Sexta-feira, 18 de junho de 2010 - 05h41
*******
O secretário Jucélis Freitas informou aos grupos folclóricos que até aquele momento, apenas uma empresa havia se manifestado ou respondido o oficio oferecendo cota de patrocíniol do Flor do Maracujá.
*******
O artesão também não libera as alegorias e cenários dos bois bumbás antes de receber o seu dinheiro.
*******
Então meus amigos, se o governo não der um jeito de pagar o cachê dos grupos, pelas apresentações no Flor do Maracujá.
*******
Vai ser difícil a participação desses grupos de quadrilhas e bois bumbas no Arraial. Uma festa que faz parte do calendário cultural oficial do estado de Rondônia, mas, que não consta do seu orçamento.
*******
Solução existe. É só querer.
*******
Aliás, o que está faltando, é vontade política!
*******
Direto do interior da Bahia recebemos o seguinte e-mail.
*******
Bom dia Zé Katraca! Será que com esse tiroteio o nosso tão famoso e folclórico ARRAIÁ FLOR DO MARACUJÁ VAI SAIR MESMO. Essa é uma das mais tradicionais festas do Estado de Rondônia. Será, que, em cima de uma eleição não tem UM FILHO DE DEUS que ajude? Será possível que nossos políticos só pensam nos próprios bolsos? Por isso é preciso cada vez mais o brasileiro conhecer os seus direitos. Saber, principalmente VOTAR. Saber que o VOTO é a sua arma contra a corrupção. Não vender o VOTO POR NADA NESTE MUNDO. Chega de tanta utopia! Chega de Democracia falsa. A Imprensa ainda vive (às vezes), sob a égide da Ditadura. Acordem! A maldita Ditadura acabou! Nós vivemos num país LIVRE! Graças a Deus. (ass.) Antonio Monteiro - Queimadas – Bahia.
********
Sem comentário!
********
Informe ao Público
*******
O Grupo Musical Anjos da Madrugada vem de público informar que as atividades do Projeto Estação Bolero (Noites de Seresta) às sextas-feiras, no Clube Mandacarú (Rua Guanabara c/ Rua Tabajara – Bairro São João Bosco, em Porto velho/RO) estão temporariamente suspensas.
*******
A suspensão sobredita é motivada pelas adequações e adaptações propostas e sugeridas pela Lei Ambiental que rege e disciplina a realização de eventos e controle de sonoridade (decibéis) a serem emitidos, combatendo assim a poluição sonora e seus efeitos.
*******
Aos participantes da Oficina de Explanação do Edital Microprojetos Amazônia Legal em Porto Velho (RO):
*******
Informo que o prazo de inscrição de propostas ao Edital Microprojetos Mais Cultura Amazônia Legal foi prorrogado para o dia 1/07/2010!!! - Atenciosamente, Jorge Clésio - Funarte Nordeste/MinC
*******
Ótima notícia para os interessados no programa Rumos! Estão prorrogadas as inscrições dos editais Pesquisa, Música e Teatro.
********
Então não perca tempo! O cadastro deve ser feito pelo site do Itaú Cultural até o dia 30 de julho e o material pode ser enviado com data de postagem até 31 de julho.
*******
Inscrições pelo site itaucultural.org.br/rumos
até 30 de julho de 2010
dúvidas rumospesquisa@itaucultural.org.br
SONORIZAÇÃO
Músico reclama de ação ambiental
O músico, promotor de eventos e técnico em sonorização Antônio Edmar Jucá Ferreira preocupado com as várias intervenções da Polícia Ambiental, que cumprindo solicitação do Ministério Público, tem interditado casas de shows e espetáculos musicais que acontecem em Porto Velho. Vem de público, solicitar a essas entidades governamentais que tenham mais consciência quando forem aplicar as determinações constantes em artigos da Lei Ambiental. “Fiquei mais preocupado, quando integrantes da Polícia Ambiental apreenderam a Harpa do músico Juanito e o violão de seu filho porque acharam que o som produzido pelos instrumentos, estava ultrapassando os decibéis permitidos pela Lei”, disse Edmar.
Edmar é o responsável pela sonorização do grupo Anjos da Madrugada onde atua também como músico, que se apresenta no restaurante Mandacaru todas as sextas feiras com o show “Estação Bolero”. Vale salientar informa Edmar, que mesmo o Mandacaru tendo Licença Ambiental com validade de dois anos. Sábado passado durante apresentação da cantora Fátima Miranda, uma equipe da Ambiental chegou com um mandato que autorizava a suspensão do evento, fato que não foi consumado, em atenção aos argumentos dos responsáveis pela realização do evento. “Uma festa de aniversário”.
A preocupação do músico e técnico de som vem por conta das ações cometidas contra os colegas músicos. “Estou aqui representando a categoria de músicos, que vêem seus instrumentos apreendidos sem que sejam responsáveis pela sonorização do ambiente”, lamenta Edmar lembrando que o pior acontece com os proprietários de aparelham de som que ficam sem poder trabalhar por algum tempo, porque quando a polícia ambiental chega recolhe todo equipamento. “Inclusive já participamos de reunião com o governador do estado, no sentido de que ele interceda a favor da nossa causa”. Não queremos prossegue o músico, "impedir o trabalho dos órgãos do meio ambiente, apenas querendo mais flexibilidade em suas ações, precisamos trabalhar com traquilidade”, essas ações prossegue Edmar, provocam o desemprego não só de músicos, mas, de garçons, cozinheiros, e tantos outros profissionais que dependem do funcionamento das casas que trabalham com música ao vivo.
Durante a semana do meio ambiente, a Sociedade Brasileira de Acústica em parceria com a Academia Brasileira de Audiologia realizou palestra e distribui panfletos com o tema: “O que os olhos não vêem,...a orelha sente”. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 76% da população que vive nos grandes centros urbanos sofre impacto acústico muito superior ao recomendável e cerca de 120 milhões de pessoas no mundo tem a audição afetada pelo ruído. A partir de um nível de pressão sonora de dB o ruído já incomoda na maioria das situações cotidianas e a partir de 80dB já pode ocasionar problemas auditivos. O panfleto chama atenção para o seguinte: Se num local barulhento, pra conversar com outra pessoa que está a meio metro de distância, é preciso gritar e se ao sair deste local perceber a sensação de orelha tampada, a diminuição da audição e/ou a presença de zumbido parecido com um apito, trata-se de um local com ruído potencialmente lesivo à sua audição!
Fonte: Sílvio Santos
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando