Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Viriato, Yedda e Samuel apresentam Rio de Histórias


 Viriato, Yedda e Samuel apresentam Rio de Histórias - Gente de Opinião

Os escritores contadores de história Viriato Moura, Yedda Borzacov e Samuel Castiel, apresentam nesta sexta feira 07, no plenário da câmara de vereadores, o livro em homenagem ao centenário do município de Porto Velho Rio de Histórias”. “Ano passado, eu a Yedda e o Samuel lançamos o livro “Trem Vivo” em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e este ano, até porque aquele livro alcançou um bom sucesso, me ocorreu  de fazer outro livro de ficção e parte de realidade. No livro fica até difícil pra nós autores, saber onde está à ficção e a realidade, são memórias de infância”, conta Viriato Moura.

Segundo Viriato o título “Rio de Histórias” foi a maneira que o trio achou para associar de maneira positiva, a enchente do rio Madeira a maior de sua história com a história da sua gente. “Poxa, a enchente causou dano, tristeza, apreensões então, vamos encher Porto Velho de arte de literatura, coisas alegres e como podemos fazer isso? Fazendo Porto Velho o palco dos acontecimentos do livro”, disse Moura.

O livro é dividido em três Tomos  independentes, ou seja, cada autor teve a liberdade para escrever o que lhe vinha a cabeça, só tinha um detalhe a obedecer, os fatos tinham que acontecer em Porto Velho. “Eu me detive mais na ficção, através de contos fui falando de várias coisas aqui da cidade” disse Viriato.

Uma das histórias destacadas pelo autor é “O Mistério da Ladeira Comendador Centeno”, “Lá havia uma prostituta conhecida como ‘Boca de Lobo’ que fez parte da iniciação sexual de muitos jovens”.

Enquanto Viriato dramatiza seus contos a professora Yedda apresenta fatos que ocorreram na Porto Velho dos tempos dos agradáveis carnavais e de personagens reais do bairro Caiari. 

Os contos assinado pelo Samuel Castiel são mais humorísticos.

A festa de lançamento do Livro “Rio de Histórias” contará com a exposição de fotografias do museólogo Antonio Ocampo. “Selecionamos 50 fotos muito bem feitas do Por do Sol em Porto Velho”. Essas fotos estarão em molduras especiais e serão comercializadas ao preço de R$ 100 cada. 

Serviço

Lançamento do livro – “Rio de Histórias

Autores – Viriato Moura, Yedda Borzacov e Samuel Castiel

Quando - Sexta Feira dia 7

Hora - 19h30 no plenário da Câmara de Vereadores

Preço – R$ 40,00

Texto – Silvio M. Santos

Fotos – Marcos Freire

Produção - DECOM


Lenha na Fogueira

Nesta sexta feira 07, acontece a festa de encerramento da primeira parte da comemoração alusiva ao centenário do município de Porto Velho.

********

O palco vai estar montado na praça Getulio Vargas em frente ao Mercado Cultural e em conseqüência, não teremos a Fina Flor do Samba e sim apresentações de bandas como a “Quilomboclada” que após vários anos sem se apresentar, em virtude de um dos líderes Samuel, ter assumido a Coordenadoria da Juventude na gestão do prefeito Roberto Sobrinho e sem explicação nenhuma, já que sua pasta pouco fez pela juventude de Porto Velho, “abandonou” seus colegas de “Quilombloclada”.

*********

Agora talvez por ter perdido o cargo e a eleição para deputado, trás de volta a banda que surgiu fazendo a diferença com um estilo totalmente inovador em se falando de ritmo. Esperamos que dessa vez a mosca azul não “pique’ novamente o Samuel. Aliás, bom mesmo é ver o Boca cantando.

*********

Na pauta da programação está a premiação do concurso “Monumento dos Cem Anos de Porto Velho”. O trabalho que ganhar o primeiro lugar, será instalado em local de destaque na cidade de Porto Velho. Os demais até o 5° lugar, também serão premiados com troféu e dinheiro.

*********

Os comentários pelos corredores da Funcultural na tarde de ontem, davam conta que o trabalho do Bruno vai levar o premio maior. Quem viver verá!

********

Outro show que está sendo esperado com grande ansiedade pelos apreciadores da boa musica, é o da Gioconda Trivério.

********

Gioconda Trivério, cantora e compositora regional, filha e neta de pioneiros da cidade de Porto Velho, integrou durante 15 anos o Duo Pirarublue da Amazônia, com a gravação de 2 discos, sendo um de músicas inéditas de autores locais e outro comemorativo em homenagem ao centenário de Noel Rosa.

********

Além disso, vem atuando no cenário artístico do Estado e já levou sua música para fora quando morou no eixo Rio São Paulo.

********

Agora, em carreira solo, participa juntamente com outros artistas, do show de encerramento das comemorações do centenário de Porto Velho a convite da Fundação Cultural do Município de Porto Velho – Funcultural, acompanhada pelos músicos Edgar Melo nos violões, Júnior Lopes na Bateria/Percussão e Eliel Ferreira no Saxofone.

*********

Ao longo dos 8 meses de espera de Miguel Quinto, Gioconda Trivério gestou o Espetáculo Musical “Gaia”, ainda inédito, e traz, nesta participação, algumas canções que compõem o repertório do espetáculo.

*********

A festa de encerramento da primeira parte da comemoração do centenário de Porto Velho está marcada para começar as 20h00, em frente ao Mercado Cultural.

**********

Enquanto isso, o Festcineamazônia continua com a Mostra Competitiva no Teatro Banzeiros durante todo dia. A noite além dos filmes que concorrem ao troféu Mapinguari, a platéia é premiada com um Filme Convidado que nesta sexta feira será ”Ainda há Pastores” do diretor Jorge Pelicano de Portugal.

Amanhã na festa de encerramento do Festcineamazonia, teremos o show musical com os cantores Sergio Souto do Acre e o Célio Cruz de Manaus.

********

Amanhã também o ator Osmar Prado um dos mais atuantes do país, será homenageado pelos coordenadores do Festcineamazônia. Osmar Prado já confirmou sua presença  no teatro Banzeiros amanhã.

********

Hoje o negócio é curtir a banda Quilomboclada e o show musical da Gioconda Trivério no encerramento da festa do centenário de Porto Velho a partir das 20h00, em frente ao Mercado Cultural.

********

Momentos de Amor...!



 

Funcultural amplia a participação popular

A Fundação Cultural, representada pelo presidente, Marcos Nobre Junior, realizou reunião com a diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Porto Velho (CMC), na sede da autarquia, para deliberar sobre temas variados. O objetivo principal do encontro foi o de estreitar os laços entre a administração pública e o órgão colegiado, de caráter deliberativo e consultivo, vinculado ao Poder Executivo, que tem como característica fundamental o poder de controle sobre as ações públicas, ou seja, sobre os planos e orçamentos.

Segundo o presidente, a discussão trouxe novidades sobre o aparelhamento do Conselho, que a partir de agora, vai atuar em conjunto com a Funcultural, ocupando duas das salas da nova sede implantada pela fundação recentemente. Marcos informou aos membros do CMC, que além de ceder o espaço, a estrutura está sendo aparelhada com computadores, impressoras e toda a mobília necessária para o desempenho das atividades, além de um carro que ficará a total disposição dos conselheiros. “Estamos trabalhando para fortalecer esse excelente mecanismo de participação popular que são os conselhos”, comentou Junior.

Outra medida implantada pela Funcultural foi a apresentação dos recursos e a aplicação dos mesmos para o fomento da cultura na capital. Para isto foi exposto aos presentes um relatório da atuação financeira e administrativa, além do planejamento de ações para 2015. “Acreditamos que esta seja a melhor atitude para demonstrar a lisura dos nossos atos, uma forma de deixarmos nosso trabalho transparente”, concluiu Marcos. (Por Renata Beccária)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)