Quarta-feira, 1 de julho de 2009 - 07h02
Flor do Maracujá
Az de Ouro apresenta
A Cobra Honorato
Jair Monteiro ex puxador de samba enredo estréia como levantador de toada
O Boi-Bumbá Az de Ouro entra na arena do Arraial Flor do Maracujá às 23h05 para apresentar em uma hora e 15 minutos, a lenda amazônica “Cobra Honorato”.
“Em uma certa tribo indígena da Amazônia, uma índia engravidou da Boiúna (Cobra-grande), e posteriormente veio a dar à luz a duas crianças gêmeas. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Nonato, e uma menina, chamada de Maria. Mas a Índia não queria as crianças e para ficar livre dos filhos, ela jogou as duas crianças no rio.
Porém as crianças não morreram, e conseguiam sobreviver e se criaram. Honorato não fazia nenhum mal, mas sua irmã tinha uma personalidade muito perversa. Causava sérios prejuízos aos outros animais e também às pessoas.
Eram tantas as maldades praticadas por ela que Honorato acabou por matá-la para pôr fim às suas perversidades.
Segundo muitas Pessoas contam, Honorato em algumas noites de luar, perdia o seu encanto e adquiria a forma humana transformando-se em um belo e elegante rapaz, deixando as águas para levar uma vida normal na terra.
Para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita coragem para derramar leite na boca da enorme cobra, fazendo um ferimento na cabeça até sair sangue. Mas ninguém tinha coragem de enfrentar a enorme cobra. Até que um dia um soldado de Cametá município do Pará conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, e ele deixou de ser cobra d'água para viver na terra como um homem e com sua família”.
O bumbá do bairro Nova Floresta tem na presidência o Silfarney Silva Jakson; Diretora de barreira de índios, Tia Dorinha. Porta Estandarte Andréa; Rainha da batucada Rosalia; Sinhazinha da Fazenda Terezinha Cristina; Rainha do folclore Glenda Tainara; Cunha poranga Margaret; levantador de toada e Amo do Boi Jair Monteiro; Pajé Régis. O boi vai se apresentar com quatro tribos cada uma com 25 integrantes, mais a barreira de rapazes e vaqueiros com 18 brincantes cada, o miolo é Ocivan. O maestro Moisés comanda a banda que vai acompanhar as toadas compostas pelo Lissinho e pelo Jair Monteiro.
Água, mitos e magia na JUABP
Chamando a atenção para os mitos e as magias que rolam em torno do elemento Água. A quadrilha J.U.B.P, entra no “curral” de dança do Flor do Maracujá às 21h de hoje apresentando o tema: “Água, Mitos e Lendas”. Grandes cenários estarão montados no Flor do Maracujá, para que os 42 pares integrantes da quadrilha do bairro Areal da Floresta, desenvolvam o tema criado pelo presidente do grupo João Big.
A J.U.A.B.P sempre que se apresenta lota as arquibancadas do Flor do Maracujá, o público a espera com grande expectativa, pois é a única que enfrenta a Rádio Farol de igual para igual em se tratando de grandes cenários e alegorias. O casal de noivos Vilani e José enquanto dava os últimos retoques em suas indumentárias, diziam ao repórter, que a quadrilha este ano, vai com toda garra em busca do título que desde 2000 não é conquistado.
Para confirmar a declaração dos principais personagens da quadrilha a direção do grupo trouxe de Parintins o artesão Ednard para desenvolver em alegorias e cenários o tema proposto pelo Big. Assim os que forem na noite de hoje ao Flor do Maracujá, terão a oportunidade de admirar uma Yara (Mãe d’água) de aproximadamente 15 metros de comprimento por 10 de altura, além de Águas marinhas gigantes. “Não estamos para brincadeira, aliás, nossa brincadeira é a busca do título”, disse Big.
A quadrilha J.U.A.B.P se apresenta entre às 21h e 21h50.
Fonte: Sílvio Santos / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br
zekatracasantos@gmail.com
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando