Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Viradão Digital e Cultural na Madeira Mamoré


Viradão Digital e Cultural na Madeira Mamoré - Gente de Opinião

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia, com a co-participação da Prefeitura de Porto Velho, realizam, neste sábado e domingo (19 e 20 de outubro), o Viradão Digital, ocasião em que será lançado o Projeto 360 Graus, uma ousada iniciativa de educação livre e criação tecnológica. Durante 24 horas, serão oferecidas aos jovens e à população, no Galpão 2 da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, atividades lúdicas, culturais e recreativas com inspiração tecnológica, incluindo biblioteca digital, jogos e brinquedos eletrônicos educativos.

O futuro projeto educativo, batizado provisoriamente de Centro de Inspiração e Tecnologia (CIT), terá ambientes de áudio e vídeo, computadores e redes, jogos eletrônicos, elétrica e mecânica, robótica e mecatrônica. Para brindar o futuro em construção, o Viradão Digital propiciará uma atmosfera de discussões em torno de inovação, interatividade e sustentabilidade, num encontro de empresas, pessoas e idéias.

O evento servirá de largada para as atividades alusivas aos 100 anos da fundação de Porto Velho. Capital do Estado de Rondônia, a cidade emergiu do canteiro de obras da lendária ferrovia Madeira-Mamoré, empreitada épica levada a cabo por 20 mil trabalhadores de 52 nacionalidades, no ambiente hostil da Floresta Amazônica entre 1907 e 1912.

A programação será aberta às 18h do sábado e se estenderá ininterruptamente até as 18h do domingo. Em todo o espaço em volta da Madeira-Mamoré, haverá acesso digital livre por wi-fi para quem quiser navegar na Internet com seu notebook, tablet ou smarthfone.

As atividades se desenvolverão em seis círculos, distribuídos em torno da praça da Estação. A abertura oficial ocorrerá às 18hs, no círculo 1, onde fica o mastro da bandeira. Haverá hasteamento da Bandeira Nacional, seguida de pronunciamentos do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif e do diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira, responsável pela gestão do Sesi e Senai de Rondônia.

PROGRAMAÇÃO
 

DIA 19 de Outubro (SÁBADO)

18h - Abertura oficial do evento - CÍRCULO 1.

19h - Apresentação musical com Ciro Medeiros - CÍRCULO 6.

20h - Projeto Kaminari(Cosplay - Debate e finalização com apresentação do cantor Fábio) - CÍRCULO 3.

21h a 00h - Apresentação com DJs Luan Felipe e Kau Gomes, além de outras atrações de som mecânico - CÍRCULO 6.

DIA 20 de Outubro (DOMINGO)

01h - Luau com Banda Fusca 69 e apresentação de malabares - Palco 2 (gramado da praça da EFMM) - CÍRCULO 3.

02h30 - Luau com som mecânico do DJ Kau Gomes (flash back), entre outras atrações - Palco 2 (gramado da praça da EFMM) - CÍRCULO 3.

09h - Programação infantil, com palhaços (palco 1) - CÍRCULO 1.

10h – Apresentação dos músicos Bubu Johnson e Placa Luminosa (música regional). (Palco 1) - CÍRCULO 1.

15h - Apresentação dos artistas Sílvio e Silvinho – CÍRCULO 1.

16h – Premiação dos ganhadores da Corrida de Rua do Sesi – CÍRCULO 1.

17h - Encerramento com apresentação da Banda MP Black. (Palco 1) - CÍRCULO 1.

Praça de aventura (estacionamento/gramado da EFMM)- domingo 20/10

09h às 18h - Início das atividades de aventura (mega tirolesa, escalada e outras) - CÍRCULO 5.

09h30 às 18h - Início das atividades do Espaço Sustentável - pulaneu/circuito de obstáculos/amarelinhas/jogos de argola - Gramado da Praça.

Unidades SESI e SENAI – lan house e outras atividades 24h - CÍRCULO 4.

Interação Digital 24 horas - CÍRCULO 2.


