo a matéria em votação e então a representante do Armário Grande, talvez por não ter prestado a devida atenção, votou a favor e então a Zona Leste ganhou o direito de participar do rateio no próximo carnaval.
*********
Depois, já em casa, de cabeça fria, vi que os representantes da escola Acadêmicos da Zona Leste estavam corretos, pois é direito deles reivindicar o melhor para sua agremiação. Até porque, todos sabem que a escola do Sarará está muito bem organizada.
**********
Aproveito a oportunidade para me desculpar perante a direção da Fesec e da escola Acadêmicos da Zona Leste.
**********
Quanto às demais escolas de samba, só temos a desejar muito sucesso. Agora tem um detalhe:
*********
Só quem sofre com a inclusão no rateio da escola de samba Verde e Rosa são as duas do grupo de acesso: Império do Samba e Unidos da Rádio Farol.
*********
Acontece que o percentual das escolas do grupo especial é um e o do grupo de acesso é outro. Então no caso do grupo de acesso em vez da grana ser repartida por duas, vai servir a três.
*********
Daí a ausência do representante da Império do Samba ser considerada o culpada pela aprovação. Conhecendo como conhecemos o Mirim, se ele estivesse na reunião com certeza votaria contra e a escola da Zona Leste estaria fora do rateio.
*********
De qualquer maneira, agora Inez é Morta.
**********
Outro item vencido pela Acadêmicos da Zona Leste, diz respeito à participação de Mestre Sala e Porta Bandeira, Integrantes da Comissão de Frente, Mestre Bateria e Puxador de Samba Enredo, que até o carnaval passado (2012), não poderiam desfilar em escolas de outro grupo, em 2013 vão poder participar sim.
**********
Isso quer dizer, que o Casal de Mestre Sala da Escola Asfaltão pode desfilar em 2013 pela escola da Zona Leste e vice versa. Assim como o Mestre Bateria e o Puxador de Samba Enredo.
*********
Essa decisão não contribui em nada com a formação de novos talentos em nossas escolas de samba. Quero ver se a Zona Leste subir como é que vai ficar?
*********
Parabéns a minha irmã Berenice pelo seu aniversário na data de hoje!
SEMINÁRIO
Representando as práticas
de ensino de línguas
O Núcleo de Ciências Humanas (NCH), juntamente com o Departamento de Línguas Vernáculas (DLV), Centro de Estudos da Linguagem (CEL) e o Grupo de Estudos em Culturas, Educação e Linguagens (GECEL), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), realizam o VIII Seminário Repensando as Práticas de Ensino de Línguas (SERPEL), abordando "Os Caminhos da Formação - Estágios Supervisionados". O evento acontece nos dias 11 e 12 de dezembro de 2012, no auditório Paulo Freire, no campus de Porto Velho.
O objetivo do seminário é discutir os caminhos da formação e sua importância na futura atuação dos professores de Línguas e Literaturas. O VIII SERPEL busca promover a integração dos alunos e professores da UNIR e professores da Educação Básica das redes pública e privada, assim como a comunidade em geral. Na programação há palestras, mesa redonda e sessão de comunicações.
As inscrições são gratuitas devem ser feitas no próprio local do evento.
UNIR
Semana Acadêmica e
Simpósio de Filosofia
O Departamento de Filosofia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) realiza no período de 11 a 14 de dezembro de 2012, no auditório da Unir-Centro, a II Semana Acadêmica e I Simpósio de Filosofia.
Tendo como temática “Conhecimento, Ética e Política”, o evento objetiva oferecer aportes interdisciplinares para a compreensão de questões pertinentes às Ciências Humanas e Sociais, a partir de tradições de pensamento contemporâneo.
A abertura do evento aconteceu ontem 11, com a palestra “Desacordos persistentes e o seu significado epistêmico”, proferida pelo professor doutor Alexandre Luís Junges da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
As inscrições são gratuitas podem ser feitas na recepção da Unir-Centro, a partir das 14h00.
"Espera-se levantar discussões filosóficas a respeito das relações entre o homem, a sociedade e o meio ambiente", explicou o chefe de Departamento de Filosofia, professor Clarides Henrich de Barba.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando