Sábado, 27 de abril de 2013 - 07h11
Conforme matéria publicada na edição de ontem 26, o governo do estado de Rondônia através da Ouvidoria se reuniu com os dirigentes da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon, na manhã de ontem. Marcada para começar as 9h00, o encontro só teve inicio após as 10h00, na Casa da Cultura Ivan Marrocos e contou com o Ouvidor do Governo de Rondônia Vicente Moura. “Estamos aqui na qualidade de ouvidor do estado de Rondônia, para ouvir as reivindicações dos senhores e leva-las até o governador Confúcio Moura”. A partir daí, Vicente Moura disse que após ler a entrevista do Aluízio Guedes na coluna do Zekatraca de domingo, ficou muito preocupado com a situação dos grupos folclóricos e então resolveu ouvir seus dirigentes para levar ao governador a real situação vivenciada pelas entidades que “fazem a maior festa folclórica do nosso estado o Arraial Flor do Maracujá”. Após as apresentações de praxe Silvio Santos explicou que apesar da importância do Arraial Flor do Maracujá para o estado de Rondônia, a cultura como um todo, necessita de um choque “de alta tensão” para sair da inércia, principalmente quando nos reportamos a Secel. O relator do Manifesto – Revolução Cultural advogado Paulinho Rodrigues fez um breve histórico sobre o caos cultural pelo qual passa, principalmente o segmento do folclore, “pois o governador, talvez por ignorância, não saiba o valor que representa para o estado e seu governo A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás”. Outros oradores fizeram uso da palavra como Aluízio Guedes, Emanuel (presidente da Federon), Fernando Rocha e o empresário Wando. No seu papel de ouvidor Vivente Moura ouviu todos e anotou os principais pontos que devem ser levados ao governador. “A partir de agora os senhores não estarão mais órfãos, pois, me comprometo como Ouvidor do Estado e como cidadão a acompanha-los junto aos órgãos competentes no sentido de viabilizar a realização desta festa folclórica”.
Após mais de duas horas de reunião, ficou decidido que a partir de segunda feira 29, os membros da Comissão da Federon e o Ouvidor do Estado de Rondônia Vicente Moura estarão juntos visitando os gabinetes dos deputados estaduais no sentido de alocar emendas para a montagem do espetáculo. “Depois vamos ao governador solicitar o restante dos recursos”, finalizou Vicente.
Hoje acontece a escolha do tema para o carnaval de 2014, da escola de samba Asfaltão.
**********
Em 2014 o enredo de todas as escolas de samba é o “Centenário de Criação do Município de Porto Velho”, por isso, o tema de todas as escolas deve versar sobre um fato, relativo ao nosso município.
*********
O evento da escola de samba do Tigre vai acontecer durante a manhã deste sábado 27, no auditório da empresa Correios com entrada pela Rogério Weber.
********
Segundo a assessoria de comunicação da escola preto e amarela, o resultado da votação, será divulgado oficialmente durante a Roda de Samba do Beto Cezar a partir das 17h00 no Mercado Cultural.
********
É claro, informa a comunicadora Silvia Pinheiro, que assim que terminar a apuração os presentes na sede dos Correios saberão o resultado e com certeza os vencedores correrão para a tenda do Tigre na rua Jamari para festejar com a comunidade. Porém, o público de um modo geral só ficará sabendo do resultado na Roda de Samba do Beto Cezar.
*********
Voltando a Revolução Cultural – Ontem publiquei que o presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual Hermínio Coelho havia recebido os dirigentes da Federon e a coordenação do Manifesto – Revolução Cultural em seu gabinete.
********
Na realidade, a turma foi pra lá e ficou esperando o presidente desde a 9h00 até as 14h00 e nada. Foi quando o chefe de gabinete Cícero avisou que em virtude do presidente estar resolvendo o problema da MÍDIA da Assembleia não tinha como atender os folcloristas, pediu desculpas em nome do “home” e ficou de telefonar ao Vereador Fogaça para marcar novo encontro. Pelo menos até o fechamento desta coluna nada foi passado sobre a nova data.
********
É como diz o ditado: “Primeiro o meu quinhão...”. Como a reunião com os folcloristas seria para confirmar ou não, o apoio da ALE aos grupos folclóricos que vão se apresentar no Flor do Maracujá (caso aconteça), a turma pode esperar por mais alguns dias. O que não pode é a Assembleia ficar fora da MÌDIA. Não mesmo presidente!
*********
Enquanto isso a fumaça ainda não saiu pela chaminé do prédio do relógio anunciando o nome do novo secretário da Secel.
*********
Minhas fontes confirmaram que o nome que publiquei ontem, é realmente o que está na frente da caneta do governador para ser confirmado.
*********
Joelson Chaves Queiroz vice-presidente municipal do PC-do-B e diretor da Escola Estadual Eloisa Bentes Ramos. Quem sabe será o secretário da Secel. Dizem que é uma pessoa séria. Os outros também não eram de achar muita graça não!
********
Quem saiu com o conceito elevado perante os dirigentes de grupos folclóricos, foi o Ouvidor do Governo Estadual Vicente Moura.
********
Vicente Moura foi à Casa da Cultura dizer aos folcloristas e aos coordenadores do Manifesto – Revolução Cultural que vai fazer de tudo (para você sair de carro zero) que a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá em 2013 aconteça.
*********
Vou mostrar e dizer ao governador sobre a humilhação que os senhores têm passado na busca de patrocínio para a realização da festa. “A cultura de acordo com a constituição federal é obrigação do estado”, disse Vicente.
*********
E ainda emendou o governo de Rondônia não pode ficar fora dessa festa que há 33 anos acontece, aliás, faz parte do calendário turístico do estado de Rondônia.
*********
Uma coisa é certa. Vicente Moura ouviu os folcloristas, agora, será que o governador vai ouvir seu OUVIDOR?
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando