Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

ZEKATRACA: A Semana da Consciência Negra em Porto Velho


Lenha na Fogueira

ZEKATRACA: A Semana da Consciência Negra em Porto Velho   - Gente de Opinião

A Semana da Consciência Negra em Porto Velho, foi aberta ontem com as palestras dos Professores Doutor Marco Antonio Domingues Teixeira e Uilian Nogueira Lima sobre o tema “A Africa Vista Pelos Africanos” e “A Africa Vista Pelos Brasileiros”. A conferência e toda programação que vai até o próximo dia 18, está acontecendo no Instituto Federal de Rondônia - IFRO da avenida Calama.

*******

Hoje por ser feriado não tem nenhuma programação, pois o IFRO não abre nesta terça feira, porém, amanhã dia 16, acontecerá Mesa Redonda “A década do Afrodescendente” coordenada pelo professor Everaldo Lins.

*******

Quinta feira, Mini Cursos com o tema a ONU e a década do Afrodescendente; Breves textos – Professor Mestre Everaldo Lins; As populações Afroamazônicas de Rondônia: Identidade e perspectivas. Professor Uilian Nogueira; Negritude africanas e Afrodiaspóricas; Políticas públicas e direitos humanos. Professor Dr. Marco Teixeira.

*******

O encerramento será com o lançamento dos livros “Afros e Amazônicos, volume II e III, que será distribuído para a comunidade gratuitamente.

*******

Essa programação seria encerrada com um show musical que aconteceria sábado dia 19 no Mercado Cultural. Infelizmente a equipe da coordenação não conseguiu parceria com a Funcultural no que diz respeito a estrutura de sonorização, palco e iluminação.

*******

Uma das atrações da festa de encerramento da Semana da Consciência Negra em Porto Velho seria o Grupo Kizomba.

*******

Isso me lembra o Movimento Cabeça de Negro e o Projeto Cinco e Meia e mais recentemente a Accunera, entidades que realizavam eventos alusivos a Semana da Consciência Negra.

*******

ZEKATRACA: A Semana da Consciência Negra em Porto Velho   - Gente de Opinião

Como estamos na cidade do Já Teve. Tantos as entidades citadas como as festividades alusiva a Zumbi, também não existem mais em nossa cidade. O que será que está acontecendo com a comunidade Negra que ninguém mais se interessa por data tão importante como o 20 de novembro?

*******

Será que algum Terreiro vai se lembrar de bater seus tambores saudando as entidades das religiões Afro-brasileiras? Ou religiões de matrizes como dizem agora, seguindo o tal de politicamente correto.

*******

Fui agraciado com os exemplares dos livros que serão lançados na próxima sexta feira dia 18, no encerramento da Semana da Consciência Negra. Estou lendo o volume II que trata entre outros temas dos “Terreiros” em Porto Velho. Desde Mãe Esperança Rita que criou o Terreiro de Santa Bárbara, passando por Dona Chica Macaxeira do batuque do Samburucu.

*******

As histórias são ótimas e estão me prendendo. É daqueles livros, que a gente começa a ler e não quer mais parar. Vai ao IFRO sexta feira e solicita o teu amigo leitor.

*******

Parabéns ao Marco Teixeira e ao Uilian pela coordenação das pesquisas e edição dos livros.

*******

ZEKATRACA: A Semana da Consciência Negra em Porto Velho   - Gente de Opinião

De hoje a oito dias começa um dos mais importantes festivais de cinema do norte do país, o Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental (CINEAMAZÔNIA).

*******

Pois é, no próximo dia 22 Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis estarão recebendo o público no teatro Bazeiros, para a 14ª edição do Cineamazônia.

Gente de Opinião********
Serão 44 filmes participantes da Mostra Competitiva 2016, além de obras selecionadas em mostras paralelas que serão realizadas em vários pontos de Porto Velho.

********
As exibições serão no Teatro Banzeiros, entre os dias 22 e 26 de novembro em Porto Velho e a entrada é franca. Aproveite!

********

Ainda da tem para fazer inscrição para a Oficina de Bete Bullara que será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro no Centro de Formação do Teatro Banzeiros. As inscrições para os dois cursos oficinas podem ser feitas através do sitewww.cineamazonia.com.br/oficinas.


 




 

Senai Vilhena conquista vitória inédita e histórica

ZEKATRACA: A Semana da Consciência Negra em Porto Velho   - Gente de Opinião
 

Alunos olímpicos da escola Senai Vilhena conquistaram três medalhas de ouro nas provas individuais e ainda participaram da competição do Senai Inova, com o projeto de casa inteligente, no desafio por equipe. Carregando com orgulho a bandeira de Rondônia, eles representaram o estado na edição 2016 da Olimpíada do Conhecimento, e subiram ao primeiro lugar do pódio para receber as merecidas medalhas de ouro.

Com entusiasmo e determinação os jovens Wesley Monteiro (Hidráulica), Gabriel Gomes (Movelaria) e Abmael Catai (Alvenaria), unindo conhecimento e técnica superaram os desafios da Olimpíada que, em novo formato reuniu 1200 estudantes em uma estrutura montada ao lado do ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Além da competição principal, que contemplou sete desafios multidisciplinares, houve outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova Senai e o Festival Sesi de Robótica FLL.

Gabriel ganhou medalha de ouro no segmento de Movelaria. Ele teve que montar um balcão de chapa de MDF. Wesley ganhou no segmento de instalações hidráulicas. Ele montou e fez funcionar o encanamento de um chuveiro. Já Abmael venceu na área de alvenaria construindo uma churrasqueira com tijolos ecológicos.

Em nome dos demais colegas, o medalhista de ouro Wesley Monteiro, do Senai Vilhena, destacou a Olimpíada como fundamental por agregar ideias e conhecimentos, principalmente no que se refere às novas tecnologias. “A mensagem que quero deixar é que escolham sua profissão cedo, recomendo que escolha uma ocupação com a qual se identifique e se dedique para tirar o melhor de você”, argumentou.

O aluno não poupou elogios à equipe e contou que como competidores trabalharam com afinco, um ajudando ao outro. Todos dando o seu melhor. A preparação junto aos professores foi excelente e isso refletiu nos resultados. “Este evento é grandioso e todos os alunos deveriam participar de uma Olimpíada e ter esta experiência inesquecível de conhecer pessoas de outros estados, conhecer coisas novas, fazer amizades. A expectativa era levar o ouro para Rondônia. Conseguimos nas provas individuais. Por pouco não conseguimos vitória em outras modalidades. Alcançamos a meta e representamos bem o Senai e Rondônia”, disse.


DIREITO AUTORAL

Biblioteca Nacional tira dúvidas sobre registro

O registro das obras intelectuais é importante para resguardar os direitos de autor e a Biblioteca Nacional oferece esse serviço por meio de seu Escritório de Direitos Autorais (EDA). De acordo com a Lei nº 9.610/98, o registro de direitos autorais tem por finalidade dar ao autor segurança quanto ao direito de criação sobre sua obra. O registro permite o reconhecimento da autoria, especifica direitos morais e patrimoniais e estabelece prazos de proteção tanto para o titular quanto para seus sucessores.

De acordo com a Biblioteca Nacional, o registro autoral não é obrigatório, ele tem conteúdo meramente declaratório. Para efetuar o registro, é preciso preencher o formulário de requerimento e averbação. O registro é feito mediante uma taxa de pagamento, que varia conforme a tabela de tipo de obra. O pagamento deve ser feito via GRU (Guia de Recolhimento da União). Ao final do processo, o requerente recebe uma certidão que é enviada pelos correios para o endereço que constar no pedido.

As seguintes obras intelectuais podem e devem ser registradas:

 Os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

 Conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza;

 Obras dramáticas e dramático-musicais;

 Obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixa por escrito ou por outra qualquer forma;

 Composições musicais tenham ou não letra (poesia);

 Obras audiovisuais sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;

 Obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;

 Obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;

 Ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;

 Projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência;

 Adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova;

 Coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituam uma criação intelectual.

Formas de registro:

- Existem três formas de fazer o registro:

 Os pedidos de registro, com formulários e documentos, podem ser enviados via correios (SEDEX), para o endereço da sede do EDA no Rio de Janeiro (Rua da Imprensa 16 - 12º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP20030-120)

 Os pedidos de registro podem ser feitos pessoalmente na sede do EDA no Rio de Janeiro;

 Os pedidos de registro podem ser feitos pessoalmente em qualquer posto regional do EDA.

Documentação necessária:

 Requerimento de Registro e/ou Averbação preenchido e assinado nos campos que referem ao(s) requerente(s) do Registro e à Obra Intelectual.

 Cópia do comprovante de residência do requerente principal, de acordo com os dados informados no Requerimento.

 Comprovante original de pagamento (GRU paga).

 Uma (1) via da obra intelectual. Ela deve ter todas as páginas numeradas e rubricadas, estar sem encadernação e preferencialmente impressa em papel A4.

 Se a solicitação de registro for feita via procurador, ela deve estar acompanhada da Procuração original (com firma reconhecida ou cópia autenticada) devendo, na mesma, constar os dados: endereço completo (com CEP), CPF e/ou CNPJ do procurador, mais os dados do autor representado.

 Cópia do RG e CPF/CIC do requerente.

 Cópia do CPF e RG do Representante Legal do Autor (mãe ou pai), caso o autor seja menor de idade.

 Cópia do Contrato/Estatuto Social, do CNPJ e da Ata de Constituição e/ou Assembleia (Pessoa jurídica)

 Cópia do RG e CPF/CIC do autor (Pessoa jurídica)

 Cópia de contrato de Cessão de Direitos Patrimoniais (Pessoa jurídica)

Em virtude das obras de restauração no Palácio Gustavo Capanema (RJ), o atendimento ao público (presencial e telefônico) no Escritório de Direitos Autorais (EDA) ocorrerá das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas no email eda@bn.gov.br. Fonte: Assessoria de Comunicação - Ministério da Cultura

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)