Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Vencedores do São João das Rainhas da Juabp - Por Zekatraca


Lenha na Fogueira

Vencedores do São João das Rainhas da Juabp - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Na tentativa da realização da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, evento mais conhecido como Arraial Flor do Maracujá, os grupos folclóricos, em especial as Quadrilhas Juninas, estão ensaiando e participando de tudo quanto é concurso realizado pelas coirmãs.

*******

Até porque, na próxima semana, melhor escrevendo, sexta feira que vem dia 26, começa o Arraial Flor de Cacto no bairro Caladinho.

********

Aliás, o Flor de Cacto volta a realizar concurso entre os grupos de quadrilhas que se inscreveram e com premiação em dinheiro. Isso quer dizer, que o bicho vai pegar na arena do Campo do Caladinho.

*******

Quando a turma dos bois bumbás soube que o Negaça premiaria os grupos de quadrilhas, criaram o maior caso. “Quando tem dinheiro na parada os bumbás ficam de fora”. Foi aí que a direção do Flor de Cacto tranqüilizou os dirigentes dos bois que costumam se apresentar no segundo maior evento folclórico de Porto Velho o  Arraial Flor de Cacto, explicando que os grupos de bois serão convidados. Quer dizer, não vão participar de concurso e mesmo assim vão receber cachê.

*******

Após as explicações, tudo voltou ao normal e o certo, é que tá todo mundo eufórico para que chegue logo o dia 26 para o Flor de Cacto iniciar.

*******

Tudo indica que o concurso do Flor de Cacto será a prévia do que vai acontecer no Flor do Maracujá 2017. Por sinal existe um, porém, nesse caso, sobre o Flor do Maracujá.

*******

Acontece, que pelo menos até ontem à tardinha, quando do fechamento desta coluna, a direção da Federon não havia recebido nenhum sinal, de que contaria com recursos para passar aos grupos.

*******

Já está praticamente decidido, (até porque não dar mais tempo) que a Funcultural não vai repassar nenhum tostão para os grupos montarem seus temas.

*******

O prefeito Hildon prometeu e cumpriu intervir junto a uma grande empresa, no sentido desta patrocinar os grupos, porém, como disse, até ontem a tarde, nada havia sido informado à Federon sobre se a empresa vai ou não concordar com o patrocínio. Na minha humilde experiência acho que vai.

*******

Sabe por quê? Porque a empresa encaminhou um formulário à Federon solicitando informações sobre as apresentações dos grupos no Flor do Maracujá, isso já ha alguns dias. A resposta ficou de ser dada semana passada. Ontem a assessoria da empresa informou que provavelmente a resposta será dada até amanhã (quinta feira).

 

********

Diante da expectativa, a direção da Federon, provavelmente, deverá adiar o início do Flor do Maracujá para o início de julho. “Caso saia o recurso esperado, não dar mais tempo para os grupos se prepararem para abrir o Flor no dia 21 de junho”, disse o presidente Fernando.

 

*******

Porém, caso a resposta da empresa seja negativa, a idéia é realmente começar o Arraial no dia 21 de junho. “Ai vamos ver se realizamos o concurso ou apenas mostra”.

 

*******

Tem um detalhe, informou o presidente da Federon Fernando Rocha, “Como o governo estadual cumpriu sua parte e já contratou a estrutura de arquibancada, som, palco e iluminação não tem porque não realizarmos o arraial”.

 

********

Por outro lado, a Federon entrou com uma consulta junto ao MP para saber da possibilidade de cobrar  ingresso no Flor do Maracujá. “Seria um valor a título de colaboração do público para os grupos. Estamos pensando em apenas R$ 2 (Dois Reais)”.

********

Tudo isso não tem nada decidido. Caso a empresa concorde em patrocinar os grupos, os portões serão abertos.

 

********

Uma coisa é certa, os grupos estão se virando mais que charuto em boca de bêbado, no sentido de fazer bonito em suas apresentações no Flor do Maracujá, seja concorrendo ao título de melhor ou apenas participando da Mostra.

 

 
 

Vencedores do São João das Rainhas da Juabp

Vencedores do São João das Rainhas da Juabp - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A quadrilha Juabp do bairro Areal da Floresta realizou no último sábado o concurso “São João das Rainhas”, no Clube Kabanas. A disputa reuniu representantes de grupos de quadrilhas juninas Mirim, Adulta e Diversidade.

Foi a 5ª edição do concurso e desta feita, a convidada especial, foi a Rainha da Quadrilha Babaçu do estado do Ceará Adriana Dias que presidiu a mesa de jurados. 23 candidatas das categorias Mirim, Adulta e Diversidade participaram da disputa que no final, apresentou as campeãs: Mirim Ana Caroline da junina São José de Humaitá (AM). Diversidade Icona Aguilar da Girassol das Três Marias e Quadrilha Adulta Daniel Gomes da junina Matutos do Guaporé. O destaque vai para a quadrilha mirim Pote Sem Fundo que após vários anos não participava de eventos em Porto Velho. A presidente do Delícia se disse muito feliz pela classificação da Isabelle Botelho em terceiro lugar.

O Clube Kabanas ficou literalmente lotado pelas torcidas dos grupos participantes, com destaque para os quadrilheiros que vieram de Humaitá (AM) torcedor pelas representantes dos grupos São José e Mocidade de Humaitá. O secretário da SEMDESTUR Júlio César e equipe marcou presença até o final da festa sendo bastante elogiado pelos quadrilheiros  presentes a casa de eventos. Os grupos folclóricos de Porto Velho visando as apresentações no /arrial Flor do Maracujá intensificaram seus ensaios, principalmente os grupos de quadrilhas e a cada final de semana participam de eventos promovidos pelas coirmãs.

A propósito da participação dos grupos de Humaitá pode ser entendido com flair play uma vez que os grupos de Porto Velho constantemente estão participando de concursos no município amazonense. “É uma honra receber os grupos de Humaitá em nossos eventos”, disse o presidente da Juabp João Big.

Veja a classificação geral de todas as cateorias de quadrilhas que participarão do 5º São João das Rainhas.

Vencedores do São João das Rainhas da Juabp - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Resultado Final
 

Mirim

São José de Humaitá 120,0

Rosas de Ouro 119,8

Pote sem Fundo 119,4


Forte Príncipe 118,1

Rosa Divina 117,6

Matutos do Guaporé 115,7

 

Adulta


Matutos do Guaporé 120,0

Flor da Primavera 119,9

Junina Tradição 119,4

Girassol das Três Marias 119,3

Mocidade de Humaitá 119,3

Mocidade Junina 117,00

Rosa Divina 116,7

Estrela Divina 116,6

Rosas de Ouro 116,4

Coração Dourado 107,5

 

Diversidade


Girassol das Três Marias 120,0

Rosas de Ouro 119,5

Forte Principe 119,5

Junina Tradição 119,3

Flor da Primavera 118,3

Nova Estação 116,1

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)