Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Viúva, porém honesta no Palco Giratório


 Viúva, porém honesta no Palco Giratório - Gente de Opinião

O Sesc Esplanada apresenta nesta quarta feira 17, as 20h00 no Teatro 1 a peça “Viúva Porém Honesta”, com o grupo Magiluth de Pernambuco.

Viúva, porém honesta, é o sexto trabalho do Grupo Magiluth, coletivo teatral que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004 em Recife. Apontado pela crítica especializada como um dos principais jovens grupos do país, o Magiluth investe na obra do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues para homenageá-lo pela passagem de seu centenário acontecido em 2012.

Viúva, porem honesta foi encenada pela primeira vez em 13 de setembro de 1957. A peça adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo, e com seus personagens chegando a fazer alguns comentários técnicos, lembrando sempre ao espectador que o que ele está vendo é apenas uma “mentira”.  O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado e reviravoltas.

A história passa quando o Dr. J.B de Albuquerque Guimarães, diretor do jornal “A Marreta” e um dos jornais mais influentes do país não consegue convencer a filha única, Ivonete, a deixar de velar seu marido morto, Dorothy Dalton e voltar a ter uma vida normal, uma vez que tem apenas 15 anos e pode se casar de novo e lhe dar netos.

Estando a filha irredutível e desejosa de permanecer enviuvada, o Dr. J, B. contrata uma ex- prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista (todos charlatões) para dissuadi-la da idéia e voltar a querer se casar.

O marido falecido de Ivonete é um ex-fugitivo da FEBEM e homossexual chamado Dorothy Dalton que caiu nas graças da menina quando J.B. a mandou escolher um marido na redação do jornal para justificar uma gravidez indesejada, que fora detectada pelo médico da família, o Dr. Lambreta, velho esclerosado e maluco (mais tarde se descobre que a tal gravidez era falsa e inventada pela mente insana do médico)... Essa é a peça que será encenada na noite desta quarta feira as 20h00 no teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho. As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes do inicio do espetáculo.

Ficha Técnica

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Pedro Vilela

Elenco: Giordano Castro, Lucas Torres, Erivaldo Oliveira, Mário Sergio Cabral e Pedro Wagner.


 


Lenha na Fogueira

 Viúva, porém honesta no Palco Giratório - Gente de OpiniãoOntem perdi um grande amigo, Emmanuel Gomes historiador, poeta, professor, mímico e contador de estória além de ótimo papo.

**********

A notícia nos chegou via site Extra Rondônia de Vilhena. Há alguns anos, aliás no inicio da década de 1980 quando o Abelardo Castro era secretário de cultura, conheci o Emmanuel durante Seminário de Cultura que aconteceu no município de Rolim de Moura, ele representando o município de Espigão D’Oeste se não me engano.

*********

Na ocasião ele fez um espetáculo de mímica dos melhores que já vi, depois disso, Emmanuel resolveu se mudar para Porto Velho onde passou a se envolver nos movimentos culturais, sendo grande incentivador dos encontros literários.

********

Promoveu vários Saraus inclusive nas praias do rio Madeira em frente a Cachoeira de Santo Antônio. Promovia excussões de alunos ao Forte Príncipe da Beira muito antes do Palitot.

********

Ontem mesmo, o vi participando do programa eleitoral do candidato Pimenta de Rondônia falando sobre o abandono da Casa de Rondon e outros patrimônios históricos, diretamente de Vilhena e a tarde, sai a noticia do seu falecimento. No Extra Rondônia consta o seguinte:

Gente de Opinião

********

O historiador, e funcionário público do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Emmanuel Gomes, foi encontrado morto em uma propriedade rural que fica localizada entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena.

*********

A informação de sua morte foi confirmada por amigos e familiares à equipe de reportagem do Extra de Rondônia. No entanto ainda não se sabe os fatores que levaram Emmanuel Gomes a tirar a própria vida.

*********

Segundo amigos do historiador, ele estava passando por problemas pessoais. As informações iniciais são de que Emmanuel deixou uma carta explicando todos os motivos que o levaram a cometer suicídio.

*********

Emmanuel Gomes era membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL). Ligado a atividades culturais, ele foi um dos idealizadores da Fundação Cultural de Vilhena, e escreveu vários livros contando a história de Rondônia.

*********

Lamentamos e enviamos à família do Emmanel nossas condolências. Descansa em paz professor!

**********

 Viúva, porém honesta no Palco Giratório - Gente de Opinião

Tô doido pra invadir a praia do Carlão Sperança, registrando minha opinião sobre nossos candidatos na eleição que se aproxima.

********                                            

Acontece que são tantas as restrições impostas pelo TRE-RO a respeito do que se pode ou não falar ou escrever a respeito do assunto, que fico receoso de me meter numa “camisa de onze varas”.

********

O que me intriga é que ninguém, nem mesmo os candidatos que estão concorrendo a única vaga para o Senado se atentaram para o seguinte:

 Viúva, porém honesta no Palco Giratório - Gente de Opinião

********

O estado de Rondônia tem aproximadamente 500 Mil famílias, o que dá mais de Hum Milhão e Meio de Habitantes. Se o eleitor não prestar atenção no que está digitando, pode colocar no Senado sem se atentar para o desastre, o estado de Rondônia com dois senadores da mesma família.

********

Nem a família Sarney conseguiu isso no Maranhão, pois, o “velho” ex- presidente é senador pelo estado do Amapá e não pelo Maranhão.

********

Não temos nada contra a família de ninguém, o que não posso concordar é com a vontade de se implantar no estado, a volta do Feudalismo, quando tudo passa a ser dirigido por uma única família. Já pensou se isso acontecer? Se não abrirmos os olhos e a mente, pode acontecer.


Orlando Duarte lança livro com histórias das Olimpíadas

O Brasil vai sediar a 28ª edição das Olimpíadas de Verão em 2016, o maior evento mundial, que reunirá 206 países, 12.500 atletas que disputarão 28 modalidades esportivas. O país participou de 21 Olimpíadas de verão, sete Olimpíadas de inverno, 12 Paralimpíadas e duas Paralímpicas de inverno. No total ganhou 338 medalhas - 108 nos jogos de verão e 230 paralimpícas.

O jornalista esportivo Orlando Duarte, que cobriu dez olimpíadas, lança no dia 23 de setembro o livro “Olimpíadas – a história completa dos jogos de 1896 a 2014”, com as histórias marcantes e a ficha técnica de cada edição com: países participantes, modalidades, atletas participantes, selo comemorativo, atleta de destaque, as datas de início e término, quadro de medalhas e o registro sobre a participação do Brasil. “Este livro destaca os fatos importantes das Olimpíadas, não só com resultado das competições, mas a contribuição para as mudanças sociais no mundo, como: as mulheres terem conquistado a sua merecida posição, os negros serem integrados e respeitados e os esportistas com necessidades especiais que conquistaram uma competição própria”, explica Orlando Duarte.

O lançamento com noite de autógrafos será dia 23 de setembro, a partir das 19h, no Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu-São Paulo).


“Olimpíadas – a história completa dos jogos de 1896 a 2014”

Autor – Orlando Duarte

Editora – abook        Páginas – 218

Patrocínio – Grupo Notre Dame Intermédica 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)