Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Vereador e Asfemm vistoria obras da Madeira Mamoré + Rally a Pé de regularidade será no Parque Natural


Vereador e Asfemm vistoria  obras da Madeira Mamoré + Rally a Pé de regularidade será  no Parque Natural - Gente de Opinião

A pedida do próximo final de semana em Porto Velho será o Festival de Praia da Vila Calderita. O evento foi lançado na manhã de ontem 03, no gabinete do prefeito Hildon Chaves no prédio do Relógio.

**********

O Festival começa na próxima sexta feira dia 6 e vai até domingo 8 de setembro. De acordo com o subscretário Euzébio Lopes, do Desenvolvimento e Turismo, o festival fomentará o potencial turístico do município, promovendo lazer, diversão e desenvolvimento para a região.

***********

“Porto Velho tem um grande potencial turístico. Essa será a terceira edição do Festival de Praia da Vila Calderita, e estamos trabalhando para receber bem o turista, assim transformando a capital em uma referência nacional em relação ao turismo”, disse Euzébio.

***********

Para esta edição é esperado um público de 10 mil turistas. Durante os três dias acontecerão apresentações musicais com a banda Estação do Forró, e os cantores Ricardo Junior e Patrícia Morais.

**********

Estão participando ativamente para a realização do Festival a Fundação Cultural (Funcultural), responsável por toda a estrutura dos shows e programação cultural, Secretaria de Serviços Básicos (Semusb), que tem realizado a limpeza do local, Empresa de Desenvolvimento (Emdur) em toda a parte elétrica e iluminação, Defesa Civil, realizando os atendimentos médicos de emergência, equipes da Secretária de Saúde (Semusa) e Secretária de Trânsito, mobilidade e Transporte (Semtran), que estará realizando durante os três dias orientações de educação no trânsito para os turistas.

************

Pronto, pra quem não sabe, esse é o verdadeiro Festival de Praia da Vila Calderita. Então é se programar para se mudar de mala e cuia na próxima sexta feira para a beira do rio Jamari a 45 quilômetros de Porto Velho pela estrada da Penal.

*************

O negócio é seguir a proposta que vem sendo apresentada pelos quatro cantos do estado de Rondônia, pela direção da SETURA. “Antes de pensar em viajar para outros atrativos turísticos pelo Brasil, dê prioridades as belezas e opções oferecidas na sua cidade e no estado de Rondônia”.

**********

Nessa época do ano Porto Velho oferece um vasto leque de opções para os turistas como é o caso das praias a beira do Rio Madeira e seus afluentes.

*********

Principalmente o Rio Jamari, sem esquecer o Rio Preto e seu balneário assim como o Candeias.

**********

Acho que poucas cidades de Rondônia têm tanto balneários como Porto Velho, principalmente ao longo da BR 364 sentido Jacy Paraná.

**********

Com o calor que está fazendo em Porto Velho nada melhor que passar o dia curtindo as delícias das águas dos nosso balneários e o que é melhor, degustando um galinha caipira a cabidela ou ao molho pardo e até mesmo como diz o beradeiro, na “graxa”!

**********

Em tempo de controle da fumaceira provocada pelas queimadas, nada melhor que curtir um banho de igarapé ou de rio com a família e amigos.

**********

Só precisamos nos preparar para não sermos surpreendidos por imprevistos. O cuidado com a segurança das crianças é o mais importante. Não se esqueça de verificar as boias (salva vida) e demais itens de segurança que devem ser observados num pique nique desse porte.

**********

O ideal é não ingerir bebida alcóolica e se beber, beba com moderação. O melhor de um programa como esse, é voltar pra casa com todo mundo muito bem.

***********

O Festival da Vila Calderita é o evento do ramo que mais concentra banhistas em Porto Velho e como a estrada não é pavimentada, todo cuidado é pouco, porque a poeira é muita, o que prejudica a visibilidade do motorista. Todo cuidado é pouco!

**********

O ideal nesse caso é montar barraca de camping e levar saco de dormir, pois as noites a beira do rio costumam ser frias.


Vereador e Asfemm vistoria  obras da Madeira Mamoré + Rally a Pé de regularidade será  no Parque Natural - Gente de Opinião

Vereador e Asfemm vistoria obras da Madeira Mamoré 

O vereador Professor Aleks Palitot, acompanhado do presidente e vice-presidente da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm), visitou na manhã da última sexta-feira (30), o Complexo Ferroviário para verificar o andamento das obras de revitalização.

Um projeto orçado em R$ 23 milhões que prometia transformar o local em um moderno centro turístico e gastronômico para a capital, e que seria, à priori, realizado pelo 5º Batalhão de Engenharia e Construção, se transformou em uma novela mexicana.

Em reunião promovida há algumas semanas na Câmara Municipal pelo Professor Aleks Palitot, e que contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RO) entre outros órgãos regulamentadores, especialistas afirmaram que o talude, estrutura construída que serviria como muro de contenção no entorno dos módulos do enroncamento, e que eram recomendações da justiça federal, não foram feitos a contento, ou da maneira devida.

Vistoria

“Estamos acompanhando as ações referentes a EFMM. Na última reunião que tivemos na Câmara em que também estava presente a Dra. Gisele Bleggi, Procuradora do Ministério Público Federal em Rondônia, a Santo Antônio Energia reconheceu o erro, se responsabilizando inclusive com a retificação deste. Ficou ainda de, em uma nova reunião, nos apresentar o novo projeto para a área”, afirmou Palitot.

Com apoio de parcerias público-privada, a obra também foi enquadrada como compensação da UHE Santo Antônio e o projeto após muita discussão com os órgãos normativos recebeu autorização para o início das obras, porém, o projeto aprovado sofreu modificações e o resultado foi o desbarranque de uma parte do da beira do complexo próximo à Estação Central da ferrovia.

Para piorar a situação, na última quinta, um novo imprevisto ocorreu no local. Uma escavadeira automática, tipo PC, foi praticamente engolida pelas águas do Madeira atrasando ainda mais o cronograma de ações.

Segundo o vereador, serão encaminhados documentos ao Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores para que a empresa possa cumprir o acordado.(Fonte: 015 – Assessoria)


Vereador e Asfemm vistoria  obras da Madeira Mamoré + Rally a Pé de regularidade será  no Parque Natural - Gente de Opinião

TURISMO ECOLÓGICO

Rally a Pé de regularidade será no mês de setembro no Parque Natural

Com trilhas planas, subidas, descidas e belas paisagens, o percurso do 1º Rally a Pé trará muita aventura, desafios e emoção. A prova, realizada pela Amazônia Adventure®, acontecerá no dia 15 de setembro (domingo), com largada às 9 horas para celebrar ...

As inscrições poderão ser feitas Via internet pelo Portal do Sympla https://www.sympla.com.br/i-rally-a-pe-de-regularidade__626301 . O trekking de regularidade, também conhecido comoEnduro a Pé ou Rally a pé é uma modalidade esportiva de caminhada onde as equipes, com o auxílio de planilhas de navegação, percorrem uma trilha pré-definida, em um tempo predeterminado, com direito a áreas de descanso e paradas para lanche

O enduro não considera a velocidade das equipes, mas sim a realização dos desafios propostos. Por isso, as equipes vão receber planilha de regularidade e aula “briefing” de navegação para completar o trajeto.

Sobre o Parque Natural de Porto Velho

Frequentadores e turistas que desejam visitar o Parque Natural Municipal poderão aproveitar a trilha de 2,5 Km, com duas saídas por dia, uma às 9h e outra às 17h. A atividade é gratuita e acontece em todos os finais de semana, fazendo parte da rotina do parque, que funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos feriados, sábados e domingos, de 9h às 17h. Somente crianças acima de 10 anos podem participar da caminhada.

Com área superior a 390 hectares e tido por muitos como um santuário ecológico, o Parque Natural garante importantes amostras da fauna e da flora, com desenvolvimento de educação ambiental, pesquisa científica e turismo ecológico.

O local tem instalado playgraound, parque, brinquedos para crianças, pista de acesso a idosos e cadeirantes e uma pista de passeio em madeira, medindo 750 metros, no interior da floresta. Outro atrativo é o centro de visitação ambiental. 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)