O pessoal contratado pela Associação Curta Amazônia, que participou do Circulando Cultura, voltou encantado com recepção que os ribeirinhos de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação dispensaram a equipe.

 

*********

Lu Silva e Sandro Barcellar são dos mais empolgados com a receptividade da comunidade do baixo Madeira. Agora quem está mais feliz é o Levy e sua companheira Golda. Viram que a produção cultural em Porto Velho não se restringe apenas à capital, nos Distritos a cultura também encontra espaço, o que falta é mais apoio, é mais ações como o Projeto Circulando Cultura criado pela equipe da Jória Lima.

 *********

Inclusive o Levy produziu o seguinte relatório a respeito das atividades do Circulando:

 

*********

A trupe cultural do Circulando Cultura viu o primeiro desafio à sua frente já no distrito de São Carlos do Jamari, as barrancas do Rio Madeira, isso mesmo, é um imenso desafio subir as barrancas de quase 30 metros que o povo ribeirinho é acostumado e acham simplesmente comum o sobe e desce na beira do rio, com escada feita na própria barranca que completam as de madeira feita pela comunidade.

 

*********

Os coordenadores do projeto perceberam de perto a dificuldade de espaço cultural para o artista local em expressar e desenvolver o seu potencial, a carência de formação, a orientação musical, enfim, o ponto máximo que tem que vencer a própria adrenalina e oportunidade de subir num palco e expor o seu talento.

 

*********

A artista Lu Silva e o poeta Eliseu Braga conduziram as crianças sãocarlense, em Nazaré e Calama sobre as estórias e peripécias locais, interagindo sempre com a galerinha que desenhavam e participavam contando suas próprias estórias. A galera também conheceu a exposição fotográfica “Queimadas em Rondônia” do fotógrafo rondoniense Luiz Brito que leva a importância do registro fotográfico como fator de conscientização através do registro fotográfico.

 

********** 

Na identificação de talentos regionais, foi a vez do jovem “Passarinho” conhecido de todos de São Carlos, que ao ser anunciado, o público ficou super surpreso pelo espaço cedido ao cantor regional. Corriam para prestigiar e curtir o jovem “Passarinho” que arrancou aplausos da galera.

 

********* 

Em Nazaré, não foi diferente a apresentação e interação com o público local com contação de estórias e causos feitas por moradores na terra da melancia no Baixo Madeira no espaço Armazém Club, cedido pelo proprietário Mário, em função dos temporais que circundam os distritos nessa época. Mais o Circulando Cultura não esfriou, sempre abrindo a programação com peça teatral, seguida do stand-up do velho “Justino”, Duo Pirarublue e instrumentalistas Vitor e Leleco, show artísticos com os dançarinos Irvin e Janaiara Santiago.

 

*********

No distrito de Demarcação foi realizado somente o cadastro de talentos locais como bordadeiras, artesão de cestas e cipós e músicos como o jovem e talentoso Ernandes que tem mais de 60 composições próprias e de seu avó Lelé com um repertório invejável de 200 músicas.

 

******** 

Em Calama a palhacinha Curta Amazônia fez a divulgação do Circulando Cultura pegando carona de moto único veículo motorizado local, anunciando a chegada da trupe cultural que se apresentaria em frente ao prédio da Administração de Calama.

 

********* 

Agora a troupe vai no rumo de Abunã, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia. Acho que dessa vez vou também!


Viradão Digital e Cultural na Madeira Mamoré - Gente de Opinião

Aniversário na Secel

Na manhã de ontem 16, os funcionários da Secel festejaram os aniversários dos colegas Gerente do GAF Carmélia Silva e o técnico da Coordenação dos Pontos de Cultura Flávio Alberto. Com direito a mensagem eletrônica e ao vivo os aniversariantes (pegos de surpresa), se emocionaram com o carinho dos colegas. “Aproveito a agradecer primeiramente a Deus por estar vivendo este momento tão especial ao lado de vocês”, disse Carmélia, enquanto Flávio aproveitou para lembrar que: “A vida do ser humano passa por diversas etapas até alcançar o plano merecido. Creio que estou nesse estágio e por isso, agradeço a homenagem!”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)