Sábado, 6 de julho de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
Já assistiu ou viu a divulgação institucional, do 38º Arraial Flor do Maracujá? Não? Então procura assistir para concordar comigo, de que a peça publicitária está de primeira.
**********
Há muitos anos não víamos uma divulgação tão boa do nosso maior arraial folclórico o Flor do Maracujá. Parece que o Jobson está querendo mesmo fazer a diferença como coordenador do Flor.
*********
Já conseguiu negociar inclusive, o valor do passaporte do Parque de Diversão, assim como já conseguiu com a Semtran linha de ônibus especial para o Flor do Maracujá. O homem está tão fissurado com esse negócio de baixar os preços para o consumidor, no Flor do Maracujá, que está exigindo ou sugerindo aos donos de barracas que baixem inclusive o preço da PICANHA.
**********
Os salgados como pastel e as iguarias típicas da época junina como Pamonha, Bolo de Macaxeira, etc. tudo indica que estarão mais baratos que nos anos anteriores.
**********
A partir de hoje dia 6, faltam exatamente 20 dias para a abertura do 38º Arraial Flor do Maracujá e até agora não vi nenhuma movimentação da equipe da prefeitura, limpando as dependências do Parque dos Tanques.
***********
Além da limpeza, é necessário corrigir o Asfalto em especial, do chamado Curral de Dança que é o espaço aonde os grupos folclóricos vão se apresentar. Ali tá cheio de depressão e buraco. Essa parte é de responsabilidade da parceria da Prefeitura de Porto Velho.
**********
Falta concertar o Portão que dar acesso hoje, aos motociclistas que praticam todas as tardes/noites no Parque.
**********
Apesar de pelo menos até ontem a tarde, as empresas que se propuseram a colaborar com os grupos folclóricos, não terem depositado nenhum valor na conta da Unajup. Já existem grupos trabalhando na confecção de alegorias.
***********
Os artesãos soldadores, e montadores de módulos em ferro e aço já estão no Parque trabalhando.
**********
Tem estrutura de ferro já montada, com mais de 5 metros de altura. Vai ser o bicho essa alegoria de um grupo de quadrilha junina.
**********
Até junina que vai disputar pelo Grupo de Acesso está fazendo grandes alegorias, Isso porque o Grupo de Acesso nem sabe ainda, se vai receber subsídios da Unajup.
**********
Vamos lembrar uma historinha sobre o Arraial Flor do Maracujá.
*********
Num determinado ano, da gestão da professora Yedda Bozarcov na Secel ou Funcetur, quando chegou o tempo da montagem do Flor do Maracujá, em todas as entrevistas, ela enfatizava que aquele seria o MELHOR FLOR DO MARACUJÁ de todos os tempos Etc & Tal.
**********
E realmente tudo estava correndo para que isso acontecesse. A grana dos grupos foi repassada com mais de um mês de antecedência, inclusive, deu tempo de alguns dirigentes de grupos, irem fazer compra na famosa Rua 25 de Março em São Paulo. O que garantia que pelo menos, o visual das indumentárias dos grupos, seria de boa qualidade.
*********
Foi aí que a natureza entrou em cena e atrapalhou todos os planos da equipe da professora Yedda.
*********
Sem dó e nem piedade, São Pedro derramou água, (CHUVA) durante as cinco primeiras noites do Arraial. Não foi coisa pouquinha não, a chuva era tanta, que não dava para andar nas dependências do Flor.
*********
Os barraqueiros queriam o dinheiro de volta e foi quando o Diretor da Empresa que distribuía a cerveja Skol (patrocinadora do evento), reuniu todo mundo e garantiu que o Arraial seria prorrogado por mais uma semana..
*********
O erro, foi que realizaram o concurso entre os grupos, apenas naqueles cinco dias sem chuva e, nos dias da prorrogação, os grupos não tinham mais o que fazer lá, pois, os campeões, já haviam sido proclamados no domingo anterior. Outro fracasso de público.
É samba que você quer
Vai pro 43º Samba Autoral
Como acontece sempre no primeiro sábado do mês, hoje a escola de samba Asfaltão coordena mais uma roda do Projeto Samba Autoral, desta feita a 43ª edição.
O encontro começa as 15 horas na rua Jaci Paraná com a Brasília – Bar do Calixto, no bairro Nossa Senhora das Graças e tem como objetivo, apresentar aos amantes do samba de raiz, as mais novas composições dos nossos autores e compositores. Esses artistas serão acompanhados pela fina flor dos músicos de Porto Velho, especializados no ritmo do samba de raiz.
A Pastora que também é Diretora de Comunicação da escola do Tigre Silvia Pinheiro, distribuiu o seguinte texto:
Depois da agenda de sexta, após encontrar amigos e amigas, bater um bom papo, receber boas vibrações e conhecer de fato o nosso Tema de Enredo. Neste sábado, dia 6 de julho, teremos a nossa tradicional e Harmoniosa Roda de Samba, que garante a qualidade musical tão necessária ao Projeto Samba Autoral, onde compositores e compositoras, acompanhados por valorosos músicos, apresentam suas obras e inspirações.
Com muita garra, raça e determinação, já se foram 42 edições, por isso dizemos, Salve!!! Salve mesmo!!! Salve os parceiros!!! Salve a cada amigo e amiga que dão um pouco de si para que o projeto aconteça!!! Salve os músicos!!! Salve os compositores e compositoras!!! Salve o Projeto Samba Autoral!!! “A soma da arte de viver com a arte da cultura, resultam numa melhor qualidade de vida. Aguardamos você”, diz Danilo Cardoso, Presidente da Agremiação. (Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro – Diretora de Comunicação do G.R.E.S Asfaltão).
FESTA
Vem aí mais um Festival Cultural do Distrito de Nazaré – 19 e 20
Um dos eventos mais esperados pela comunidade cultural de Porto Velho e seus Distritos além da cidade de Humaitá (AM), é o Festival Cultural do Distrito de Nazaré que este ano vai acontecer nos 19 e 20 deste mês de julho.
Nazaré é o celeiro da cultura raiz do povo amazônico. Um povo acolhedor e cheio de sonhos vivem no vilarejo a beira do Rio Madeira cerca de 170 quilômetros de Porto Velho. A única via para chegar ao distrito é pela água. Encostam no barranco, voadeiras, rabetas, batelão e grandes embarcações, e quem sobe àquelas escadas bebe da fonte mais pura da Cultura enraizada, que passou por várias gerações.
"Aquela criançada foi copiando umas das outras e hoje a gente chama Nazaré O Coração da Cultura", disse o saudoso Manoel Maciel pioneiro na comunidade e um visionário da cultura naquela lugar. Maciel não vive mais entre nós, mas seu legado é seguido por seus filho Timaia, Taiguara, Teimar e Túlio que juntos aos filhos e sobrinhos criaram o grupo Minhas Raízes e mantém vivo as tradições de gerações.
O Festival é realizado pelo Instituto Minhas Raízes e acontece nos dias 19 e 20 de julho e o governo do estado através da Sejucel é parceiro.
FOFOCA BOA
Ouvimos dizer que ainda tem vaga no barco que sairá de Porto Velho, entre em contato pelos telefones 99242-6262 ou 9 8447-9641.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando