Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 01/02/08


Canto da Coruja, Arerê
Us Dy Phora e Alho


A maioria dos blocos de trio elétrico desfilam na noite desta sexta-feira

Nesta sexta-feira, o Carnaval de rua de Porto Velho recebe os foliões dos blocos, Arerê e Cia; Canto da Coruja; Us Dy Phora e Bloco do Alho. 

De acordo com programação distribuída pela Fundação Iaripuna, hoje é o grande dia dos blocos de trios elétricos, pela quantidade que vai estar se apresentando a partir das 20h pelas ruas de Porto Velho. 

Us Dy Phora - O Trio Elétrico “Terremoto” estará puxando o Bloco Us Dy Phora nesta sexta-feira. A concentração começa por volta das 20h com o "esquenta os tamborins" e a partir das 22h, as atrações Tina Chaves, DJ Williames, Marquinhos do Cavaco e Metal estarão levando alegria e muita folia para os foliões do bloco. O bloco se concentra na rua Alexandre Guimarães com a rua 13 de Setembro e sai às 22h. 

Bloco Canto da Coruja – A concentração do mais antigo bloco do bairro do Areal está marcada para as 23h enquanto o desfile propriamente dito, começa à meia-noite com a Banda “Metais Corujões”, sob a batuta dos maestro Aragão e Jair Monteiro animando os foliões do bloco. As camisetas ainda podem ser adquiridas com o presidente Cezinha. “Como a comunidade não tem muitos recursos resolvemos negociar o preço do nosso kit, basta que o folião converse, que a gente faz um preço acessível”. 

Bloco do Alho - A direção do bloco resolveu colocá-lo na avenida somente esta semana. A concentração está marcada para as 20h e o desfile sai da Rogério Weber com a Pinheiro Machado por volta das 22h. Ainda tem abadá e quem anima os foliões é a Banda Estação do Trem. 

Arerê e Cia – O Arerê começa a maratona de apresentações da noite concentrando a partir das 18h na rua tenreiro Aranha entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado. O Bloco vai desfilar ao som de Djs e da Banda Arerê Boys. O desfile começa por volta das 22h. 




Hoje, Porto Velho recebe o maior número de blocos de trio elétrico em  suas ruas e avenidas.

*******
Canto da Coruja, Arerê, Alho e Us Dy Phora desfilam na noite de hoje.

******
O negócio, em se tratando de ritmo, está mais pro's amantes do Axé.

******
Dois blocos tocam Axé puro – Arerê e Alho.

******
Um bloco que toca Axé, Dance, Pagode e até Marchinha é o Us Dy Phora.

******
Um bloco toca apenas marchinhas e samba-enredo, é o Canto da Coruja.

******
Os maiores na noite de hoje são:

******
Arerê e Cia leva dentro da corda mais de três mil foliões.

*******
E o Canto da Coruja entre a corda e a pipoca leva uns cinco mil.

******
Os outros dois ainda são considerados pequenos.

******
O alho, por pouco, quase não desfile este ano em virtude de problemas  entre seus diretores.

******
De qualquer maneira, hoje é a sexta de todos os foliões já que tem  frevo. Marchinha. Samba-enredo, pagode, axé, dance, forró, calipso e  tudo quanto é ritmo até pop.

******
Dois problemas entre os tantos problemas das entidades carnavalescas.

******
Esses dois são graves.

******
Aliás, um deles é gravíssimo.

******
Vamos pelo mais suave.

******
O compositor e puxador de samba-enredo da escola de samba Os  Diplomatas, Ernesto Melo.

******
Está em João Pessoa, praticamente preso em virtude de um contrato mal  feito com sua escola.

******
Desde da última quarta-feira que o Ernesto tenta conversar com o  presidente da sua escola para resolver a questão da sua vinda para  Porto Velho e não consegue comunicação.

******
Enquanto isso, o presidente da Diplomatas, Eufrásio Barbosa, também  tenta se comunicar com o Ernesto Melo e não consegue.

******
Pelo menos até ontem à tarde não tinha conseguido.

******
O negócio é saber em qual conta depositar o valor da passagem do "velho".

*****
Como no nordeste a operadora de celular é outra, fica difícil a comunicação.

*****
Eu já consegui falar com o Ernesto e dei o recado do Eufrásio, espero  que os dois já tenham resolvido o problema.

*****
Se não a Diplomatas vai desfilar sem sua principal estrela. o  compositor Ernesto Melo.

******
Tem dirigente de escola de samba acendendo vela pra tudo quanto é  santo, pedindo para que o Ernesto não chegue a tempo.

*****
Com o "velho" na avenida a nota dez é praticamente garantida.

*****
O outro problema...

******
Que considero gravíssimo.

*****
É com a Banda do Vai Quem Quer.

******
As camisetas da Banda foram confeccionadas na mesma fábrica onde foram  feitas as do Galo da Meia-Noite, Canto da Coruja e outros blocos de  Porto Velho.

******
Lá em Recife, Pernambuco.

******
Os proprietários da confecção, na tarde de quarta-feira, garantiram ao  Manelão que as camisetas estavam sendo embarcadas e deram até o número do Conhecimento.

*****
Olha o número do Conhecimento aí: 7 25103 3 da Tam Express

******
Só que de acordo com a previsão dos proprietários da fábrica e do  próprio Manelão, as camisetas eram para chegar em Porto Velho ao  meio-dia de ontem, quinta-feira.

*****
Deu meio-dia, deu uma hora e nada.

******
Manelão ligou na Tam Express em Porto Velho e foi informado de que nenhuma encomenda com aquele número de conhecimento havia chegado.

******
Aí já viu né!

******
O gordo ficou uma pilha e não era para menos.

*****
Não sei se o negócio foi resolvido, estamos fechando essa coluna  exatamente às 16h e até agora não temos uma resposta positiva sobre se as camisetas foram ou não embarcadas.

*****
Se foram embarcadas no vôo de ontem, chegam aqui hoje ao meio dia se não, não sei! 



Segunda de Carnaval: Calixto & Cia

A segunda-feira mais alegre de Rondônia está chegando, ou seja, o Bloco Calixto & Cia. Está prestes a embalar uma multidão de foliões pelas ruas de Porto Velho, num percurso que começa na esquina da rua Jacy-Paraná com a Brasília – Segue pela rua Brasília, entra a esquerda na rua Almirante Barroso, depois a direita na avenida Marechal Deodoro e aí faz uma parada no som em respeito aos doentes do hospital Prontocor, e chegando próximo à Sete de Setembro reinicia a sonorização seguindo até a Dom Pedro II onde à direita vai em frente até retornar pela rua Joaquim Nabuco, entra a esquerda na avenida Sete de Setembro e cheio de folia e graça adentra na iluminada avenida Nações Unidas até dobrar à direita na rua Salgado Filho e depois na Jacy-Paraná à direita em seu retorno ao local de saída, num percurso de aproximadamente 4 horas.

Calixto & Cia. nasceu mais precisamente no bar do Calixto, na esquina da Brasília com a Jacy-Paraná, bem próximo ao tradicional restaurante Remanso do Tucunaré. Nasceu em uma conversa de dois assíduos freqüentadores do bar, Toninho e Eudson, que reclamavam que a segunda-feira no Carnaval de Porto Velho era muito triste, pois não tinha nada na cidade, ou seja, os foliões eram forçados a ficarem quietos na segunda. Eis que surge a brilhante idéia dos dois. Vamos criar um bloco pra sair na Segunda-feira!!!!!!! A idéia parecia um tanto quanto insólita, pois a idéia de criar algo, assusta a princípio, mas o fato é que naquele mesmo instante os dois resolveram pôr a idéia em prática e conseguiram arrumar um pequeno caminhão de som pra iniciar o barulho na famosa esquina do “Calixto”. Ato contínuo, a carne foi comprada e o dia foi de muita festa, churrasco, música e cerveja, que culminou com a um giro do caminhão de som pelas ruas próximas no final da tarde.

Passados cinco anos do início, o Bloco Calixto & Cia. se consolidou efetivamente como a opção dos foliões de Porto Velho na segunda-feira de Carnaval. O bairro Nossa Senhora das Graças e Santa Bárbara hoje tem uma identidade bastante fortalecida no contexto carnavalesco da cidade, não só pelo Bloco em si, mas também pela Escola de Samba Asfaltão que fincou suas bases nesse território e conseguiu com brilhantismo e competência cair nas graças da comunidade.

Calixto & Cia. vai “ganhar as ruas de Porto Velho” na segunda-feira de Carnaval ao som do Trio Elétrico Criativada, fazendo a alegria de uma multidão de foliões que pularão e cantarão ao ritmo de belas marchinhas de Carnaval e frevo, muito frevo.

A segunda-feira se aproxima e fica o convite a todos aqueles BONS foliões, que adoram brincar o Carnaval em paz e voltar pra casa com a sensação gostosa de “Parou por que ? Por que Parou?, venham pro Calixto & Cia. O Bloco da Família, O Bloco da Alegria.

As camisetas estão sendo vendidas ao preço de R$ 20, e podem ser adquiridas no Bar do Calixto, ou pelos fones 9967-0888 / 3224-3284 / 9215-7978.

“Vou pro Calixto, hoje é segunda-feira de Carnaval, a banda vai tocar e a cidade vai parar de alegria hoje eu quero me esbaldar”, Toninho Tavernard

 Fonte: zekatraca@diariodaamazonia.com.br  -  (Jornalista do Jornal Diário da Amazônia - Rondônia)

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)