Domingo, 31 de maio de 2015 - 06h59
O Arraial Flor de Cacto que começou na última sexta feira 29, tem como atração na noites de hoje, as apresentações da Cia de Dança Yaporanga e a quadrilha Juabp.
É a 18ª edição da festa junina, que é considerada como o segundo maior Arraial de Porto Velho, só perde pro Flor do Maracujá. A festa vai acontecer até o dia 7 de junho com espetáculos de grupos de quadrilhas, bois bumbas e grupos de dança além do tradicional forró ao final das apresentações folclóricas.
Neste domingo, a quadrilha Juabp uma das que mais se destacam em Porto Velho promete realizar um super espetáculo durante sua apresentação. “Para nós é como0 se fosse o ensaio geral do Maracujá nossas apresentações no Flor de Cacto”, disse o presidente João Big.
A Cia de Dança Yaporanga vai apresentar o ritual “O Auto do Boi” além de várias coreografias ensaiadas pelas dançarinas da melhor Cia de Dança de Boi Bumbá de Porto Velho.
As apresentações folclóricas no Flor de Cacto acontecem no Campo 1° de maio no bairro Caladinho Zona Sul de Porto Velho com início a partir as 21h00.
Dia do Quadrilheiro
A Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia –Federon em comemoração ao dia do Quadrilheiro que acontece amanhã dia 1° de junho, convoca todos integrantes de grupos de quadrilhas que compareçam ao Flor de Cacto na noite desta segunda feira 1°, vestidos com a camiseta de seus grupos, para juntos dançarem ao som das músicas “Eu Sou Quadrilheiro” e “Chora Sanfona”, festejando o dia do Quadrilheiro Junino. A concentração está marcada para começar as 20h00.
Lenha na Fogueira
A partir de amanhã dia 1º de junho, Porto Velho passa a respirar cinema por tudo quanto é poro!
*********
É que vai entrar em cena o Festival Curta Amazônia Mundi em sua 6ª edição, sob a coordenação da dupla dinânima Carlos Levy e Golda Barros.
********
O evento vai acontecer no Teatro Guaporé com inicio as 19h00 e na programação consta, exposição da artista plástica Lu Silva e exposição das telas dos artistas que participaram do concurso 150 anos do Marechal Rondon promovido pela 17 ª Brigada de Infantaria de Selva.
********
Exposição de Equipamento de Comunicação também pela 17ª Brigada e finalmente o grande momento que será a exibição do filme:
********
A Epopéia da Comissão Rondon de 1955, de Archille Tartan.
********
O festival Curta Amazônia Mundi contará com exibições de filmes pela manhã, tarde e noite no Teatro Guaporé e no IFRO da Calama.
********
O encerramento da 6ª edição do Curta Amazônia Mundi vai acontecer no dia três (3) quarta feira, com a entrega do troféu Arara Azul aos vencedores das diversas categorias em disputa.
********
Olha só, é uma ótima pedida participar do Festival de Cinema Curta Amazônia Mundi.
********
Já que entramos no assunto, lembramos que o FestcineAmazônia Itinerância também está acontecendo pelo distritos de Porto Velho.
*******
Jurandir Costa e sua turma, já exibiram filmes em Nova Califórnia, Extremas, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e estão partindo para União Bandeirante, Abunã, Nova Mutum, Jacy Paraná e depois desce de barco no rumo dos distritos e cidades do baixo Rio Madeira.
********
Porto Velho ta que é um telão só.
********
Enquanto isso, no naipe folclore, a grande pedida é o Arraial Flor de Cacto que começou na ultima sexta feira e só termina no dia 7 de junho,
*******
Negaça e seus pupilos, armaram a 18ª edição do Flor do Cacto, lá no Campo 1º de Maio do bairro Caladinho na Zona Sul de Porto Velho.
*********
No Cacto além das apresentações dos grupos folclóricos, você encontra parque de diversão e muita comida típica regional entre outras atrações.
********
Neste domingo quem vai se apresentar é a Cia de Dança Yaporanga e a quadrilha junina Juabp. Lembrando que as apresentações folclóricas começam as 21h00.
*******
Amanhã dia 1º, será comemorado no Arraial Flor de Cacto o “Dia do Quadrilheiro Junino”. A Federon está convocando os integrantes de todos os grupos de quadrilha a comparecem no Arraial, vestindo a camiseta do seu grupo, pois, em determinado momento, juntos, dançarão sob os acordes da música “Sou Quadrilheiro”.
********
Agora com a decisão da Federon em começar o Arraial Flor do Maracujá somente no dia 1º de julho, os grupos folclóricos estão mais tranqüilos. Até porque a direção da Federon publicou no dia de ontem 30, que a partir da próxima semana os crediários para os grupos estarão abertos nas lojas especializadas em produtos utilizados na confecção de indumentárias para quadrilha e boi bumbá.
********
Precisamos que a Funcultural confirme ou não a realização do “Arrastão de São João”, que até então, está marcado para o dia 14 de junho e além de contar com a participação de todos os grupos folclóricos de Porto Velho, ainda vai ter o show do cantor pernambucano Alceu Valença.
********
O Arrastão estava condicionado ao repasse de recursos para os grupos se apresentarem nos arraiais que fazem parte do Ciclo Junino da Funcultural. Porém, como a grana só deve sair após o dia 20 de junho, a turma dos grupos está com um pé atrás.
********
E aí Marquinho, vai ou não acontecer o Arrastão de São João? E o show do Alceu ta confirmado?
********
Fui pro Flor de Cacto!
Banda Versalle recebe apoio da Funcultural
A Fucultural iniciou um novo projeto de incremento à cultura em Porto Velho, o Programa de Fomento à Música Beiradeira. A primeira ação beneficia a banda Versalle, que está projetando a cultura local por meio de sua participação num programa de Televisão com grande repercussão nacional.
Segundo Marcos Nobre, presidente da Funcultural, a participação da Versalle no programa SuperStar, de onde deve surgir um conjunto de novos artistas que deverão figurar nos palcos de todo o Brasil, valoriza a cultura da região, não apenas do município de Porto Velho como também do estado de Rondônia e da Região Norte. “A banda está competindo com bandas do eixo Rio-São Paulo, de forma que é preciso considerar a Versalle como representante do que temos de bom em Porto Velho e no estado. Queremos mobilizar mesmo a população para que vote e ajude o pessoal a chegar na final. Sabemos que eles têm chances reais, porque estão sendo muito bem considerados pelos jurados do programa e devem contar com a simpatia de toda a Região Norte”, disse Nobre.
A Versalle é uma banda de Porto Velho, iniciada em outubro de 2009, formada por Criston Lucas (vocalista), Rômulo Pacífico (guitarrista), Mário Miguel (baixista) e Igor Jordir (baterista). Com seis anos de trabalho autoral, a Versalle tem um Extended Play (EP) gravado, com oito faixas, e cinco Singles já disponíveis. Em sua primeira apresentação no programa SuperStar a banda quase foi desclassificada. “Aquele momento significou para nós uma mistura de tristeza e felicidade, porque tínhamos garantida a oportunidade de voltar e nos apresentar melhor. Na repescagem demos a volta por cima e ficamos em primeiro lugar. Embora estejamos concorrendo com outros artistas muito bons, muitos deles já com nome consolidado junto ao público, cremos que poderemos chegar mais adiante e talvez concorrer mesmo numa final. Estamos trabalhando bastante para isso”, disse Igor Jordir.
A Funcultural vai colaborar com o trabalho da Versalle doando materiais de divulgação e viabilizando a gravação de seu primeiro CD. Nobre enfatizou que o apoio está sendo dado em vista da simbologia do momento e também porque a mídia nacional, muitas vezes, tem se referido a Porto Velho para divulgar tragédias, escândalos de corrupção e outros fatos negativos. “Agora estamos vendo Porto Velho sendo pautada positivamente. Assim, no que depende da Funcultural, queremos contribuir, queremos dar algum suporte para que eles produzam seus trabalhos. A exposição dessa banda fortalece toda a cadeia produtiva da cultura no município. Temos muitos músicos bons por aqui e agora vamos procurar dar uma ajuda mais efetiva a eles”, informou o presidente, referindo-se ao Programa de Fomento à Música Beiradeira, que passa a ser implementado pela Funcultural.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando